quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Old Family Red Nose (OFRN) - História da 'linhagem'

Old Family Red Nose = "Antiga família de nariz vermelho"
História da tradicional 'linhagem' OFRN

Texto original escrito por Richard F. Stratton
(Grande criador e estudioso do APBT).
Texto publicado na edição de janeiro-fevereiro da revista Bloodlines Journal de 1975.
Observação: partes acrescentadas estão entre [colchetes], os (parênteses) fazem parte do texto.


Ninguém sabe exatamente quando os Pit Bulls chegaram aos Estados Unidos, mas o grande criador William J. Lightner disse uma vez que seu avô os trouxe antes da Guerra Civil Americana [1861-1865]. É bem possível que eles já estivessem por estas terras mesmo durante a Guerra Revolucionária Americana [1775-1783]. Em todo caso, é claro que os cães desta raça tenham surgido originalmente de várias partes da Europa, especificamente da Espanha e Sicília [depois indo para Reino Unido, etc]. Mas pouco se sabe sobre as primeiras importações para os EUA, porque nada foi escrito sobre elas. (Os livros e os periódicos contêm a informação apenas sobre cães que eram raros naqueles tempos) Entretanto, sua existência pode ser baseada nos registros artísticos. As importações mais famosas para os EUA vieram da Irlanda, e eram realizadas geralmente pelos próprios irlandeses que imigraram para o país(A maioria das importações irlandesas de cães de rinha coincide ou são próximas a grande imigração irlandesa causada pelo evento "Fome da batata"). A maior parte dos cães irlandeses eram pequenos e com sangue muito fechado, mas seu gameness era proverbial - especialmente naqueles do grupo de linhagens conhecido como 'Old Family Reds'. [...trecho X. Veja parte final do post após terminar, ou Ctrl+F...]
Richard F. Stratton e o cão Honeybear
(provavelmente o cão REPTIDE CYCLONE~1975
Aproximadamente em meados do século 19, havia uma família de cães de rinha na Irlanda, que viviam e lutavam principalmente nos condados de Cork e Kerry e que eram conhecidos como a "Old Family" ["Antiga família"]. Naqueles dias, os pedigrees eram mantidos confidencialmente e guardados com zelo. A pureza das linhagens eram tão enfatizadas [consequentemente criando características próprias] ao ponto de que os criadores dificilmente conseguiam reconhecer outra linhagem como sendo a mesma raça. Todas as linhagens eram bastante consanguíneas[sangue bastante fechado - cruzamentos apenas com parentes próximos]. E sempre que você tem um pool genético fechado desse jeito, é provável que seja transmitido as características recessivas, porque os genes dominantes, uma vez descartados, nunca são recapturados. Sabe-se que a coloração vermelho é recessiva sobre todas as cores, exceto sobre o branco [ou seja, é mais transmitida aos descendentes], então a "Old Family" com o passar do tempo transformou-se em "Old Family Reds". Quando os cães começaram a vir para a América, muitos já estavam começando a apresentar o nariz vermelho.

Jim Corcoran e a cadela Biddy
Os cães "Old Family" encontraram seu caminho para a América, principalmente através de imigrantes. Por exemplo, o irlandês Jim Corcoran veio aos EUA para lutar contra o boxeador campeão mundial dos pesos pesados John L. Sullivan [no final do século 19], e acabou ficando no país e tornou-se um policial em Boston. Ele pediu para seus pais na Irlanda enviarem cães da família, e suas importações e especialização como um grande criador renderam-lhe um lugar de destaque na história do American Pit Bull Terrier. Muitos outros imigrantes irlandeses também pediram às suas famílias para enviarem cães, e a "Old Family" e as linhagens relacionadas se estabeleceram nos Estados Unidos.

Neste ponto, existem vários fatores que são um pouco confusos para os estudiosos da raça. Por um lado, o termo "Family dogs" era usado de duas maneiras: poderia significar uma estirpe/família de cães que se espalhou e continuou sendo criada por um número de pessoas diferentes na Irlanda, ou poderia se referir a uma estirpe de cães que eram mantidos e preservados ao longo dos anos por uma família de pessoas. No entanto, os Old Family Red Nose parecem representar o primeiro significado. Outro ponto que surge é que com todas essas importações da Irlanda (e havia importações de outros países, incluindo também a Espanha), de onde saímos chamando nossa raça de American Bull Terrier! Bem ... isso é um ponto! A raça não pertence realmente a nenhum país ou a nenhuma época! No entanto, eu não acredito que muitas pessoas são a favor de mudar o nome da raça, embora não seja estritamente uma raça americana. Aliás, também não é um Bull Terrier! Mas o nome American Pit Bull Terrier tornou-se parte da tradição que estávamos falando, e acho que a maioria de nós prefere mantê-lo como um nome formal para a raça. Voltando aos Old Family Reds. A primeira grande aparição dos cães Red Nose aconteceu por volta de 1900, quando o grande criador William J. Lightner, utilizando as linhagens Old Family Red [Obs.: nem todos os cães eram vermelhos], surgiu com alguns cães de nariz vermelho que realmente ganharam fama. Lightner me disse uma vez que ele não criava com a intenção de reproduzir aquela coloração de nariz vermelho. De fato, ele até mesmo não gostava da cor, e só inseriu em sua criação porque individualmente os cães eram de alta qualidade. Eventualmente Lightner desistiu da linhagem de nariz vermelho quando ele se mudou de Louisiana para Colorado, onde ele começou uma nova criação que consistia de pequenos cães de cor escura com narizes pretos. Ele tinha desistido da outra criação, porque eles estavam se distanciando muito do ele buscava e porque ele não gostava dos narizes vermelhos.
William Joseph Lightner
Neste ponto de nossa história encontramos uma cômica, porém altamente respeitada, figura chamado Dan McCoy. Já ouvi pessoas dos velhos tempos de todo o país falarem sobre esse homem. Aparentemente, ele era um cozinheiro itinerante sem muito sucesso na vida e julgado por padrões normais, mas ele não se importava com isso. O que ele se importava eram com os Pit Bulls, e ele tinha uma riqueza de conhecimento sobre a raça. Sua estranha habilidade de fazer cruzamentos com sucesso o transformou em um respeitado consultor para criadores e um convidado bem-vindo na casa de qualquer Dog-man.
Owen's (Ferguson) Centipede.
Sempre com o ouvido atento em relação a qualquer coisa que envolvesse o APBT, McCoy soube que um velho homem francês na Louisiana, chamado Bourgeous, havia preservado a antiga linhagem de nariz vermelho produzida e abandonada por Lightner. Assim, ele e Bob Hemphill foram para aquela área, e com a ajuda de Gaboon Trahan de Lafayette, eles conseguiram obter o que restava dos cães. McCoy levou sua parte para o Panhandle no Texas com seus sócios L. C. Owens, Arthur Harvey e Buck Moon. Desempenhou então o papel principal em direcionar as criações que foram feitas por seus sócios. E deste parceria vieram cães famosos como o "Harvey's Red Devil" e "Owen's(Ferguson) Centipede". Hemphill eventualmente manteve apenas cães da linhagem de nariz vermelho. De acordo com Hemphill, foi McCoy que começou a usar o termo "Old Family Red Nose" para a linhagem.
Bob Hemphil, 1967
Outro criador que era quase sinônimo na criação da linhagem de nariz vermelho era Bob Wallace. No entanto, a base da criação de Bob não era puramente Old Family Red Nose. Mas no final dos anos 40 ele buscou por cães da linhagem, a fim de fazer um "outcross"[e apurar o sangue da linhagem na sua criação]. (Bob era um criador escrupulosamente cuidadoso que planejava os cruzamentos com anos de antecedência.) Infelizmente, ele descobriu que a linhagem estava quase desaparecida, a maioria tendo sido arruinada por criações descuidadas. Ele conseguiu obter sete cães puramente OFRN de alta qualidade cujos pedigrees ele poderia autenticar. A linhagem foi salva e na década de 1950 tornou-se a linhagem da moda entre os criadores de Pit Bull. Na verdade, foi o próprio Bob Wallace quem escreveu um artigo em 1953 chamado "Não há mágica nos cães de nariz vermelho"[There Is No Magic in Red Noses], no qual ele tentou pôr um basta nas incessantes reivindicações por filhotes, excessivamente entusiasmadas feitas por alguns admiradores da linhagem. Não existiu nenhum admirador mais fervoroso dos Old Family Red do que Bob Wallace, mas ele obviamente sentiu que a linhagem poderia permanecer em seus próprios méritos.

Bob Wallace
Muitas outras linhagens foram cruzadas com a Old Family Red em algum momento da sua existência. Conseqüentemente, quase qualquer linhagem ocasionalmente produz um filhote de nariz vermelho. Para muitos apreciadores, esses indivíduos de nariz vermelho são Old Family Red Noses mesmo que a maior parte de seu sangue pertença a outras linhagens. Às vezes, esses indivíduos não apresentam qualidade, portanto, refletem um descrédito imerecido sobre a linhagem OFRN. No entanto, como Bob Wallace disse, "os narizes vermelhos também não devem ser considerados invencíveis". Eles produzem cães ruins, bem como cães bons, assim como em todas as linhagens.

Como uma linhagem, a OFRN tem várias características a seu favor. Primeiramente, é reconhecida por seu gameness. Em segundo lugar, alguns dos criadores mais respeitáveis em toda a história do Pit Bull têm contribuído para a preservação e desenvolvimento da linhagem; pessoas como Lightner, McClintock, Menefee e Wallace, para mencionar apenas alguns. Finalmente, como disse McNolty no seu artigo no '30-30 Journal'(1967): "Independentemente da sua perspectiva histórica, esses velhos cães de olhos cor de âmbar, de nariz vermelho, unhas vermelhas, e pelagem vermelha, representam alguns dos mais importantes pit bulls da história e são lendas vivas que andam em quatro patas hoje."
[ A parte abaixo foi a indicada para ver 'no final do post'. Em algumas versões do texto online do Stratton esta parte foi colocada no final, outros no "trecho X" marcado no começo. Não realoquei. Segue abaixo o trecho: ]

[Trecho X] Sempre me pareceu que o bom e velho Pit Bull é uma raça que é ao mesmo tempo primitiva e futurista. Ele não parece mais fora do lugar nas paisagens antigas de pinturas do século XVI do que no cenário ultra-moderno. É além de minhas capacidades imaginar um fim para a raça, pois cada geração parece fornecer um núcleo de devotos completamente comprometidos com a raça. Em qualquer caso, você pode olhar para o passado obscuro, e vai achar que é difícil discernir o lugar de início da raça, e, felizmente, o futuro parece representar nenhuma ameaça de desaparecimento também.
High's Red Roscoe. OFRN
A nossa é uma raça que tem uma mística definida. Sem dúvida, isto decorre do fato de que é uma raça antiga e profundamente cheia de tradição. Antigas linhagens são uma parte particularmente fascinante desta tradição, e a Old Family Red Nose é uma das mais conhecidas linhagens antigas.

A aparência dos cães de nariz vermelho sempre atrai a atenção, mas para algumas pessoas leva um pouco de tempo para se acostumar e considerá-los verdadeiramente bonitos. No entanto, ninguém nega que eles irradiam "classe". Caracteristicamente, um cão da linhagem de OFRN tem um nariz cor de cobre vermelho, lábios vermelhos, unhas de ponta vermelha e olhos vermelhos ou âmbar.

Alguns ainda pensam que a linhagem foi criada pela aparência. Outros consideram qualquer cão que tenha um nariz vermelho seja um puro Old Family Red Nose. Com este texto, espera-se que estes pensamentos sejam dissipados.[fim do trecho X]
Maurice Carver, Bert Clouse, Earl Tudor, Bob Hemphill e Bob Wallace em 1966.
Cinco homens que podem estar diretamente ligados a importantes antepassados históricos de nossos modernos cães OFRN.
(Traduzido e adaptado por pit bullpb)
Fonte: http://www.southerninfernokennels.com/ofrnhistory.htm
Link alternativo: http://www.pittrpatter.com/ofrnhistory.html
Texto original: The Story of the Old Family Reds Written by Richard F. Stratton.
* Existem dois termos para 'linhagem' em inglês: bloodline e strain. Stratton utilizou 'strain'. Existem também outros textos sobre os OFRN por outros autores além do Stratton.


* Links recomendados:
http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2016/10/linhagens-de-pit-bull.html (LINHAGENS de Pit Bull)
http://redbraves.com/old-family-rednose (Red Braves kennel - Old Family Red Nose)
http://redbraves.com/ofrn-dog-history (Red Braves kennel - História da OFRN)
Dudley terrier (cão extinto)
Atualizado em 21 de Agosto de 2018

4 comentários:

Páginas