O Blog do Pit Bull, o American Bully, o "Pit monster", e o conceito de 'raça pura'
Recentemente após alguns posts e vídeos expondo a verdadeira natureza dos cães apelidados de "Pit monster", algumas pessoas sem contra-argumento começaram a enviar comentários, afirmando ou dando a entender que eu tinha inveja ou ódio destes cães.
American bully e Pit bull comparação. Comparison. |
Eu não tenho absolutamente nenhum problema com a raça American Bully ou com criadores sérios desta raça. Meu 'problema' é com as pessoas que registram cães com má-fé e vendem e divulgam os mesmos cães dizendo que eles são de uma raça à qual não pertencem.
O American Pit Bull Terrier deve ser uma das principais, senão a, raça que é mais desprezada e sugada, por pessoas mal-intencionadas. O nome 'Pit Bull' é altamente explorado com objetivos basicamente financeiros.
Talvez isto aconteça devido ao "não reconhecimento" do Pit Bull pela FCI. Neste ponto eu tenho que deixar claro que o APBT é reconhecido pelo UKC desde 1898, além de ser registrado pela ADBA, que é um clube especializado, fundado em 1909. A FCI não é tudo isso que se pensa, foi fundada só em 1911, e só tem forte influência em países com pouca tradição cinófila(pelo menos no quesito de registros genealógicos). Além disso, para uma raça ser aceita no sistema FCI, os criadores é que têm que ter interesse.
Outros vêm dizer que Pit Bull não é bem uma raça porque foi criado do cruzamento de duas raças. A estas pessoas, eu sinto informar, mas não entenderam o que significa 'raça' no meio cinófilo. Se você discorda do termo e significado de 'raça pura' neste contexto, vá discutir com os cinófilos. Mas, querendo ou não, o Pit Bull é tão raça pura quanto o Rottweiler, que foi reconstruído após quase extinto; o pastor alemão, que foi criado pela união de três tipos de pastor; o Bulldog inglês, que recebeu sangue espanhol e (dizem também) de pug; e tantos outros exemplos.
O conceito de 'raça pura' na cinofilia foi difundido na Inglaterra a pouco mais de um século. Mesmo algumas raças milenárias da Europa-oriental e Ásia não são reconhecidas pelos principais clubes do mundo, porque não seguem as regras estabelecidas no ocidente e são consideradas apenas landraces. 'Raça pura' não tem a ver apenas como uma raça surgiu, mas se foi oficializada. Então não fale bobagens sem saber o que significa 'raça pura' para a cinofilia.
Eu sei que esta desculpa distorcida e esfarrapada de "pit bull não é raça pura" é usada para justificar a venda de cães mestiços divulgados como puros. Então a frase completa que estas pessoas deveriam usar de verdade seria "Pit bull não é uma raça pura, então pode mestiçar que vai continuar sendo pit bull". Isto faz algum sentido? Claro que não. Mas na prática é o que estas pessoas acreditam, mesmo que não tenham parado para refletir.
O Pit Bull descende da união entre bulldog(antigo) e terrier, sim! Mas preste atenção nesta parte: Da união entre bulldog e terrier surgiu um cão que não era bulldog, nem terrier, mas um cão totalmente novo, que mais tarde foi chamado de Pit bull. Desde 1898 (pelo menos. Já que a criação de pit bull é mais antiga) o pit bull só é cruzado com pit bull ao longo de 120 anos. Isto é o que significa pureza para a cinofilia.
Só porque uma raça foi criada pelo cruzamento de outras duas a mais de 120 atrás, não significa que você pode pegar um cão desses e mestiçar e pensar que continua sendo a mesma coisa! A partir do momento em que se adiciona sangue novo, surge um cão novo, diferente, que não é a mesma coisa que o anterior.
É importante também mencionar aqui, que além do aspecto genético, o conceito de raça pura também tem a ver com padrão estético. Raça é genética + padrão morfológico. Estas são as regras do jogo na cinofilia moderna.
Espero que este ponto tenha sido esclarecido.
Quem diz que American Bully e Pit Bull são a mesma coisa, não leva à sério nenhuma das duas raças.
Aos poucos, os criadores realmente sérios das duas raças, irão se sobressair deste mar de mentiras, desinformação, ego e comércio. Criador sério pensa no futuro e preservação da sua raça. Seja racional e enxergue a realidade. Leve à sério a sua raça preferida, seja qual for, e contribua com a sua evolução e preservação.
Links de apoio para leitores:
* Conceito de raça e de raça pura
* A nova raça: Working pit bulldog
Falou tudo
ResponderExcluirMuito bom como sempre.
ResponderExcluirOutro belo exemplo é o dogue brasileiro, não tem reconhecimento, foi uma cruza de duas raças e se saiu muito bem. Outro assunto bem importante seria a diferença do Pitbull tradicional para o moderno, alguns aspectos fisicos se diferenciam entre os dois, não sei se há diferença entre eles e se ambos são puros ou algum é só nome mesmo. Belo post, sempre acompanhando.
ResponderExcluirOutro exemplo de como a FCI só registra o que ela quer é o caso do mastiff tibetano uma raça pura de 2500anos q só foi registrada pela tal FCI a uns 10/15 anos.
Excluirsobre tradicionais e modernos: (copie os links)
Excluir* texto: http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2016/10/linhagens-de-pit-bull.html
* vídeos do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=LSrIrOgDwyY
https://www.youtube.com/watch?v=mrzoatOeWtU
As únicas característica levada a sério do pitbull tradicional é o gameness, a agressividade com outros animais e a não agressividade com humanos?
ExcluirMarcelo posta conteudos sobre os monster lá dos EUA tipo Chevy e Ellis.
ResponderExcluirmarcelo?
ExcluirO dono do canil CGD tbm é dono desse blog?
Excluiragora entendi. Não, não é.
ExcluirPensava que era por causa da foto do pit Bull com óculos tbm tinha no canal Pit Bull zone
ResponderExcluirdeve ter sido algum bug na sua conta
ExcluirAí depois posta + sobre Chevy e Ellis
ResponderExcluirse o valentão americano não é um bull terrier, então o terrier e o molosse cruzam o que é um poodle disfarçado? um pai negro nascido de pai branco a mãe que ela dormiu diretamente com um negro então não, o valentão americano e o bull terrier, bullmastiff terrier ....... veja outro nome mais radical o pittbull que é mesmo porque diferenciá-los por um detalhe de sua cor nariz vermelho e nariz preto e outro nariz e aparência, o bresilen touro é nada, mas outro bull terrier (boxer aka o mastiff não cruzar com um bull terrier) raça cães sim, mas cria raças de cães já respirar, não
ResponderExcluirnão entendi uma grama
Excluir