quinta-feira, 4 de maio de 2017

Pit Bull e Staffbull - Parentes, mas diferentes

Muitos textos apontam o "Staffbull"(entre aspas, porque na época não possuíam este nome) como um dos ancestrais, se não o principal ancestral, do Pit Bull. Mas, por qual razão estes cães são tão diferentes?
Staffordshire bull terrier & American Pit Bull Terrier
Alguns pesquisadores relatam que o que viria a se tornar o Pit Bull, aumentou de tamanho após chegar aos EUA. Alguns dizem que isto ocorreu através de seleções com este objetivo. Outros tentam justificar este "crescimento" com a especulação de que estes cães teriam recebido inserção da raça Alano espanhol(Bulldog espanhol), que é uma raça maior. Ainda assim, não há evidências que comprovem estas especulações.
Será mesmo que os cães que iriam dar origem ao Pit Bull no século 19 teriam "crescido"?
Da esquerda para a direita: a variedade da cidade de Cradley Heath; da cidade de Walsall;
e o da cidade de Darlaston. "Staffordshire bull terriers".
Esta imagem, provavelmente da década de 1930, revela a existência de 3 variedades de "Staffbulls" — e coloco entre aspas novamente(apesar da raça já possuir o nome nesta época) porque apenas uma variedade seria o Staffbull atual — com grandes diferenças entre si. Cada uma, representando uma vertente regional de Bull-and-terrier. De regiões da Inglaterra que na época faziam todas, parte de West Midlands, inlcluindo também o condado de staffordshire.

Trecho traduzido do relato de Phil Drabble, de 1948 sobre as tais variedades(fontes no final do post):

[...] "Metade de um século se passou sem a popularidade do combate de cães decrescer, apesar de atritos com a polícia. Nada havia sido feito para padronizar qualquer das variedades, pois a coragem e a aptidão física ainda eram as únicas coisas que importavam. Qualquer cão que provasse ser excepcionalmente bem sucedido na rinha era certamente usado como reprodutor, independentemente de sua aparência e ainda havia uma grande variação de tipos que desde então se tornaram curiosamente localizados. No distrito de Walsall é comum encontrar cães de 15-17 kg que são altos o suficiente para dar a impressão de que possuem algum sangue de whippet em sua ascendência. Minha própria teoria disto é que uma leve inserção de bull-and-terrier às vezes era usada para transmitir resistência aos whippets e é possível que a prole de uma dessas cruzas exibisse suficiente aptidão para lutar e ter sido cruzada de volta com bull-and-terriers, proporcionando agilidade, que na rinha é tão necessária quanto a coragem.

Apenas alguns quilômetros de Walsall, no distrito de Darlaston, os Staffords obviamente favorecem seus antepassados terrier. Eles possuem focinhos bem "finos" e obviamente "mais cara de terrier." Eles são menores e com ossatura mais leve, variando entre 11-17 kg, e ocasionalmente ainda mais leve que isto. Os homens de Darlaston dizem que todas as outras variedades "devem ter sido cruzados com o 'mastiff ' " e que a variedade "deles" são os únicos Staffords verdadeiros.

Para confundir os dois, há um terceiro tipo a ser encontrado na área de Cradley Heath a poucos quilômetros a oeste. Desta vez, é óbvio que alguns membros do pedigree tinham mais do que apenas um leve parentesco com o bulldog. O focinho curto, grosso e o crânio largo, tremenda costelas arqueadas e peito largo, músculos que parecem ser simbólicos de poder, tudo combina para transmitir uma impressão de obstinação. Neste tipo a agilidade foi sacrificada em favor da força, ainda assim há uma semelhança inconfundível entre todos os três tipos. A expressão da face é a mesma e a maneira como a cauda é caída como um manípulo de bomba d'água; O característico latido agudo curto e o andar elástico, que enfatiza o desejo constante por ação. Quem pode dizer que um tipo é o "certo" e os outros "errados"? Quem pode dizer que um cão é um "verdadeiro" Stafford e  qual não é? Até os últimos anos, ninguém se importou muito, desde que cada um estivesse disposto a dar uma boa conta na rinha. Mas isso está mudando agora.

Em 1935, ocorreu a um grupo de proprietários que, como a polícia se tornara tão extraordinariamente exigente quanto à briga de cães desde a Grande Guerra, poderia ser uma boa idéia aderir as exposições de cães como atração alternativa. Conseqüentemente, um cronograma(um padrão) foi elaborado para descrever uma escala de pontos para julgar e o The Kennel Club foi obrigado a "reconhecer" a raça como Staffordshire Bull Terrier.

Era natural que os homens que elaborassem a escala dos pontos(o padrão) modelassem seu ideal de suas próprias vertentes(criações) particulares, que veio a ser os cães do tipo mais abuldogado, em favorecimento da variedade do distrito de Cradley Heath. O resultado foi de grande sucesso. Devido à publicidade adquirida a partir das organizadas exposições de cães a popularidade dos Staffords subiu e seu valor de mercado cresceu na mesma proporção. Isso atraiu um novo tipo de proprietário que estava mais interessado no preço dos cães do que no gameness da raça, e que afirmam com firmeza que os cães de exposição são o tipo "certo" e que os entusiastas destes irão "padronizar" a raça e erradicar todos os outros tipos que não estão em conformidade com o padrão." [...]

Mesmo o tipo mais "rechonchudo" sendo favorecido pelos criadores, este ainda sofreu alterações. Alguns anos após o reconhecimento pelo The Kennel Club da Inglaterra, o padrão sofreu alterações, que culminaram na aparência atual do Staffordshire Bull Terrier.

O tipo da cidade de Walsall, o mais alto entre os três, é o que mais se assemelha ao Pit Bull. No texto, uma parte relata a suspeita da presença do Whippet(uma raça do tipo galgo) nesta variedade. O Whippet é uma raça que possuí de 45 à 56 cm de altura. Isto justificaria a altura maior dos cães de Walsall.
Lloyd's Pilot, cão importado da Inglaterra
para os EUA entre as décadas de 1870 e 1880
Coincidentemente ou não, o cão da foto acima, Lloyd's Pilot, ancestral do famoso Colby's Pincher (um dos pilares da raça Pit Bull), foi importado da Inglaterra para os EUA, e nasceu em Walsall. Para os combates Pilot pesava cerca de 12 kg.

Gravura do cão Lloyd's Pilot

* http://www.staffordmall.com/phildrabble.htm (trecho do relato de Phil Drabble, "Bibliografia: Vesey-FitzGerald, Brian Seymour (1948). The Book of the Dog (em inglês). Phil Drabble: Staffordshire Bull Terrier. [S.l.]: Nicholson & Watson. p. 669?")
* http://canineheritage.weebly.com/staffordshire-bull-terrier.html
http://staffordshirebullterrier.over-blog.com/pages/The_Staffordshire_Bull_Terrier_by_Phil_Drabble-1247454.html
http://www.apbt.online-pedigrees.com/modules.php?name=Public&file=printPedigree&dog_id=12598

Páginas