Cão com orelhas cortadas, e cão com orelhas naturais em formato de rosa. Padrão UKC(United Kennel Club) |
tipos/formatos de orelha do Pit Bull. Corretos e incorretos. Padrão UKC. Orelha em rosa, cortada e semi-ereta |
O vídeo acima mostra o procedimento para deixar as orelhas "em rosa", um dos formatos preferidos e mais comuns.
Amstaffs com orelhas em rosa, em estado de alerta e relaxado(com orelhas pra trás). As orelhas em rosa podem ser mais baixas que as ilustradas aqui. |
Terrier irlandês com suas orelhas corretas para o padrão da sua raça |
Para este método, geralmente é utilizado tintura de benjoim(para passar nas regiões onde irá a cola) e uma cola à base de látex; um exemplo de cola utilizada é a cola Tear Mender(veja como usar a cola aqui). A cola só é passada em uma lateral e ponta de cada orelha; as outras laterais ficam livres para circulação de ar. Dizem, por exemplo, que a cola mender se solta depois de 3-4 dias, ou que se quiser o dono pode usar uma solução removedora. Observe o método: primeiro passa a tintura e depois a cola. Você pode adaptar o método para deixar as orelhas um pouco mais altas. Simule o posicionamento das orelhas antes de iniciar o procedimento. (Assista o vídeo até o final) (links mencionado em seguida) (texto continua abaixo)
* https://flealess.org/irishterriers/information/index.html (e ilustrações deste texto aqui)
* http://www.irishterriers.com/welcome.htm?eartrain.htm
* http://serendipityairedales.tripod.com/setears.html
Há quem também goste do cão com orelhas "em botão", como no caso da exemplar na foto abaixo. No padrão UKC não há especificação quanto ao formato em si, porém menciona que orelhas largas também não são preferidas. Então se um cão tiver este formato, porém tiver orelhas do tamanho adequado para um pit bull, provavelmente não há problema. Esta é a minha interpretação.
exemplar com orelhas "em botão" |
O resultado esperado no Boxer é este aqui.
Devo ressaltar que o único método já testado em pit bulls foi o método da orelha "em rosa". Se você quiser arriscar testar no seu cão, esteja ciente disto.
Agora voltando a questão do corte de orelhas...
O corte de orelhas(conchectomia) no Brasil é oficialmente proibido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, mas vários proprietários continuam realizando mesmo assim, ou por não terem conhecimento disso ou porque mesmo que saibam dessa proibição, não se importam com isto, pois preferem o pit bull de orelhas cortadas e sempre encontram algum veterinário que realize a cirurgia.
Existe tala de orelhas para cães que as têm cortadas, e são feitas para deixar as pontas retas/eretas.
Tipos de cortes de orelha - Pit bull. O mais curto deixa o ouvido desprotegido. |
*** INDICAÇÃO:
* A história do corte de orelhas dos cães