sexta-feira, 28 de junho de 2013

A História do APBT

A história do American Pit Bull Terrier, inicia-se a partir do ano de 1835, no Reino Unido, quando o Bull-baiting(combate bulldogs e touros) foi proibido, juntamente com outros Desportos sangrentos. Com a proibição os Antigos Bulldogs antes utilizado nos combates com touros, passou a ser utilizado nas lutas entre cães, algo mais fácil de esconder. Percebendo a falta de agilidade do Bulldog, os criadores decidiram cruzá-lo com cães atléticos e destemidos do tipo Terrier. O resultado foi chamado de Bull-and-Terrier.
O Bull-and-terrier se popularizou por todo o Reino Unido como um cão de combate e caça, e cada país tinha sua própria versão deste cão. Estas versões variavam no tipo de bulldog e no tipo de terriers utilizados nos cruzamentos.
Com o tempo o nome "Bull-and-Terrier" perdeu o "and", ficando apenas bull terrier(que, posteriormente na Inglaterra deu origem ao Staffbull e ao bull terrier inglês).

Entre os anos de 1845 e 1850 ocorreu a chamada "Fome da batata", que causou a morte de cerca de 1 milhão de irlandeses, e que forçou mais 1 milhão e meio a emigrar, principalmente para os Estados Unidos, levando consigo suas versões do Bull-and-terrier.
A versão Irlandesa do Bull-and-terrier(que hoje corresponde ao Irish Staffie), foi utilizada como cão de boiadeiro e cão de caça, além de continuar sendo um cão de combate. E foi aperfeiçoada em solo americano e cruzada com cães de briga locais(possíveis remanescentes de Blue paul terriers, trazidos por John Paul Jones por volta do ano 1777).

Em 1898, o criador Chauncey Z.Bennett solicitou o reconhecimento oficial da raça ao American Kennel Club(AKC). O AKC, por sua vez, recusou o pedido alegando que não poderia reconhecer marginalizados cães de briga. No mesmo ano, Bennett funda seu próprio clube cinófilo(United Kennel club - UKC) e registra a raça já com o nome de American pit bull terrier.

Na Primeira Guerra Mundial, um cão de rua identificado como um pit bull, fora adotado e levado por um soldado para guerra, onde demonstrou grande bravura e utilidade, salvando a vida de vários soldados americanos. Este cão chamava-se Stubby, e recebeu medalhas(Purple Heart) e foi promovido à "sargento". Seu retorno aos Estados Unidos marcou uma grande explosão de popularidade do Pit Bull entre as famílias americanas. Popularidade que foi intensificada pela série "Os batutinhas"(The little rascals) durante a década de 1920, série que possuía um Pit Bull como um dos protagonistas.

Paralelamente à esta popularidade como "cão de família", o Pit Bull continuava sendo aperfeiçoado nos combates, onde o Gameness era o fator qualificante. A qualidade genética dos cães chegaram a níveis altíssimos nos anos 1960 e 1970, quando o fator que definia o vencedor passou a ser o condicionamento físico, já que as lutas passaram a durar até 6 horas seguidas.

Em 1972, a rinha foi finalmente proibida, e desde então a raça foi direcionada para competições de conformação física, competições esportivas e o retorno à função de cão de caça, além também de continuar sendo utilizado em rinhas de forma ilegal.
Old english bulldogs (antigos bulldogs)
Um dos antigos terriers de tipo utilizados (English white terrier) 
Bull-and-terrier (half-and-half dog)
American Pit Bull Terrier (APBT)

Um comentário:

  1. E os ignorantes falando q o Pit Bull foi feita em laboratório ��

    ResponderExcluir

Páginas