Então vamos começar.
HISTÓRIA:
Nos anos 1990, Guillermo Thompson(Chileno, residente no Brasil), havia sofrido um assalto a mão armada enquanto praticava corrida em um parque, e desde então estava em busca de um cão que pudesse lhe proteger(que pudesse lhe acompanhar nas corridas, nos passeios de carro e lhe proteger em casa). Inicialmente adquiriu um Rottweiler, mas não ficou satisfeito, considerando-o um cão "lento" e grande para o propósito requisitado, que incluía também um porte mais adequado para um transporte confortável no automóvel. Então, em meio a recente "fama" da nova raça(Pit Bull) que chegava ao Brasil naquela época, ao ver uma reportagem americana sobre o Pit Bull, e considerando-o então o cão ideal, ele decidiu adquirir um exemplar.
Max of Palacios e Jaguar Amber Gutierrez - cães Thompson |
Quando adultos, estes cães continuaram chamando atenção pelo seu físico e constantemente as pessoas solicitavam filhotes. Guillhermo fundou o Canil Thompson(atualmente extinto) com a intenção de ganhar dinheiro vendendo cachorros e começou a vender muitos filhotes á partir do casal de cães importados. Logo ganhou inesperada fama e admiração, e descendentes dos seus cães se destacaram nas exposições no Brasil. Acabou ganhando fama nacional. (CURIOSIDADE: os cães do canil Thompson deram origem a diversos cães tricolores[red-and-tan] e hoje vê-se esta característica transmitida até a descendentes impuros. O primeiro tricolor, dizem, foi o Hulk Thompson[peso:75 libras]. Guillermo também com o tempo passou a admirar cães pesados, aos quais ele chamava de "fortes", e selecionou com este intuito: produzir cães pesados).
(assista agora uma entrevista com Guillermo Thompson com o cão Max, para o "vídeos quatro patas" VHS "O Pit Bull". Note que na época ele não conhecia muito o temperamento da raça, descrevendo-o como "agressivo com estranhos", o que sabemos que não é verdade, um cachorro adestrado para defesa pessoal vai demonstrar "agressividade" sob comando). texto não termina aqui, leia mais abaixo
Agora um vídeo do Max of Palácios
O PROBLEMA:
Até este ponto tudo estava indo bem, mas não demorou muito à tudo dar errado. Muitos adquiriram cães do canil Thompson para iniciar suas próprias criações, muitos visando apenas lucro, e estes cruzaram os thompson com cães RI(Registro inicial documento dado a cães com árvore genealógica desconhecida). E posteriormente, buscando animais de aparência pesada sem nenhuma utilidade, apenas por moda... muitos "criadores" inseriram cães CAMELOT e RED LION! (veja o artigo sobre "Pit bulls extremados" aqui e descubra que eles não são o que você pensa) Veja um exemplo deste tipo de cruzamento aqui(Thompson X Camelot).
A "seleção" a partir deste momento foi voltada ao gosto pessoal. Buscava-se(ainda hoje busca-se, em alguns "canis") um cão baixo, largo, com cabeça enorme, muito osso(ossos largos) e... sem utilidade nenhuma, a não ser... entreter visualmente os donos.
O problema é que esses caras continuaram(e ainda continuam!) rotulando seus cães como da "linhagem Thompson"(para facilitar as vendas, é claro), mas praticamente não possuem sangue thompson, e a maioria nem se quer é pit bull.
Acompanhe este exemplo hipotético: digamos que você pertence a uma família de indígenas, mas que 5 gerações atrás você tem um tataravô europeu(apenas um). Você seria índio ou europeu? pois é, imagina então se alguém lhe anunciasse como um europeu(porque você possui um ancestral) mesmo todos vendo que não é?
É o que está acontecendo com os cães. Estão vendendo como Thompson, mas na verdade são muito mais CAMELOT, RED LION(não são pit bulls!), e cães de RI.
*****************************
Alguns estudiosos não consideram Thompson como uma linhagem, outros consideram que é. Afinal, Thompson é ou não uma linhagem? E se foi, será que está completamente extinta? Outros também discutem a pureza destes cães por conta do peso de muitos exemplares. Sabe-se que Guillermo selecionava para obter cães pesados, e segundo o mesmo as suas fêmeas pesavam no mínimo 35 kg, e os machos mais de 40 kg. Ele fazia cruzamentos fechados até a 3ª, no máximo 5ª geração.
Contudo, hoje um dos poucos canis que ainda usa verdadeiros cães Thompson é o canil South American Gang Kennels.
*****************************
Seu cão é Thompson? Como saber? Resposta: o que define se o cão pertence a uma linhagem não é a aparência, não são as características físicas. O que define se um cão pertence a uma linhagem é a sua árvore genealógica, linhagem é "família genética". Se o seu cão for descendente do Max, da Amber e de vários outros cães do CANIL THOMPSON, então sim, seu cão pertence a esta "linhagem".
*****************************
CONCLUSÃO: O que temos certeza, é que os thompsons praticamente não fazem mais parte do cenário/plantel nacional de Pit Bulls procedentes. E portanto, não possuem mais a mesma "importância" dada antigamente.
*****************************
*Mais fotos destes cães: https://www.facebook.com/canilcgdkennel/photos/?tab=album&album_id=585745654774102
Fontes: http://orkut.google.com/c22205722.html
http://fielpitbull.blogspot.com.br/2012/04/surgimento-do-pit-bull-de-linhagem.html
e uma revista da época.