segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A nova raça: American Working Red

American Working Red é uma nova raça formalizada pelo clube APDR dos Estados Unidos.
***
Primeiramente, assim como foi feito no post sobre a origem do monster, levando em conta quem chega aqui pela primeira vez sem estar por dentro dos temas, é importante esclarecer e reforçar sempre que os cães intitulados como monster, extremados ou extreme não são pit bulls, não pertencem a raça APBT. Há falhas nos registros/pedigrees. A falta de fiscalização permite que praticamente qualquer cão possa ser registrado como um pit bull no Brasil e que continue sendo registrado como tal indefinidamente. Isto vem melhorando aos poucos com a crescente conscientização, mas o caminho ainda é longo. Dito isto, podemos continuar.
AMERICAN WORKING RED
APDR new dog breed.
Talvez seguindo a mesma linha que a ADBA (que criou a nova raça Working pit bulldog por volta de 2015 após o escândalo dos cães gigantes) a APDR (American Preservation Dog Registry) também criou uma nova raça: o AMERICAN WORKING RED.

Mas, diferentemente da ADBA, que fundou o Working pit bulldog baseado em linhagens que nasceram para as competições de Weight pulling (tração pesada) à exemplo dos cães Chevy, Eddington, etc, a APDR criou o American working red com base em linhagens de cães vermelhos que foram selecionados num primeiro momento como cães maiores para caça de javali nos EUA, à exemplo dos famosos cães Camelot.

A APDR relata no padrão da nova raça que estes cães surgiram para a caça de javali e usaram como base genética APBTs OFRN (Old Family Red Nose):

O American Working Red tem suas raízes nos cães Old Family Red Nose (American Pit Bull Terrier). Décadas atrás Caçadores no Sudeste {EUA} precisavam de um cão que tivesse o impulso, a determinação e a habilidade de pegar javalis e segurá-los até que o caçador chegasse. Com o passar do tempo, o processo de seleção dos melhores exemplares de trabalho produziu um cão maior, com características específicas da função de Caça ao javali e, assim, surgiu uma nova raça, o "American Working Red". 

A APDR não cita mais especificamente o que foi feito para "aumentar" o tamanho dos cães. Pode ter sido mesmo apenas uma seleção com altíssima porcentagem de consanguinidade, ou inserção de outras raças à equação. O objetivo era desenvolver o melhor e maior cão para a caça de javali, já que o APBT mesmo possuindo todas as qualidades para este propósito carece em tamanho e peso para melhor controle da presa. 

Segundo o padrão APDR, à cerca do tamanho (peso e altura) o American Working Red macho deve possuir entre 60 e 90 libras (27,2 e 40,8 kg), e as fêmeas entre 50 e 70 libras (22,6 e 31,7 kg); a APDR especifica que o American working red visualmente trata-se de uma versão maior e mais pesada da sua raça predecessora, e não cita qual a altura. A pelagem é vermelha, red brindle ou chocolate, e pode ter manchas brancas. Os olhos devem ser âmbar ou verdes.

Sobre o temperamento, o padrão APDR cita que o American Working Red deve ser:

Amigável com os seres humanos, mas com alto impulso de caça dirigido contra outros animais. Devido à raça ser descendente do American Pit Bull Terrier, a agressividade moderada contra cães é esperada, mas deve ser retirada da seleção.

A APDR conclui o padrão citando que o American Working Red é "um dos melhores cães de caça de javali do planeta", e trata de especificar as linhagens que fazem parte da nova raça:

Algumas das linhas de sangue associadas ao American Working Red, mas não as únicas, são Camelot, Dangerzone, McKenna e Peterson.

Embora o objetivo inicial tenha sido a caça de javali, há algum tempo estes cães já vêm se integrando ao movimento bully e enaltecendo a aparência monstruosa acima da capacidade de trabalho.

Posts relacionados:

FONTE e Link de interesse:
* Padrão APDR: http://www.apdrdogs.com/american-working-red2.html
* Registro inicial APDR, pedigree 4 gerações 20 dólares: http://www.apdrdogs.com/single-dog-registration.html

*Tire suas dúvidas nos comentários, não é necessário ter conta para comentar. Mas se você tem conta, comente marcando a opção 'Notifique-me'. E se ainda não estiver vendo a opção de comentar, clique em 'comentários'.

4 comentários:

  1. Gostei desta nova raça. Eu teria um.

    ResponderExcluir
  2. Amigo inevitavelmente pude perceber a enorme qualidade do seu blog quanto ao nível de detalhe e precisão da informação por isso, acho que vc poderá me tirar uma duvida. A quais linhagens de sangue pertencem esses fenótipos
    https://animalso.com/wp-content/uploads/2017/06/blue-pit_5.jpg https://ar.pinterest.com/pin/109282728438753495/

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:White_Pitbull.jpg

    https://ar.pinterest.com/pin/813603488903905654/?lp=true
    Os acima eram mais por curiosidade mesmo, porem esse a seguir eu particularmente acho o focinho mt bonito e se fosse para ter um seria esse
    https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fi.pinimg.com%2Foriginals%2F95%2F54%2F60%2F955460ac2edc498920de6765a1b76743.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.pinterest.co.uk%2Fpin%2F372461831668055200%2F&docid=UjQJ4IqzN7zn2M&tbnid=Muo2K5egkbAD0M%3A&vet=1&w=485&h=338&client=firefox-b-ab&bih=721&biw=1320&ved=2ahUKEwj5of_pnvndAhVDhJAKHZ6oCoMQxiAoBnoECAEQGg&iact=c&ictx=1#h=338&imgdii=Muo2K5egkbAD0M:&vet=1&w=485

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o primeiro cinza (azul/blue) é um filhote de Amstaff e o segundo também, não existem pit bulls de verdade dessa cor. O terceiro (cadela branca) é apenas um animal de estimação, pode ser puro pode não ser; seguindo a fonte (https://www.flickr.com/photos/pennuja/5301144719/in/photostream/) eles não dizem a procedência. O quarto é um filhotinho comum, pode até ser um american bully xl, não sei. O último é um cão muito bonito do padrão ADBA, provavelmente é um pit bull mesmo.
      O que você precisa saber é que não se identifica um pit bull com base APENAS na aparência; a genética é muito importante, existem muitas raças parecidas mas só existe um pit bull no mundo. Acho que o que você está procurando é a raça Amstaff, um parente do pit bull; ou talvez você pode se interessar por pit bulls semelhantes ao do canil del manto dogs. Acesse o guia do iniciante aqui no blog.

      Excluir
  3. Sou um admirador da raça APBT .Pra mim é a raça de cão número 01.A número 02 seria o OFB ORIGINAL FILA BRASILEIRO.Cursei as duas raças pra agarrar javali aqui no Brasil.São ótimos mas como o APBT é a minha raça favorita gostaria de ter um (AWR)AMERICAN WORKING RED QUE PRA MIM É PERFEITO E MELHOR QUE O DOGO ARGETINO.

    ResponderExcluir

Páginas