segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O erro das listas de "Raças consideradas perigosas"

Por quê países elaboram listas de raças consideradas "perigosas" e as banem? Simplesmente, por preguiça, medo e completa ignorância. 
Legislações específicas para raças de cães
O primeiro país que fez leis do tipo(se eu não me engano foi a Inglaterra, por volta dos anos 1980), fez para acalmar a população. Foi durante um curto período de tempo, em que um ataque de um cão à uma criança repercutiu bastante na mídia causando indignação a população. O governo então, para acalmar os ânimos elaborou, de forma extremamente precipitada, leis de restrição a raças.
Logo alguns anos mais tarde, com a "ajuda" de novos ataques caninos ocorridos em outros países, ocorreu o efeito "Maria vai com as outras". Imagine a situação: ocorre um ataque de grande repercussão em seu país, o que fazer para acalmar o povo? Simples, copie o que o outro país fez diante da mesma situação. 
Países que fazem isto, elaboram uma lista de raças, sem praticamente nenhum critério real que não seja boatos vindos da mídia. E com a desculpa de que certos cães podem ser utilizados como "armas" contra a população, eles desenvolvem restrições à criação e até o banimento de raças.
O critério de avaliação sempre é a fama e/ou a aparência da raça, e a lista é elaborada por políticos sem nenhum auxílio especializado.
Qualquer cão pode ser utilizado como arma, basta receber o adestramento necessário! Não há forma de elaborar uma lista de raças "perigosas".
Nos países em que estas leis vigoram, ataques de cães continuam ocorrendo! Isto porque não são raças que atacam, e sim cães que atacam.
Quero chamar atenção para um dado, que reflete o preconceito utilizado na construção da lista de raças: você mesmo pode conferir, geralmente um país que possui leis de restrições à raças, não bane raças nacionais! São apenas as raças estrangeiras que são "perigosas"?

Cada país que possui restrição à certas raças de cães, possui sua própria lista. As listas destes países são bastante heterogêneas entre si, refletindo a aleatoriedade das escolhas e a falta de conhecimento de raças.

Há também uma grande falta de coerência no banimento de raças. Nos Estados Unidos por exemplo, em alguns estados é permitido possuir um Tigre dentro de casa! Mas, ao mesmo tempo(nos mesmos estados) não é permitido ter um simples pit bull! Isto não faz sentido algum! Tigres causam centenas de mortes todos os anos na Índia, tigres que habitam uma região chamada Sundarbans são conhecidos como "devoradores de homens", e os humanos realmente fazem parte da sua dieta! Acham um simples cão mais mortífero que um tigre?

A incoerência é realmente enorme! O pit bull, por exemplo, é quase uma unanimidade na lista de vários países, e apesar disto, não é uma raça de cão de guarda! Algo que preciso destacar, é que vários países(que certamente não possuem nenhum conhecimento à respeito da raça) utilizam como motivo de restrições a contabilidade de ataques de cães mestiços e cães de raças assemelhadas, pois lá fora é disseminada a MENTIRA de que "Pit Bull" é um termo "genérico" que engloba várias raças e até cães mestiços(Veja meu artigo sobre isto clicando aqui). Então, é claro que haverá muitos registros de "ataques", qualquer ataque de mestiço ou raça parecida é considerado como um ataque de Pit Bull!

A ineficácia destas leis de proibição é notória, pois não impedem de maneira nenhuma novos ataques. Como já dito, os ataques caninos continuam ocorrendo, independentemente de raça. E só para salientar, as raças que mais mordem pessoas no mundo são: 1º Dachshund(salsicha), 2º Poodle e 3º Jack russel terrier; mesmo de porte pequeno, no colo, cães podem morder o rosto e causar danos reparáveis apenas por meio de cirurgias. Fica evidente que os cãezinhos mais paparicados são os mais possessivos e causadores de acidentes.

O QUE TERIA DE SER FEITO PARA EVITAR AO MÁXIMO ATAQUES CANINOS? Algumas sugestões: Primeiramente, a criação da lei de posse responsável, onde o proprietário do cão assume total responsabilidade pelo animal, e portanto estará sujeito à duras penas e multas altas em caso de ataques. 2º Por lei, as pessoas deveriam fazer um curso para então receber uma permissão para ter cães(permissão com categorias, assim como a carteira de motorista). 3º todo cão encontrado solto deveria ser recolhido por uma entidade responsável, e se o dono fosse encontrado deveria ser penalizado, dependendo do temperamento do animal.


Inspiração do artigo: http://www.esquerda.net/opiniao/teoria-falhada-das-ra%C3%A7as-de-c%C3%A3es-perigosas/27409

Um comentário:

  1. Com certeza deveria ser obrigado ter um curso para que no minimo o dono saiba oq ele esta tendo dentro de casa, hoje em dia mesmo tem muito ataques de pits em outros caes, ai voce vai ver o historico do cao, o pit nunca foi sociabilizado, e nunca passou por um adestramento nem mesmo de obediencia, ai o cara nn sabe oq o pit é e deixa ele na rua e dps ele ataca outro cao ( e ainda pra ajuda nem é pit de vdd, pq uma pessoa que compra um pit de pedigree sabe do que ele é capaz).

    ResponderExcluir

Páginas