domingo, 29 de abril de 2018

American Bully, "Pit monster" e o conceito de raça pura

O Blog do Pit Bull, o American Bully, o "Pit monster", e o conceito de 'raça pura'

Recentemente após alguns posts e vídeos expondo a verdadeira natureza dos cães apelidados de  "Pit monster", algumas pessoas sem contra-argumento começaram a enviar comentários, afirmando ou dando a entender que eu tinha inveja ou ódio destes cães.

American bully e Pit bull
comparação. Comparison.
Venho neste post esclarecer algo que parece ser difícil de entender, pelo menos para as pessoas que esqueceram o lado racional:

Eu não tenho absolutamente nenhum problema com a raça American Bully ou com criadores sérios desta raça. Meu 'problema' é com as pessoas que registram cães com má-fé e vendem e divulgam os mesmos cães dizendo que eles são de uma raça à qual não pertencem.

O American Pit Bull Terrier deve ser uma das principais, senão a, raça que é mais desprezada e sugada, por pessoas mal-intencionadas. O nome 'Pit Bull' é altamente explorado com objetivos basicamente financeiros.
Talvez isto aconteça devido ao "não reconhecimento" do Pit Bull pela FCI. Neste ponto eu tenho que deixar claro que o APBT é reconhecido pelo UKC desde 1898, além de ser registrado pela ADBA, que é um clube especializado, fundado em 1909. A FCI não é tudo isso que se pensa, foi fundada só em 1911, e só tem forte influência em países com pouca tradição cinófila(pelo menos no quesito de registros genealógicos). Além disso, para uma raça ser aceita no sistema FCI, os criadores é que têm que ter interesse.

Outros vêm dizer que Pit Bull não é bem uma raça porque foi criado do cruzamento de duas raças. A estas pessoas, eu sinto informar, mas não entenderam o que significa 'raça' no meio cinófilo. Se você discorda do termo e significado de 'raça pura' neste contexto, vá discutir com os cinófilos. Mas, querendo ou não, o Pit Bull é tão raça pura quanto o Rottweiler, que foi reconstruído após quase extinto; o pastor alemão, que foi criado pela união de três tipos de pastor; o Bulldog inglês, que recebeu sangue espanhol e (dizem também) de pug; e tantos outros exemplos.

O conceito de 'raça pura' na cinofilia foi difundido na Inglaterra a pouco mais de um século. Mesmo algumas raças milenárias da Europa-oriental e Ásia não são reconhecidas pelos principais clubes do mundo, porque não seguem as regras estabelecidas no ocidente e são consideradas apenas landraces. 'Raça pura' não tem a ver apenas como uma raça surgiu, mas se foi oficializada. Então não fale bobagens sem saber o que significa 'raça pura' para a cinofilia.



Eu sei que esta desculpa distorcida e esfarrapada de "pit bull não é raça pura" é usada para justificar a venda de cães mestiços divulgados como puros.  Então a frase completa que estas pessoas deveriam usar de verdade seria "Pit bull não é uma raça pura, então pode mestiçar que vai continuar sendo pit bull". Isto faz algum sentido? Claro que não. Mas na prática é o que estas pessoas acreditam, mesmo que não tenham parado para refletir.

O Pit Bull descende da união entre bulldog(antigo) e terrier, sim! Mas preste atenção nesta parte: Da união entre bulldog e terrier surgiu um cão que não era bulldog, nem terrier, mas um cão totalmente novo, que mais tarde foi chamado de Pit bull. Desde 1898 (pelo menos. Já que a criação de pit bull é mais antiga) o pit bull só é cruzado com pit bull ao longo de 120 anos. Isto é o que significa pureza para a cinofilia.

Só porque uma raça foi criada pelo cruzamento de outras duas a mais de 120 atrás, não significa que você pode pegar um cão desses e mestiçar e pensar que continua sendo a mesma coisa! A partir do momento em que se adiciona sangue novo, surge um cão novo, diferente, que não é a mesma coisa que o anterior.

É importante também mencionar aqui, que além do aspecto genético, o conceito de raça pura também tem a ver com padrão estético. Raça é genética + padrão morfológico. Estas são as regras do jogo na cinofilia moderna.

Espero que este ponto tenha sido esclarecido.

Quem diz que American Bully e Pit Bull são a mesma coisa, não leva à sério nenhuma das duas raças.

Aos poucos, os criadores realmente sérios das duas raças, irão se sobressair deste mar de mentiras, desinformação, ego e comércio. Criador sério pensa no futuro e preservação da sua raça. Seja racional e enxergue a realidade. Leve à sério a sua raça preferida, seja qual for, e contribua com a sua evolução e preservação.

Links de apoio para leitores:
Conceito de raça e de raça pura
A nova raça: Working pit bulldog

15 comentários:

  1. Outro belo exemplo é o dogue brasileiro, não tem reconhecimento, foi uma cruza de duas raças e se saiu muito bem. Outro assunto bem importante seria a diferença do Pitbull tradicional para o moderno, alguns aspectos fisicos se diferenciam entre os dois, não sei se há diferença entre eles e se ambos são puros ou algum é só nome mesmo. Belo post, sempre acompanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro exemplo de como a FCI só registra o que ela quer é o caso do mastiff tibetano uma raça pura de 2500anos q só foi registrada pela tal FCI a uns 10/15 anos.

      Excluir
    2. sobre tradicionais e modernos: (copie os links)
      * texto: http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2016/10/linhagens-de-pit-bull.html
      * vídeos do youtube:
      https://www.youtube.com/watch?v=LSrIrOgDwyY
      https://www.youtube.com/watch?v=mrzoatOeWtU

      Excluir
    3. As únicas característica levada a sério do pitbull tradicional é o gameness, a agressividade com outros animais e a não agressividade com humanos?

      Excluir
  2. Marcelo posta conteudos sobre os monster lá dos EUA tipo Chevy e Ellis.

    ResponderExcluir
  3. Pensava que era por causa da foto do pit Bull com óculos tbm tinha no canal Pit Bull zone

    ResponderExcluir
  4. Aí depois posta + sobre Chevy e Ellis

    ResponderExcluir
  5. se o valentão americano não é um bull terrier, então o terrier e o molosse cruzam o que é um poodle disfarçado? um pai negro nascido de pai branco a mãe que ela dormiu diretamente com um negro então não, o valentão americano e o bull terrier, bullmastiff terrier ....... veja outro nome mais radical o pittbull que é mesmo porque diferenciá-los por um detalhe de sua cor nariz vermelho e nariz preto e outro nariz e aparência, o bresilen touro é nada, mas outro bull terrier (boxer aka o mastiff não cruzar com um bull terrier) raça cães sim, mas cria raças de cães já respirar, não

    ResponderExcluir

Páginas