sexta-feira, 15 de julho de 2016

Abrigos de cães identificam erroneamente os Pit bulls

Um estudo realizado pela Universidade da Flórida, revelou que os abrigos de cães dos Estados Unidos constantemente estão identificando erroneamente cães como sendo da raça Pit Bull, apenas julgando pela aparência.
Cães que foram erroneamente identificados como Pit Bulls. O teste de DNA revelou suas verdadeiras descendências. Clique para ampliar a imagem
Amostras de sangue de 120 cães que foram identificados como suspostos "Pit Bulls', de quatro abrigos diferentes foram retiradas para análise. A análise de DNA, mostrou que os funcionários dos abrigos só identificam a raça correta em apenas 33% a 75% das vezes. Em mais de 48% das vezes, os cães avaliados não possuíam qualquer traço de sangue de Pit Bull. Outros eram mestiços, ou tinham parte do sangue de Amstaff.

O estudo foi financiado pelo Maddie’s Fund e pelo Merial Veterinary Scholars Program. (os DNAs utilizados para comparação foram de Amstaffs e de Staffbulls, o que pode comprometer a total veracidade da pesquisa)

* Em 2010, Jean Keating proprietária do cão chamado Lucas, da foto abaixo, utilizou do mesmo artifício para impedir que seu cão fosse sacrificado. Um teste de DNA feito com a saliva de Lucas, mostrou que ele é predominantemente o resultado do cruzamento entre Bullmastiff e Boxer, e algumas outras raças em menos porcentagem(Weimaraner, etc), e não possuí nenhum vestígio de DNA de Pit Bull. Com o teste comprovando que Lucas não era um Pit Bull, a dona conseguiu salvá-lo.  Este teste foi realizado pelo Mars Veterinary Wisdom Panel Insights.
Cão chamado Lucas, retirando amostra de saliva para teste de DNA que salvou sua vida.
Quais as consequências destes erros de identificação?
Os cães identificados erroneamente como Pit Bulls, tem dificuldades de serem adotados. E em alguns estados americanos, eles chegam até a serem sacrificados, pois existem leis de proibição à raças consideradas "perigosas". Estes mesmos cães (identificados erroneamente) quando causam algum acidente, entram para as estatísticas de ataques representando o Pit Bull, o que prejudica ainda mais a raça.

FONTES DO TEXTO:
* http://www.veterinarypracticenews.com/study-many-shelter-dogs-mislabeled-as-pit-bull-trending/ (publicado em Fevereiro de 2016)

* http://www.toledoblade.com/local/2012/03/18/Many-shelter-dogs-mislabeled-pit-bulls.html (Pit Bull Lucas - 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas