Working pit bulldog é uma nova raça formalizada pelo clube ADBA dos Estados Unidos.
***
Entre os anos de 1970 e 1980 as competições de Weight pull (tração pesada) começaram a ganhar popularidade nos EUA. O desejo por possuir o 'pit bull' que puxasse o maior peso(que ganhasse mais competições) era grande. Tanto que alguns 'criadores' utilizaram-se de artimanhas para produzir cães grandes e pesados, os registrando como pit bulls puros em grandes entidades.Um bom exemplo é o caso dos cães Chevy. O mais famoso: Spaulding's Chevy Red Dog; era filho do EDDINGTON'S WANNABE A WHOPPER, cujo criador supostamente admitia abertamente tê-lo criado a partir de mestiçagens com outras raças de molossos (como dogue de bordeaux, mastiff inglês, bulldog americano, etc). Contudo, Chevy Red Dog foi um dos maiores recordistas do Weight pull e produziu vários cães com qualidade para o esporte, e apesar da suspeita de mestiçagens em sua árvore genealógica, seus descendentes continuaram sendo registrados como pit bulls até dias recentes.
Chevy Red Dog com troféu de um campeonato de Weight pull |
Em 2013 o UKC(United Kennel Club) anunciou "problemas"(ou seja, registro de cães mestiços ou de outras raças) no livro de registros (stud book) da raça Pit Bull, e como medida resolveu reconhecer a raça American Bully (standard), visando assim trazer os criadores destes cães para fora do registro do pit bull. Ainda assim, foi uma medida "branda", pois o UKC apenas estabeleceu que se for da vontade do criador, ele pode mudar o registro do seu cão(que está registrado erroneamente como pit bull) para American Bully. E claro, aceita registrar cães de fora da entidade, aceitando ainda Amstaffs da AKC.
Em 2015, depois do escândalo do cão Hulk (XXL), a ADBA(American Dog Breeders Association) foi mais longe, e decidiu tomar atitudes mais drásticas. Mencionando seu comprometimento com a preservação do puro Pit Bull, a ADBA anunciou o início de um processo de investigação e identificação de 'problemas' no livro de registros do Pit Bull da ADBA, juntamente com correções e reclassificações de cães suspeitos.
Suas medidas foram:
- Atualizar o padrão oficial da raça Pit Bull, acrescentando um limite de peso (34 Kg) estabelecido e fixo, não-ultrapassável.
- Reconhecer o American Bully (standard e classic) e o American staffordshire terrier (Amstaff), ambas como raças separadas e distintas, tanto entre si quanto com o Pit bull.
- E a criação de uma nova raça: a Working pit bulldog.
Sobre a reclassificação, criação e registro da nova raça Working pit bulldog, a ADBA diz:
Portanto, os cães de linhagens desenvolvidas para o Weight pull, a exemplo dos cães Chevy (e seus descendentes e assemelhados), já que não se encaixam dentro da raça American Bully (e nem de outras), farão parte de uma nova raça chamada 'Working pit bulldog'. O nome foi escolhido em acordo com os criadores deste tipo de cães.O Conselho de Administração da ADBA gostaria de agradecer aos criadores pelo seu tempo dedicado para ajudar no desenvolvimento do processo de criação desta nova raça. O nome da nova raça foi selecionado em acordo com os criadores e proprietários dos cães deste tipo. [...]Os cães em conformidade com este tipo racial foram desenvolvidos ao longo de um período de 31 anos para o esporte de Weight pulling. Pit bulls selecionados foram reproduzidos pela sua capacidade de trabalho e espírito competitivo. O tamanho destes cães aumentaram bastante devido a várias práticas de cruzamento, incluindo supostas mestiçagens com outras raças de grande porte. Além do tamanho, o temperamento básico dos cães também mudou do tipo tradicional terrier ao tipo de cão de utilidade.Cães pesando acima de 34 quilos, que atualmente estejam registrados como Pit Bulls e que descendem de linhagens que foram desenvolvidas para o Weight pull ou para outros propósitos, serão reclassificados para a designação de raça Working pit bulldog.[...]Qualquer cão pesando mais de 61 quilos (Peso magro/condicionado) aos dois anos de idade, não será registrado[aceito]. Qualquer cão exibindo características exageradas[extremas] associadas a problemas de saúde não serão registrados.
O padrão para a nova raça será publicado pela ADBA, assim que a entidade terminar as primeiras medidas prometidas (até agora já atualizou o padrão do APBT e já reconheceu o Bully) e os criadores entrarem em acordo sobre o padrão.
Um exemplo do que pode ser um Working pit bulldog, a nova raça. Cão com sangue Chevy. Nome "Valdez' The Bus" The new ADBA dog breed. Weight pull. |
Para mim, este nome "Working pit bulldog"("pit buldogue de trabalho") não faz muito sentido. De fato, o nome foi escolhido em acordo com os criadores de cães do tipo, e portanto, se a ADBA escolhesse um nome por conta própria, talvez estes mesmos criadores se recusassem a colaborar com o desenvolvimento da nova raça.
Na minha opinião, um nome mais adequado poderia ser "American pulldog"("cão de tração americano"), como sugerido por alguém(não lembro onde vi, mas é um nome perfeito).
Opiniões à parte, o bom dessa história é que tudo está começando a ir para seu devido lugar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPORTANTE: A APDR está tomando uma iniciativa bem semelhante registrando cães de caça que são mestiços descendentes de alguns pit bulls OFRN.
A APDR chama esta nova raça de American Working Red. São cães de grande porte usados na caça de javalis. É possível conferir o padrão já pronto neste link aqui . Os cães classificados como American Working Red incluem os cães Camelot, Dangerzone, McKenna, e Peterson.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Obs.: por favor, não pronunciem "working pitbull---dog",
pronunciem "working pit------bulldog".
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Obs.:2. Provavelmente muitos dos cães que hoje são apelidados de "Pit Monster" irão se enquadrar dentro desta nova raça.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Posts relacionados:
* A verdade sobre Hulk e os "pit bulls" gigantes, monster, extreme, etc
* Desafio: 'pit monster não é pit bull'
* A história e origem do monster
* American working red
---------------------------------------------------------------------------------------------------
FONTES:
* https://adbadog.com/adba-apbt-stud-book-corrections/ (Anúncio de correções no livro de registros)
* https://adbadog.com/wp-content/uploads/2016/07/Breed_Reclassification.pdf (Reclassificação e registro das raças)
E ai tudo bem, cara estou prestes a comprar um pitbull mas o meu quintal é pequeno eu posso cria lo na casa de outra pessoa com um quintal maior?? Seria em uma casa em frente a minha é só atravessar a rua.
ResponderExcluirdesta forma você não iria ter vinculo com o cachorro, em outras palavras, o cachorro não seria seu. Mas me explique melhor a situação, o cachorro viveria em contato constante com as pessoas da outra casa? Qual o tamanho do seu quintal?
Excluireu indico este vídeo sobre vinculo com o cão
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=OrAF9Q2mgOc&t=36s
Olá como poderia achar um cão com a linhagem de chevy
ResponderExcluirprocure por criadores de cães red lion, camelot, "thompson", etc. Eles vão te informar sobre esta linha.
Excluire caes com traços Working pit bulldog que seguem essa linha
ResponderExcluirTem uma página no face é do criador do Chevy vê lá Chevy powered 454 e tbm tem a página dos Monsters ELlis bloodline vê no Facebok
ResponderExcluirO que você não disse no seu post, foi que a respeitadíssima ADBA foi a primeira a manchar e a incentivar a mestiçagem de cães de outras raças com os APBTs. Visavam cães funcionais (fato que respeito na ADBA até certo ponto) e liberaram registro de cães com miscigencação de outras raças como Dogo de Bordeaux, Presa Canário, Tosa Inu, Mastiff, Bull Mastiff, Cane Corso, Dogo Argentino... Dentre outros! Tudo pela função.
ResponderExcluirPasmem... Todos registrados como APBTs pela ADBA.
Se não fosse aquele cachorro Hulk jogando merda no ventilador da RESPEITADÍSSIMA ADBA. Até hoje estariam registrando esses cães e filhos destes cães como APBTs.
Então para de queimar tudo que entidade e botar a ADBA num pedestal... Quem está a frente de todas estas entidades são humanos, todos altamente volúveis e interesseiros.
Onde rola dinheiro amigo, rola corrupção... neste caso começou na ADBA!
Perfeito comentário.
Excluirpelo o que eu sei, você está falando do caso dos cães Eddington. Eu ainda não comentei sobre isto porque não cheguei a uma conclusão ainda. Mas o que vi em fóruns americanos é que tanto a ADBA quanto o UKC aceitaram fazer single register para estes cães, para que participassem de Weight pull.
ExcluirAinda estou pesquisando sobre isto. Contudo, se não fosse a ADBA o que seria do pit bull hoje? Não existe clube perfeito, mas existe o que pode ser chamado de melhor e de mais respeitado que outros existentes.