quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O Pit Bull é reconhecido pela FCI ?

A raça Pit Bull é reconhecida pela FCI (Federação cinológica internacional)? A resposta: Tecnicamente, sim!
[assistam o vídeo no final do texto]
O Pit Bull já foi reconhecido pela FCI, só que com um nome diferente: American Staffordshire Terrier. Porém, o American Staffordshire terrier(Amstaff) tornou-se tão diferente do pit bull principalmente em termos de temperamento, que são consideradas raças diferentes. As duas raças tem o mesmo sangue e já foram uma única raça, mas tiveram seleções diferentes. O Amstaff foi direcionado totalmente para exposições, se tornando um cão mais pacífico com outros animais, e as colorações Red Nose e o totalmente branco, foram excluídas logo no primeiro padrão elaborado pela AKC(American Kennel Club) em 1936; tornou-se também um cão mais baixo e pesado. Já o pit bull continua(principalmente na ADBA) sendo selecionado pela funcionalidade, temperamento e Gameness, sendo inclusive aceitável a agressividade contra outros cães(Característica comum em cães terriers).
American staffordshire terrier vs American pit bull terrier
(Learn the difference)
Graças a FCI, muitas raças originalmente de trabalho, tem agora uma versão de trabalho(considerada fora de padrão) e uma versão de exposição. Exemplo: Vejam a diferença entre um pastor alemão de trabalho e um pastor alemão de exposição. Qual deles consegue exercer um trabalho com mais facilidade?
Pastor alemão de trabalho vs Pastor alemão de exposição. Diferença entre as linhagens / seleções
(Working line german shepherd vs Show line german shepherd)
O reconhecimento pela FCI, não tem sido muito benéfico para raças de trabalho. Características consideradas "bonitas" - como excesso de pele, focinho muito curto, costas curvadas, tamanho minúsculo - são muito acentuadas, deixando os cães cada vez mais distantes do seu formato saudável e original.

O American pit bull terrier já é reconhecido e registrado pela UKC(United Kennel Club) desde 1898, e pela ADBA desde 1909. E os criadores não se preocupam sobre a raça ser reconhecida pela FCI, já por saber que esse reconhecimento não faz bem para raças de trabalho, e que de qualquer forma isto não teria valor algum, pois além da FCI ter sido fundada só em 1911, mesmo que a raça fosse reconhecida por esta entidade, continuaria tendo sua versão de trabalho, e a versão reconhecida pela FCI se tornaria uma raça diferente novamente assim como aconteceu com o Amstaff. Conclusão: Os criadores não tem interesse e a raça não precisa ser reconhecida pela FCI.
(Veja mais fotos, logo abaixo do vídeo)
[ Documentário "Segredos do pedigree" parte 1, que esclarece muito sobre o que acontece com os cães selecionados apenas para exposição] se não funcionar no Google Chrome, tente no Mozilla Firefox.

* Link: http://mais.uol.com.br/view/wkgk9rozkklc/segredos-do-pedigree-parte-1-0402336CE4B98346?types=A

Galeria - Antes e depois
Mastim napolitano antigo vs mastim napolitano de exposição
Bull Terrier de 1915 vs Bull Terrier de exposição
antigo bulldog de trabalho vs antigo bulldog de exposição.
Século XX

Antigo bulldog do século XX vs atual bulldog de exposição (1)
Antigo bulldog do século XX vs atual bulldog de exposição (2)
  
Rottweiler antigo vs  Rottweiler moderno de exposição
 
Pit bull antigo versus Pit bull moderno de exposição 

American staffordshire terrier antigo vs moderno de exposição



Outras imagens, temas diversos:
 
Pit bull - padrão ADBA e UKC


* Sugestões de pesquisa sobre raças de trabalho: Cane da presa meridionale, Gull terr, Leavitt bulldog, Bulldog americano.

9 comentários:

  1. Essas raças de trabalho ainda existem ou já foram extintas?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O cão virou um mimo, tem que ser "fofinho", bonito, esses não criadores se preocupam com o cão, a saúde principalmente, só querem dinheiro. Bulldogue por exemplo nem cruzar sozinho o bicho consegue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja o que aconteceu com as raças: https://www.youtube.com/watch?v=7yNthc1KhFM

      Excluir
  4. Este cão: cane da presa meridionale ainda existe ou foi extinto? Segui a sugestão para pesquisa-lo porém não encontrei muitas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existe sim. veja(copie o link) https://www.youtube.com/watch?v=qriYsEvy17A

      Excluir
    2. http://www.canedapresameridionale.it/

      Excluir

Páginas