sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Man-biters (Cães que atacam humanos)

Este é um tema pouco abordado, mas quando está em pauta normalmente é utilizado para por dúvidas na mente dos defensores da raça, ou para fomentar a crença de que o Pit Bull tem capacidade de ser um cão de guarda.
 Por favor, leiam e releiam o texto, quantas vezes forem necessárias, e com bastante atenção. Recomendo que antes de ler o conteúdo abaixo, primeiramente tenham acessado este link:

* Pit Bull cão de guarda?

No meio APBT, o termo "Man-biter" é utilizado para designar Pit Bulls de temperamento INCOMUM, que apresentam alguma forma de agressividade contra humanos(o que seria normal em raças de guarda).

American Pit Bull Terrier
Tais cães representam uma MINORIA defeituosa, que por algum motivo nasceram com este comportamento ou adquiriram. Grande parte destes cães costumam ser sacrificados ou castrados, outra parte(ou por serem excepcionais cães de combate, ou por pertencer a donos irresponsáveis) permanecem vivos e até são reproduzidos. Nem todos os cães que possuem o tal comportamento passam a característica para seus filhotes, já que boa parte dos cães adquiriram o comportamento devido a um manejo ruim.
Gary Hammonds proprietário do canil Manjaro Kennel na África do Sul, muito interessado no tema, aprofundou-se no assunto e publicou sua conclusão a respeito(aqui). Em sua conclusão, além de salientar que estes cães realmente representam uma minoria percentual, ele também salienta que a esmagadora maioria dos "ataques" relatados na mídia são causados por cães sem raça definida. Com relação aos man-biters, Gary também classifica-os em tipos:

* Protetor e territorial - Estas características são as mais aceitáveis em cães que apresentam agressividade contra pessoas estranhas. Estas características são comuns em várias raças do tipo bulldog. No pit bull, isto é até encorajado e ensinado por muitos donos que buscam um cão de defesa pessoal. Um APBT normal irá exercer seu instinto protetor quando presenciar seu dono em perigo, mas não irá fazer algo quando alguém invadir o território, pois não são territoriais, não possuem as duas características ao mesmo tempo. Por isto, pit bulls protetores E territoriais(ou seja, que também protegem o quintal contra intrusos) são classificados como man-biters, embora não sejam os principais representantes do termo, apesar de serem os mais numerosos nesta minoria.

* Territorial ou possessivo com objetos -  Cães deste tipo aceitam alegremente a aproximação/entrada de seu dono em seu domínio(canil), porém outras pessoas não são bem-vindas. Fora de seu domínio, estes cães não costumam serem tão agressivos, exceto quando provocados diretamente. Não são recomendados para donos inexperientes.

* Exageradamente ansioso - Cães deste tipo, quando em estado ansioso se estiverem sendo segurados pelo dono, irão mordê-lo. Ou seja, quando têm o seu preydrive acionado, seja para querer brigar com outro cão ou para capturar outro animal ou objeto em movimento, estes cães mordem a pessoa que está os segurando para se soltar.

* Que morde qualquer um a qualquer hora - Nem o próprio dono consegue sequer entregar alimento a estes cães. Estes são um dos tipos mais recomendado para sacrificar, pois são considerados difíceis de controlar. Um man-biter nato.

* Mordedor "imprevisível" - Os mais perigosos. Estes costumam morder sem provocação aparente. Provavelmente são cães que se irritam(ou mesmo não toleram) movimentos bruscos ou movimentos extremadamente cautelosos. Os criadores recomendam que os cães deste tipo SEMPRE devem ser sacrificados.

Pit bull buckskin
Como você já deve saber, o pit bull é uma raça que nunca teve como objetivo a função de guarda, e portanto seu temperamento característico é a docilidade com todos os humanos, inclusive desconhecidos. Esta característica é inclusive ressaltada nos padrões oficiais da raça. Comportamento contrário a isto é considerado um grande defeito(Uma falta). Um pit bull "defeituoso", é um exemplar desqualificado, e impossibilitado de representar a raça.

"Defeitos" podem acontecer em todas as raças, devido a um selecionamento ruim/irresponsável ou por manejo ruim.

Por exemplo, o Labrador retriever é uma raça de caça, cão d'água, dócil e sociável; Um labrador que não tem instinto de caça(de capturar, recolher e trazer objetos), que tem medo de água, ou que é agressivo com pessoas e/ou animais, é um cão "defeituoso", e que é incapaz de representar a raça. Um Rottweiler medroso e que não faz guarda, por exemplo, também é incapaz de representar sua raça. E assim por diante. Todos estes exemplos podem existir, porém representam uma minoria em ambas as raças.

Um comportamento incomum em determinada raça pode ser fator genético OU ser um comportamento APRENDIDO devido a um manejo ruim.

Será que todos os man-biter são assim devido a genética ou ao manejo?


FONTE/BASE:
http://www.pitbullsa.co.za/wp-content/uploads/2015/03/Man-biters.pdf (arquivo PDF em inglês)

6 comentários:

  1. Finalmente ! Você é o cara ! ... este tema foi do que eu te disse sobre os ataques de Pit Bulls ?

    O ataque do cão de Colby que matou seu sobrinho foi pelo manejo errado ? ( Na minha opinião acho que foi o manejo errado, pois como é óbvio e com a afirmação do Jairo e uns dos vídeos dele o Pit Bull tem um instinto de caça muito aguçado e se não mostrar que a criança ou bebe é filhote de gente vai caçar o bebe ou a criança pequena. )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a criança(sobrinho) de 2 anos de idade estava visitando ele(ou seja, era uma estranha) e foi aparentemente sozinha até o quintal onde os cães estavam(já que colby estava dentro de casa). Ninguém viu o que a criança fez, o menino pode ter feito algo com o cão, ou então ele não estava acostumado com crianças(o que seria estranho, já que os cães conviveram com filho de colby).
      Foi irresponsabilidade o que causou a fatalidade.

      Excluir
  2. para os combates os man-biter não eram os preferidos. Seu treinamento que era realizado por uma pessoa especializada contratada(ou seja, uma pessoa estranha) era difícil, diminuindo as chances de vencer a luta. Por outro lado, alguns criadores por si só conseguiam dar um bom treinamento, o que contribuiu para que alguns tipos de man-biters perpetuassem.

    ResponderExcluir
  3. eis aqui um exemplo de um cão man-biter:
    https://www.youtube.com/watch?v=7iF1c24XwQU

    ResponderExcluir

Páginas