segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Esteira caseira para cães - Carpet mill

A esteira foi por muito tempo e ainda é utilizada para condicionar fisicamente pit bulls para atividades que exijam resistência, a exemplo dos combates entre cães. Hoje, é utilizada também para outros propósitos, como gastar a energia dos cães, e/ou condicioná-los para práticas esportivas ou para a caça.(Veja mais sobre condicionamento físico aqui)

Aqui deixarei algumas instruções para construir uma Carpet mill(esteira caseira para cães).
(EXTRA: Vídeo tutorial no final do texto). Primeiramente veja cães utilizando este tipo de esteira.

PASSO 1 - A estrutura principal é toda de madeira. Não existe medida padrão para largura ou comprimento, tudo depende do tamanho dos cães que irão utilizá-la. Dependendo do peso do cão, esta estrutura pode ser reforçada com mais "amarrações" além das três que estão na ilustração. É importante deixar o espaço indicado na imagem para os rolamentos(que neste caso podem ser feitos de cano PVC), também é indicado deixar as madeiras ultrapassarem o espaço dos canos, para impedir que o carpete(que será colocado depois) "fuja" da posição correta.

1. Estrutura principal
 PASSO 2 - Com a estrutura pronta, coloca-se um compensado por cima, sem esquecer de deixar o espaço dos rolamentos. (Feito isto, o carpete já pode ser colocado, se preferir adiantar)
2. Estrutura principal com compensado por cima.
 PASSO 3 - Colocado o compensado(o passo 2 também pode ser feito depois do passo 3), é hora de colocar os rolamentos. Há várias formas de construí-los, e você mesmo pode pensar em um, porém neste vídeo abaixo da figura 3, há uma alternativa simples de fazê-los. Este eixo de PCV deve ficar um pouco mais alto que o compensado, para evitar fricção entre o mesmo e o carpete.
3. Estrutura principal com compensado e rolamentos feito de canos PVC.
 Ele utilizou canos PVC com uma madeira por dentro, pregada ao cano, para servir de eixo. O prego passa por um furo na madeira(que tem um pedaço de tubo, para evitar a fricção) e é preso ao eixo do cano. O grande prego gira solto no tubinho, mas totalmente preso ao eixo do cano. (Forma alternativa no final do texto)

PASSO 4 -  É hora de colocar os "pés"(quatro deles) nas laterais da estrutura principal. Os pés e o "guarda-corpo" não precisam ser unificados. A inclinação da esteira fica a sua preferência, você pode até fazer SEM INCLINAÇÃO. A altura dos pés deve ser suficiente para que o carpete(que foi ou ainda será colocado) não toque o chão. Veja as figuras: modelos variação 1 e 2.
4.1 Estrutura principal vista pela lateral. Com pés de apoio em ambos os lados,
e com guarda-corpo e apoio para a barra onde é atrelado o cão. Variação 1.

4.2 Estrutura principal com pés e apoio para barra onde é atrelado o cão.
Variação 2, sem guarda-corpo completo.

PRONTO - Quanto ao carpete, ele não precisa ser necessariamente um carpete. Pode ser uma lona de esteira, um tapete, ou qualquer material semelhante.

Esteira pronta com carpete.
Até a presente data, eu não havia encontrado um vídeo tutorial em português para incorporar a este texto. Este texto estava salvo, enquanto eu procurava os melhores vídeos gringos para ilustrar o passo-a-passo, porém isto mudou. Finalmente eu encontrei um vídeo em português e você agora poderá assistir logo abaixo(AVISO: 1.assista o vídeo completo antes de tentar construir; 2.ele fez a esteira sem inclinação):

Indicações:
- Condicionamento físico e peso ideal
- Exercícios para o Pit Bull

Alguns vídeos gringos que eu iria utilizar:
- Detalhes de uma carpet mill pronta(https://www.youtube.com/watch?v=sfuWV7t9bhg)
- Como construir a esteira (https://www.youtube.com/watch?v=5lYACle5GmQ&t=192s)
- Detalhes de uma carpetmill ainda sem carpete (https://www.youtube.com/watch?v=Kftw00IBmxI&t=80s)

10 comentários:

  1. Eae mt bom o conteúdo daqui Parabéns msm me tire uma dúvida no padrão dos pits falam de um peso mais falam q se passar daquele peso e altura n tem problema q devem ser harmônicos o conjunto peso e altura mais até q ponto vai essa extensão por exemplo o padrão fala máximo cão 55cm cernelha e 34kg ae se tiver um de 60 de cernelha e 45kg estando em harmonia ele será aceito tbem??Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o padrão imposto pelo UKC aceita sim um cão harmônico com estas medidas. Já o padrão ADBA atualizado impôs um limite de peso(34 kg), mas só de peso condicionado, ou seja quando o cão está com o melhor condicionamento físico atlético. Vou atualizar aquele texto em breve

      Excluir
  2. Olá tudo bem é possível criar um pit bull na casa de outra pessoa pois o meu quintal é minúsculo e a minha mãe mora em frente e o Quintal é bem maior é possível assim?? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que já respondi este comentário em outro post, mas de qualquer forma eu respondo de novo. Depende... você precisa explicar melhor a situação, quanto tempo você ficaria com o cão?

      Excluir
  3. Cara parabéns pelo conteudo desse blog, gosto muito e tenho aprendido bastante!
    La vai minha pergunta:Como faço um "carpete de madeira", estilo treadmill? O que muda no processo de construção da esteir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você fala das ripas, certo? É bem mais trabalhoso. Veja esta imagem para ter uma ideia: http://trainyourdog.eu/wp-content/uploads/2015/04/DSC_0969.jpg (copie o link)

      Excluir
  4. Me coloca no teu grupo ai mano +594694418038

    ResponderExcluir

Páginas