sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Qual o verdadeiro Pit Bull (APBT)?

Muitas pessoas leigas buscam esta resposta, muitas ficam em dúvida e confusas em meio a tantas informações distintas. Afinal, qual é o verdadeiro Pit Bull? Vamos tentar esclarecer da melhor forma possível.

Quando buscam a resposta para esta questão, normalmente se deparam com uma imagem como esta:
o que é pit bull e o que não é pit bull (not pit bull)
E ela está totalmente correta. Os cães "magros" que não agradam muito os leigos, são pit bulls de linhagens tradicionais com registro na ADBA* e com condicionamento físico para participar de competições de conformação da ADBA, eles são selecionados pela funcionalidade. Já os que estão rotulados com "Not Pit Bull", são cães da raça American Bully, ou mestiços, que são erroneamente chamados de pit bull e até registrados desta forma.

Os Pit bulls da ADBA, como já mencionado, são de linhagens tradicionais, selecionadas pelo gameness e funcionalidade, e são com certeza a melhor referência para ilustrar um verdadeiro cão da raça American pit bull terrier. Porém, não são os únicos.

Temos também os cães ditos "modernos". São cães também puros, só que de linhagens selecionadas para exposições da UKC*. Dentre estes, devemos destacar descendentes dos OFRN*, como as linhagens Castillos, Lar san, Vegas, etc, que por sua vez descendem de linhagens tradicionais.

Pedigree online aqui
A resposta mais fácil para a questão então seria dizer que o verdadeiro Pit Bull é um cão com pedigree ADBA e/ou UKC. E em boa parte dos casos isso realmente é verdade. Mas nada é tão simples, a UKC, por exemplo, até pouco tempo reconhecia Pit Bull e Amstaff como a mesma raça; hoje está se reorganizando e separando o Pit Bull do Amstaff, e passou a reconhecer também o American Bully. Já a ADBA, também está se reorganizando e separando os cães induvidavelmente puros, dos de linhagens mais pesadas(acima de 34 kg) com suspeita de mestiçagem, formando duas raças diferentes: os puros - American pit bull terrier; e os  pesados e duvidosos - Working pit bulldog. E ainda também passa a reconhecer o Amstaff e o American Bully, tentando direcioná-los para o trabalho (Fonte).

No Brasil, a maior parte dos cães são registrados pela CBKC, ou pela SOBRACI, a maioria desses cães, senão todos, que tem somente o pedigree nacional não são Pit Bulls. Muitos descendem de cães com R.I. (Registro Inicial, atual CPR), sem procedência comprovada, e mesmo assim os vemos sendo campeões de exposições aqui. Outros possuem o pedigree com o nome de American pit bull terrier, e nem se quer se parecem com cães desta raça, parecem mais com American Bully, estes também não são pit bulls. O que quero dizer é que não se deve confiar em um papel, você deve buscar a história dos ancestrais de um cão, a genética.

Então a melhor resposta para a questão é: O verdadeiro Pit Bull é um cão procedente, descendente de linhagens tradicionais, funcionais, e com um pedigree sem lacunas ou informações duvidosas, registrado obrigatoriamente na UKC e/ou ADBA. (Assista aos vídeos abaixo para completar as informações).
* Linhagens de Pit Bull (acesse o link)
*ADBA - American dog breeds association (registra o APBT desde 1909);
*UKC - United Kennel Club (registra o APBT desde 1898);
*OFRN - Old Family Red Nose (Famosa e importante linhagem tradicional de APBTs)

25 comentários:

  1. VOCÊ É CRIADOR DE PIT BULL TRADICIONAL ? GOSTARIA DE UM TELEFONE PARA ENTRAR EM CONTATO... MEU EMAIL É: jairo_netolg@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui uma lista de criadores delinhagens modernas e tradicionais no final do texto
      http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2015/08/especial-melhores-canis-de-american-pit.html

      Excluir
  2. Gostaria de comprar um Pit Bull tradicional poderia me enviar seu telefone ou o telefone de alguém que vc conheça
    poderia me enviar a resposta no email : jairo_netolg@hotmail.com
    Desde ja agradeço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tradicionais são bem mais caros e tem um drive totalmente diferente outro folego

      Excluir
  3. Ele não é ainda criador da raça, mas você pode estar pesquisando no próprio site aqui dos canis da raça no Brasil, que pra min são os únicos serio e comprometidos com a raça.

    ResponderExcluir
  4. esse cara que aparece nesses videos falando de procedência é um falastrão, ja vi os cães dele e não tem nada de excepcional, meu visinho aqui em joao pessoa comprou um e esta arrependido ate hoje, o cara so pensa em vender cachorro, é um verdadeiro cachorreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele comprou de qual geração do canil? em qual ano? o canil CGD reiniciou a criação do zero entre 2012-2013. Foi realmente comprado do CGD ou de outro canil parceiro?

      Excluir
  5. Os not pitbull são bem mais lindos pois aparenta mais músculos o qUE os deixa mais legais .. já os tradicionais em sua maioria são magros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os "not pit bulls"(="não é pit bull") são da raça american bully e não apresentam músculos aparentes e sim peso em excesso.
      Os pit bulls "magros" apresentados na imagem são puros, e estão assim por opção dos donos.
      Pesquise no blog sobre Condicionamento e peso ideal.

      Excluir
    2. hoje em dia as pessoas nao querem saber se o cao é bom para aquilo que nasceu pra fazer e sim pra dizer qual é o mais bonito!
      muitos so comprar pra se gabar,pra falar que o cao é melhor ou é mais bonito que o outro!
      isso de que pit bull tem a cabeça gigante totalmente desproporcial ao seu corpo tomou uma grandeza maior do que eu esperava! o real APBT esta sendo esquecido deixado de lado por que gente como esse ai de cima acha mais binito um cao gordo baixo e da cabeça gigante!
      isso nao é pit bull

      Excluir
  6. tenho tres tipos diferente de pitbuul isso pode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não existem tipos de pit bull, existem pessoas que vendem cães de outras raças dizendo que são pit bulls, e isto é errado

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Esse Pitbull moderno esta seguindo o mesmo caminho que antes resultou no Amstaff, ou seja se distanciando do verdadeiro Pitbull.

    ResponderExcluir
  9. Entre um ADBA e UKC qual seria mais indicado ?
    Eu estou pesquisando canis mas ainda estou em dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa parte dos canis brasileiros possuem cães com registro nas duas entidades ao mesmo tempo.
      Entre as duas, a ADBA é a que tem maior credibilidade em comparação.

      Excluir
  10. Ri da CBKC n vale nada se a pessoa quiser ter o registro inicial do Pit Bull só se for IBC

    ResponderExcluir
  11. Deveriam criar o Pitbull com as características do Brasil visto q aqui temos diferentes tipos de cães. Visto o impasse.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde sou iniciante em criação de pit Bulls pois estou comprando uma fêmea American Bully gostaria de algumas dicas

    ResponderExcluir
  13. Tenho 2 o terrie e um moster,todo dia mim chamao de louco , mais uma coisa sei eu trato eles como se fosse meus filhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho filhote Pit Monsters sangue 7 vezes tif uma femea linda disponível enviamos para todo lugar do Brasil só chamar 01499773-0767

      Excluir

Páginas