quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Tração VS Weight pull

Existe uma grande diferença entre Tração e Weight pull. Os dois esportes são semelhantes na parte em que os cães tem que tracionar um determinado peso, porém as semelhanças acabam por aí.
Pit Bull tracionando
No Brasil, a modalidade de tração foi criada para a competição denominada aqui de "Game Dog".
Nesta modalidade, o cão tem que tracionar sempre 10 vezes o peso do próprio corpo no menor tempo possível. O cão que completar o percurso de 10 metros no menor tempo é o vencedor. Então, o tempo /velocidade é o mais importante nesta prova. O cão possui duas tentativas para conseguir um bom tempo. E para incentivar os cães a irem mais rápido, geralmente os donos utilizam-se de algum brinquedo/objeto para atraí-los. Os cães são separados em duas categorias: leve - cães que pesam até 25 kg; e pesada - cães que pesam acima de 25 kg.

Já no Weight Pull("Tração de peso"), ganha o cão que puxar mais peso por um percurso de um pouco mais de 4,80 metros, sem importar a velocidade. Os donos não utilizam nenhum brinquedo/objeto, e apenas incentivam os cães através de sons. Este esporte é considerado uma adaptação moderna de práticas semelhantes antigas, quando cães eram utilizados como animais de tração para transporte de pessoas e cargas.

A maior parte das competições de Weight pull são abertas para várias raças. Porém os Pit Bulls se destacam. Cada cão é colocado em determinada categoria dependendo do seu peso corporal, e só compete com cães da mesma faixa de peso. As competições são sancionadas por diversas associações especializadas, entre as quais podemos destacar a Internacional Weight Pull Association(IWPA - "Associação internacional do Weigh Pull") como a principal. Desde 1984, quando a IWPA foi fundada, não há registro de cães feridos durante as competições.

Entidades como a ADBA e o UKC, que são mais especializadas em emitir pedigrees e promover eventos de conformação, também promovem eventos de Weight pull.

Agora vamos ver vídeos que ilustram os esportes: O primeiro ilustra a Tração praticada no Brasil; e o segundo vídeo ilustra o Weight pull(com um Mastiff inglês).
[links importantes no final do post]


* Weight pull
* IWPA (International Weight Pull Association)
* Associação Paulista de Pit Gameness (APPG) - Detalhes sobre as modalidades do esporte "Game dog".
* "Game dog" - o esporte feito para o Pit Bull
* Working pit bulldog - a nova raça

13 comentários:

  1. Esses 14 500 estão em que medida de peso, e o recordo de weight pull de 5400kg que vc comentou num outro post, é o recorde entre todas as raças ou é só entre pitbulls?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não for, qual é o cão e de que raça é o recorde?

      Excluir
    2. Se não for, qual é o cão e de que raça é o recorde?

      Excluir
    3. o recorde entre todas as raças, se eu não me engano, é de um Staffbull ou de um chihuahua. Eu acredito que recentemente houve um pit bull que superou todos os números, mas eu preciso encontrar para confirmar.
      Por enquanto, assista este vídeo de um Chihuahua tracionando quase 700 kg(quase 200 vezes o peso do próprio corpo)

      Excluir
    4. https://www.youtube.com/watch?v=RN2wpPeZHSY

      Excluir
  2. Obg pela informação, mas eu estou a falar da raça que tracionou um maior peso, e não proporcionalmente, e se essa medida de peso do video do mastiff é em kg, ibs ou outra medida(14500).
    Mas realmente é impressionante como um chihuahua conseguiu fazer algo assim.

    ResponderExcluir
  3. Ola! Voce pode me indicar um canil que trabalhe com pitbull (puro) e que tenha procedencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acesse este link: http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2015/08/especial-melhores-canis-de-american-pit.html

      E eu recomendo que siga a Associação Brasileira do American Pit Bull Terrier no facebook.

      Excluir
  4. Boa tarde preciso de uma dica de como vcs fazem pra amarra o pneu? porque do jeito que eu faco amarrando a corda em volta do pneu ou corrente devi ao atrito esquenta e faz a corda romper, e a corrente quebrar.

    ResponderExcluir

Páginas