sexta-feira, 17 de julho de 2015

Cães de caça - Pit Bull e outras raças para agarre

Cão da raça American pit bull terrier, do canil Southern inferno kennels(EUA)
com javali morto em caçada
(*Atenção: este artigo não foi criado com a intenção de estimular a caça de animais. *Esclarecimento: no Brasil a caça é permitida somente a espécie Javali-europeu[Sus scrofa scrofa] e híbridos, pois não é uma espécie nativa do Brasil. Estimativas calculam que existem 300 mil animais desta espécie em solo brasileiro, sem predadores; Não confunda o javali com espécies nativas semelhantes, como o Caititu e o Porco-queixada, que não podem ser caçados).

Existem diferentes raças de cães utilizadas na caça a animais, cada uma especializada em uma função. Normalmente fala-se apenas dos cães farejadores, que rastreiam e acuam a presa. Aqui falaremos sobre os cães de "agarre" ou "cães de presa", que são os cães que tem a função de capturar e segurar o animal até que alguém chegue para abater.
Apresentarei cinco raças de cães que são utilizadas nessa função.
Sempre usarei como exemplo a caça ao javali. Cada trecho possuí fotos e vídeos dos cães em ação. Os artigos não estão em ordem específica, então não há colocação (1º, 2º, etc).

BULLDOG AMERICANO (American bulldog):
Bulldog americano e javali caçado
Raça de origem americana, este cão descende diretamente do Antigo bulldog inglês, que era utilizado em um "esporte" sádico que consistia em um combate entre cães e touros. Esse "esporte" chamava-se bull-baiting e foi proibido em 1835. Também havia a versão bear-baiting (luta entre cães e ursos).
Nos Estados Unidos, o Bulldog americano foi bastante utilizado como cão de boiadeiro, cão de guarda e cão de caça.
Possui um corpo forte, cabeça grande, boa abertura de boca e boa mordida. É um cão corajoso e conserva boa parte do temperamento do Antigo Bulldog Inglês. É indicado o bulldog americano do tipo Scott.

cães da raça dogo argentino e javali caçado


DOGO ARGENTINO:  Inicialmente criado para a rinha, porém desenvolvido para caça, esta raça se sai muito bem na caça de animais de grande porte. Foi utilizado principalmente na caça de javalis e pumas. Possui uma mordida forte e bem planejada, sendo que os dentes da frente formam uma linha reta que proporciona uma mordida melhor; possui um bom faro; É alto e forte e sua pelagem branca permite ser avistado facilmente pelos caçadores. É necessário procurar por linhagens de trabalho.




Cães da raça Alano espanhol com javali caçado

ALANO ESPANHOL: Raça de origem espanhola, provavelmente descendente dos lendários cães Alaunt. É utilizado desde sua origem na caça de grandes animais e no combate com touros.
É um cão de porte atlético e forte, em sua maioria são exemplares com mordedura levemente prognata.
Deve-se procurar por criadores que preservem o temperamento e função da raça na Espanha.


Cão cane corso e javali caçado


CANE CORSO: Raça antiga de origem puramente italiana. O cane corso foi utilizado pelos romanos em batalhas, e posteriormente por fazendeiros como cães de guarda e de caça de grandes animais, como javalis e ursos.
É um cão alto e forte, possui cabeça grande e uma mordida poderosa. É necessário procurar por cães de linhagem de trabalho.








Cão Pit Bull (APBT) com javali caçado.
Cão da foto: SOUTHERN INFERNO'S MARCEL

AMERICAN PIT BULL TERRIER: Raça de origem americana, originalmente criada para o combate, foi amplamente utilizada por fazendeiros como cão de caça a javalis. O Pit Bull é fruto do cruzamento entre o Antigo bulldog inglês, que era utilizado no combate contra touros e ursos, e o Old English Terrier, que era utilizado em um "esporte" chamado rat-baiting, que consistia em colocar um terrier em uma arena repleta de ratos e o cão que matasse mais ratos em menos tempo ganhava.
O pit bull (APBT), possui muita força e ao mesmo tempo muita agilidade. É um cão de porte médio, possui uma mordida forte e consegue respirar bem enquanto morde. Possui também um forte instinto de caça devido aos seus ancestrais, e uma característica própria chamada Gameness, que é um conjunto de características de comportamento essenciais: Tenacidade, persistência, resistência acima do normal, coragem extrema, etc.
Atualmente há alguns canis especializados na função de caça, como forma de manter o temperamento original e selecionar os melhores exemplares. Citamos como exemplo o canil Southern Inferno Kennels, que trabalha com a linhagem OFRN.






Pit bull com colete para caça. Cão do Southern Inferno kennels. APBT

[*No caso dos pit bulls, costuma-se utilizar linhagens de trabalho.
Nestas imagens utilizei fotos de APBTs da tradicional linhagem OFRN(Old Family Red Nose) utilizados pra caça, mas outras linhagens de trabalho também são utilizadas nesta função.
Vale ressaltar que "thompson" conhecida como uma "linhagem nacional", na verdade não constitui uma verdadeira linhagem; e exemplares conhecidos por esta nomeação foram selecionados para exposições de beleza da CBKC. Cães pesados mestiços são vendidos no Brasil como se fossem Pit bulls e até conseguem documentos; então tomem cuidado, pois estes cães são vendidos só para enfeitar o quintal.]  Veja sobre linhagens de Pit Bull aqui.
Pit Bull caçando javali. Cão do Southern Inferno kennels. APBT

12 comentários:

  1. Algum segredinho pra saber se meu pit e puro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem varios cara mais a caracteristicas podem variar de um pra outro, os mais comuns são: circunferencia da cabeça larga no tamanho de um palmo, arcada dentaria com caninos separados da linha dos molares com fechadura em formato de tesoura, e o mais certeiro e a postura ereta com peito para frente que de para encostar a cauda no caucanhar

      Excluir
    2. só através do pedigree(lembrando: só pq um cão tem pedigree, não significa que ele é puro, mas com pedigree é possível saber quem foram os ancestrais dele e assim saber se ele é puro)

      Excluir
  2. Parabéns pelo site sou criador de Pit bull a mais de 15 anos qualquer duvida a respeito da raça estóu a disposição vendas filhotes em 10x sem juros http://cachorropitbull.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo estou querendo adquirir um filhote de Pit Bull para usar para casa só que estou meio temeroso pelo fato da Marie importação que ele tem em ser agressivo tenho três crianças gostaria de saber se ele é recomendado para conviver com crianças ou CIEE ele é só para caixa mesmo se ele não tem um bom convívio com crianças em especial Desde já agradeço a sua resposta

      Excluir
    2. Beto Roberto, o pit bull convive muito bem com crianças, mas, claro, deve haver uma supervisão(crianças podem fazer algumas coisas erradas)

      Excluir
    3. Rogerio Vieira, eu vi seus cães. Aqui não é lugar pra vender seus bully monster não

      Excluir
  3. Estou montando procurando cães para caça de javali de quantos cães eu preciso para quais funções tenho um pit bull (agarre)

    ResponderExcluir
  4. Estou montando procurando cães para caça de javali de quantos cães eu preciso para quais funções tenho um pit bull (agarre)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que é necessário cães de rastro(sabujos) e talvez também cães rápidos como os galgos para interceptar a presa. Quanto ao número de cães em cada função, cada caçador tem uma opinião. Eu observo que costumam ter em maior número os cães de rastro (sabujos).

      Excluir
  5. olar estou querendo adquiri um colete para caça tenhe dois pit bulls o macho de 2 anos e a femis de 6 meses como faço pra adquirir um colete??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui tem um link mas você pode pesquisar na internet por 'colete para cachorro de agarre'
      (copie e cole este link): https://www.lojadocacador.com/colete-para-caes-protecao-contra-javali

      Excluir

Páginas