“Gameness representa a qualidade do cão de nunca desistir de alguma tarefa que tenha iniciado. É persistência, é nunca se render, mantendo o controle mesmo sob forte pressão e risco de vida, o que permite aprender novas técnicas durante a luta.”
Pois bem, hoje em dia ouvimos várias pessoas dizendo que possuem um Pit bull com gameness, e isso tudo simplesmente porque o cão adora brincar sem parar, e tem muita vitalidade. Será que podemos dizer isso? Se pensarmos assim, um Labrador também poderia ter Gameness. E é claro que não!
O Gameness foi a base do desenvolvimento do Pit Bull nos EUA, sendo a característica mais idealizada. Os Pitbulls eram conhecidos como "Gamedogs" e só eram procriados os que demonstravam ter "Gameness". Para demonstrar isso, o cão era colocado na rinha para comprovar sua disposição em lutar. Colocava-se o cão contra um cão maior ou mais feroz e deixava-o tempo suficiente para saber se ele desistiria ou se rapidamente perdia o interesse. O cão que nunca desistisse e sempre voltasse a lutar, mesmo correndo risco de vida, perdendo a luta, ferido e exausto, tinha Gameness.
Observem agora a descrição de Richard Stratton sobre "Gaines' Fargo (2XW)(1XLG) POR", um dos melhores
Pit bulls da época:
“Fargo é filho de Turtlebuster e um dos cães com a mordedura mais forte que já se viu em anos. Ele é um desses raríssimos cães que podem quebrar os ossos de outro Pit Bull. Talvez a única questão sobre Fargo é sua coragem, porque nenhum cão foi capaz de dar a ele oposição suficiente para testar sua coragem ou Gameness. Como os antigos costumavam dizer, 'Eu gostaria de ter visto um cão que pudesse verificar se ele tinha Gameness!' Talvez o maior tributo a Fargo foi dado pelo dono de seu oponente perdedor que disse: 'Ele derrotou o que eu sempre considerei que fosse um cão imbatível!' Fargo foi considerado um dos melhores Gamedogs de todos os tempos, porém, nunca se soube se ele tinha gameness.”
A característica "Gameness" foi primeiro conhecida em raças do tipo terrier. Os cães terriers, geralmente de pequeno porte, foram criados para proteger rebanhos de predadores maiores como Raposas, por exemplo, e para a caça. Também foram muito utilizados no Rat-baiting(combate entre cães e ratos). Qualquer terrier que fosse extremamente corajoso e persistente era considerado um cão "game". Este termo foi herdado pelo pit bull através dos seus ancestrais terriers, e acabou difundindo-se como a característica mais desejada pelos criadores profissionais.
Desta forma, muitos acreditam que uma forma alternativa de avaliar o Gameness seja a Caça de javalis. Considerando que raças terriers consideradas game, como o Patterdale Terrier por exemplo, que deram origem ao termo, são desde muito tempo utilizadas na mesma função e por vezes é nesta situação que demonstram Gameness. Outra alternativa é a "Presa"(conhecida no Brasil como "suspensão") uma modalidade esportiva difundida em alguns países, que consiste em o cão ficar pendurado mordendo um brinquedo pelo máximo de tempo através apenas da própria determinação. Mais uma alternativa considerada, mas não em consenso, é o Weight pull(Tração pesada). Ainda assim há criadores tradicionais que ainda acreditam que a única forma de avaliar o Gameness de um Pit Bull é na rinha.
Minha opinião: Eu particularmente acredito que a caça e a "Presa" são ótimas formas de avaliar o Gameness, pois estas modalidades realmente testam a determinação, persistência e coragem de um cão.
* Na modalidade "Presa"(Hang time/ hanging) um APBT chamado "Billy's Scorpion", da África do Sul, bateu recorde após ficar pendurado mordendo por 4 horas e 41 minutos seguidos!
* Fonte do texto: http://www.hapk.com.br/apbt_artigos77_br.htm
ABAIXO, VÍDEO DEMONSTRANDO A MODALIDADE "PRESA"(Hang time): [veja também o outro vídeo logo abaixo deste]
Agora um vídeo de um Patterdale Terrier, demonstrando seu "gameness" contra um javali:
Meu pit bull tem.dois meses e esta com.as orelhas semi ereta sera que vai continuar assim
ResponderExcluir