quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Não seja enganado ao tentar comprar um Pit Bull !

Pessoas pouco informadas que estão buscando investir alto na aquisição de um cão de raça pura, podem ser facilmente enganadas no momento da compra. Na maioria das raças isto acontece no caso de compra de filhotes vindos de canis clandestinos, ou através de vendedores de cães, filhotes com doenças hereditárias e etc. Mas quando o assunto é Pit Bull, além destes casos há também uma grande possibilidade do interessado ser enganado sobre a pureza do cão.
American pit bull terrier.
nome do cão da foto: Jaedy's American Devils King Cobra
O nome 'Pit Bull' infelizmente atraí muitos aproveitadores e pessoas que agem de má-fé, que visam apenas o lucro e não tem nenhum compromisso com a raça.
O que acontece muito no Brasil é que muitos cães mestiços ou que pertencem a uma raça diferente são registrados e vendidos como se fossem Pit Bulls, e muitas pessoas pouco informadas sobre a raça acabam investindo alto em cães assim. Isto acontece até em canis famosos admirados por leigos.

Hoje a maneira mais fácil para um leigo conseguir adquirir um Pit Bull procedente no Brasil é através da verificação do registro(vulgo 'Pedigree') dos cães, no caso do Pit Bull trata-se do registro UKC e/ou ADBA. Ou seja, um leigo pode identificar se um Pit Bull é procedente se os pais e a ninhada tiverem registro UKC e/ou ADBA, melhor ainda se tiver os dois registros ao mesmo tempo. UKC é uma grande entidade cinófila americana fundada em 1898; e a ADBA é uma entidade cinófila especializada em Pit Bulls e que foi fundada em 1909, é o pedigree supremo do pit bull.
O registro/pedigree CBKC, segundo muitos criadores, não garante a procedência de um Pit Bull devido ao que ocorreu com a raça no Brasil. Muitos cães mestiços e de outras raças tiveram a oportunidade de serem registrados como se fossem Pit Bulls pela CBKC, e por este motivo o registro desta entidade não tem credibilidade para os criadores conscientes da raça. Muitos cães sem origem conhecida conseguiram obter registro na CBKC e hoje seus descendentes são vendidos à valores altos, mas que apesar de se parecerem com Pit Bulls estes cães que tem apenas registro CBKC não possuem nenhuma comprovação de que realmente pertencem à raça. Vale ressaltar que isto acontece também em outros clubes brasileiros, como SOBRACI, CINOBRÁS, etc, que também proveem registros iniciais para cães que apenas se parecem com a raça.
Quem quer investir alto em um cão de raça, está procurando procedência, padrão e genética; está buscando um cão de qualidade e de origem confirmada e rastreável, que seja um verdadeiro representante da raça. Muitos cães sem origem infelizmente conseguem registro nacional, mas de qualquer forma, mesmo conseguindo um papel, continuam sem origem, sem procedência, sem genética conhecida.

Vamos agora a uma pequena lista de dicas para que um leigo não seja enganado quando quiser investir alto em um Pit Bull:
  • Esteja ciente de que não existem tipos ou variedades de Pit Bull. 
  • Se informe sobre a raça. Conheça a história, temperamento e características físicas (como peso e altura) de acordo com os padrões UKC e ADBA. Um Pit Bull não costuma ultrapassar os 27Kg e é uma raça de porte médio e de corpo atlético.
  • Procure canis que trabalham com registro/pedigree UKC e/ou ADBA. Entre estes dois registros, hoje o ADBA é o que possui mais credibilidade, é o mais conceituado.
  • Procure canis que além de trabalharem com estes registros, também trabalham com linhagens consagradas, repeitadas e bem conhecidas lá fora no país de origem da raça, com bom histórico dentro do UKC e da ADBA e que seguem seus padrões.(Veja: Linhagens de Pit Bull)
Em complemento, eu indico os links abaixo:
American Pit Bull Terrier, Padrão ADBA e UKC.
O peso não costuma ultrapassar os 27 Kg, são de porte médio.
Acesse também os links mencionados no meio do texto("O que é pedigree?"; e "Pit Bull vs CBKC").

***LISTA "NEGRA"***
Além de alguns cães CBKC que se parecem com pit bulls mas não são, existem linhas/vertentes de cães mestiços e/ou Bullys ou de outras raças que são vendidos à valores altíssimos como sendo APBT puros e também possuem papel CBKC ou de outros clubes. Cães destas linhas e/ou com base nestas linhas/tipos NÃO são pit bulls, mas sim outros tipos de cães ou outras raças:
  • Red Lion
  • Camelot
  • Chevy
  • "monster/extreme/'bull'/extremado..."
Cães destas linhas/tipos pertencem à outras raças ou tem origens extremamente duvidáveis com histórico de inserções, algumas até são interligadas ao Bully, e todos não possuem nem se quer a mínima semelhança com o APBT, além também de não atenderem ao padrão da raça à qual alguns dizem pertencer. Apesar disso muitos destes ainda são vendidos com pedigree nacional de pit bull mesmo não pertencendo à raça (tenho a prova desta conduta aqui). Não seja enganado! Se você curte estes cães, você não está procurando um Pit bull, você está procurando uma raça diferente, procure a raça que você realmente deseja. Pense nisso. Se você já tem um cão, e ele possui algum destes nomes no pedigree, este cão não é Pit Bull, é algo diferente.
------------------------------------------------------------------------------------------------
*Tire suas dúvidas nos comentários, não é necessário ter conta para comentar. Mas se você tem conta, comente marcando a opção 'Notifique-me'. E se ainda não estiver vendo a opção de comentar, clique em 'comentários'.

15 comentários:

  1. Esta informação iria ajudar muito também em forma de vídeo.

    ResponderExcluir
  2. ficou muito bom, que belo trabalho amo a raça fico feliz por termos um defensor com um conteúdo intelectual baseado em fatos.

    ResponderExcluir
  3. Onde consigo achar esses caes de raça diferente, queria usalos para tração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. difícil, a maioria (senão todos) dos criadores aqui no Brasil só focam na aparência, não utilizam na tração

      Excluir
  4. E pela aparência do filhote? Tem algum jeito de saber? Algum macete... Estou buscando meu primeiro filhote da raça, tive uma casal de boxer que viveram comigo por 12 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe forma de determinar a pureza de um cão, principalmente pit bull, através apenas da aparência. Mesmo cães mestiços possuem muitas semelhanças com a raça. Se você procura apenas aparência, vai encontrar um cão que vai te satisfazer. Mas pureza mesmo, genética, só da forma que está explicado no texto, porque fizeram muitas mestiçagens com estes cães no Brasil, há poucos puros e só encontra em ALGUNS canis.

      Excluir
  5. Olá a todos, poderiam me ajudar a identificar a raça desse bebê que adquiri como dálmata, não sei se é?
    Como faço para enviar a foto para vcs poderem me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!

    Tenho procurado muito pitbull Terrier blue nose, cinza com branco e olhos azuis, ABDA, mas não acho em lugar algum aqui no Brasil. Sei que existem controvérsias sobre o blue nose, mas queria demais saber se existem referências de criadores no Brasil. Alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nunca vai encontrar um pit bull desta cor e com registro ADBA, nem no Brasil, nem lá fora. Você pode procurar outras raças, como Amstaff, e American Bully, nestes tem blue nose.

      Excluir
  7. Eu tenho uma dúvida. Se eu pegar um Pitbull sem procedência, e cruzar com um Pitbull com procedência, e desse filhote, eu cruzar com outro Pitbull que tenha procedência... Se esse filhote, nascer igual a um pitbull, eu consigo tirar o pedigree desse filhote, que teve o avô sem procedência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai se parecer com um pit bull, e infelizmente vai conseguir um RI, mas nunca será um cão 100% procedente, e portanto também não será reconhecido por criadores profissionais, sempre terá uma lacuna no pedigree e será desvalorizado por isto. Se você tem um cão procedente, não existe motivo para cruzar com um cão sem procedência se o objetivo é fazer uma criação, pense nisto.

      Excluir
  8. Comprei um APBT tricolor ( marrom, preto e branco ) me disseram que era raro... fui enganada? Nunca tinha visto de três cores...

    ResponderExcluir

Páginas