quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Condicionamento físico e o peso ideal do seu cão

QUAL O PESO IDEAL PARA O SEU CÃO?
O peso ideal para um cão, independentemente de raça, geralmente não está descrito corretamente no padrão. Pode-se determinar o peso ideal simplesmente através de uma atenta observação a condição física do seu cão. Observe a imagem abaixo(clique para ampliar, se for necessário).
Ilustração representando diversas condições físicas, utilizando a figura de um
cão da raça Labrador retriever
A compleição física de um cão saudável em seu peso ideal deve apresentar um nível de esgalgamento(isto é, uma "cintura" bem definida), as costelas devem ser facilmente sentidas através do toque(mas não inteiramente visíveis), e ter uma musculatura(massa magra) aparente.

Estranhamente, nas exposições caninas, vemos diversos cães acima do peso serem preferidos pelos juízes. O que é visto como o saudável não é considerado "bonito" suficientemente pelos juízes? De certo, esta preferência é baseada apenas em gostos pessoais, modismo, e má interpretação do padrão de determinada raça.
Labrador retriever. Peso ideal versus Acima do peso
O exemplo da imagem acima é bem interessante. À esquerda vemos um Labrador em seu peso ideal; à direita vemos um labrador acima do peso, que participa de exposições caninas e certamente já deve ter vencido algumas. Sabemos que o Labrador retriever é uma raça que foi criada e utilizada para a caça de aves aquáticas selvagens, assumindo a função de recolhedor das presas abatidas. Então, considerando a origem da raça e o seu propósito, qual dos dois cães acima estaria mais apto a desempenhar a função com excelência?
Acredito que já saiba a resposta.

CONDICIONAMENTO FÍSICO
Existem cães saudáveis com o peso normal(nem acima, nem abaixo do peso), considerados como com o "peso ideal";
E há cães com condicionamento físico próprio para atletas, obviamente são cães que desempenham práticas esportivas competitivas(ou atividades que exigem bom preparo físico, como a caça por exemplo) e que portanto, necessitam de um físico que lhe favoreçam para desempenhar uma determinada função. Quando o cães está em sua forma atlética, dizemos que ele está "condicionado".

"Condicionamento físico, relacionado à saúde refere-se à capacidade de que seu coração, seus vasos sanguíneos, seus pulmões e seus músculos têm de resistir às tarefas diárias e ocasionais, assim como os desafios físicos inesperados, com um mínimo de cansaço e desconforto." Fonte: Site Márcio Soares (Veja outro conceito de condicionamento físico aqui)

Um cão condicionado consegue desempenhar atividades atléticas com resistência e durabilidade, ou seja, conseguem praticar um esporte por exemplo, por mais tempo, sem se desgastar tanto. Um cão condicionado, é um cão habituado/acostumado/preparado a desempenhar atividades físicas, como corridas, etc.

O Condicionamento físico é conseguido com exercícios físicos regulares e boa alimentação balanceada e suplementação, de preferência sempre com acompanhamento veterinário. O condicionamento normalmente é feito para competições que exigem esta forma. Os cães geralmente não permanecem nesta forma "top" durante o ano inteiro, e sim apenas nos períodos de competição.
Ilustração retratando um pit bull com condicionamento físico.
Observe a linha inferior do cão com aspecto esgalgado("como a de um galgo").
O condicionamento físico do Pit Bull é comparável ao físico do ágil Bruce Lee.
Conhecido artista marcial e instrutor.
A VERDADE SOBRE O CONDICIONAMENTO FÍSICO
Há diversos casos em que leigos vêem um Pit Bull com condicionamento físico, e estranham a aparência e perguntam que tipo de pit bull é aquele. O que eu tenho à dizer é que não existem tipos de pit bulls, e estes cães condicionados não nasceram assim. Eu repito: o condicionamento físico é alcançado com exercícios físicos regulares e boa alimentação balanceada, assim como seria para qualquer atleta humano. Você não nasceu com o corpo sarado, não é? Os cães também não.

Também tenho visto muito, que algumas pessoas com cães notadamente mestiços ou de outras raças(Bullys, Amstaffs, etc), estão realizando o condicionamento físico em seus animais, e pensam que assim poderão chamá-los e/ou divulgá-los e até vendê-los como sendo Pit bulls(APBT) apenas por estarem com físico atlético.

O que você precisa saber é que o condicionamento físico não é algo exclusivo da raça Pit Bull, e pode ser aplicado a qualquer cão de qualquer raça que tenha capacidade e pré-disposição genética para isto.
Portanto, apenas porque um cão está condicionado, ele não transforma-se automaticamente em um American pit bull terrier.
American pit bull terrier condicionado
Veja agora alguns exemplos de cães de outras raças e tipos com condicionamento físico(o texto continua abaixo):
Labrador condicionado
American Bully condicionado. (Muscle-Conditioned)
Bandog condicionado(Conditioned)
Bulldog francês condicionado
Bulldog inglês condicionado
American bully condicionado(conditioned- fit)
Bull terrier inglês condicionado
Bulldog americano condicionado
Pacific bulldog condicionado. Os criadores desta vertente gostam de cães condicionados
Rottweiler condicionado. Cão de trabalho. Conditioned. fit
 photo IMG_4635_zps37ffe1ed.jpg
Bully ou Amstaff, condicionado
Amstaff condicionado
Staffbull condicionado. Conditioned
Para quê serve o condicionamento físico? Para proporcionar uma condição física com agilidade, força e resistência para o cão desempenhar qualquer função com excelência.
Para você que deseja condicionar o seu cão, faça-o seguir uma rotina de exercícios e boa alimentação. E acompanhe este link para um texto elaborado por um zootecnista: http://natalgamedog.blogspot.com.br/2015/06/condicionamento-canino.html


Veja agora o físico destes caçadores resistentes(Povo san - bushmen), que perseguem a presa até que esta morra de exaustão. Caça persistente(Persistence hunting).

4 comentários:

  1. Olá amigo, eu queria saber se eu posso dar suplemento para minha pitbull, tendo em vista melhorar seu porte físico. E é normal pitbull nascer sem rabo? A minha nasceu sem rabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal nascer sem cauda, provavelmente ela tem algum defeito genético. É bom levá-la ao veterinário depois, pra saber se ela não tem mais algum problema. Sim, você pode dar suplemento para ela, mas deve saber que a genética dela tem que ser favorável ao desenvolvimento dos músculos, se não não vai adiantar nada. Outra coisa, você também pode mudar a alimentação dela para a dieta BARF.

      Excluir
    2. Obrigado por responder minha dúvida. Sobre a dieta BARF, achei interessante e pesquisarei mais. Seu blog sobre pitbull é cheio de conteúdos com ótima qualidade. Recomendarei aos meu amigos. :)

      Excluir
    3. fico feliz em ajudar e agradeço

      Excluir

Páginas