sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Game dog - O esporte feito para o Pitbull

Uma breve introdução ao esporte
O esporte Pit gameness, o qual eu prefiro chamar de Gamedog(e explicarei o motivo) é um esporte competitivo que foi criado especialmente para a raça Pit Bull. E foi criado no BRASIL!
O esporte surgiu oficialmente em Abril de 2004, à partir da necessidade de desenvolver um exercício exclusivo para Pitbulls e que fosse capaz de drenar a energia destes cães que são atletas por natureza.
Quem teve a ideia foi Rogério Conte, proprietário do então famoso cão Jaffar nascido em 1996.
Hoje as competições oficiais ocorrem divididas em 5 etapas no ano, onde à partir do resultado é estabelecido um Ranking anual.

escalada vertical
O Game dog possuí 4 modalidades:
* Escalada vertical.
* Salto em distância.
* Salto livre(também chamado de Salto em altura).
* Tração X velocidade (categoria leve e pesada).

Todas as modalidades possuem um número máximo de tentativas.
Os cães competidores podem participar de todas as modalidades ou apenas de algumas, por opção do dono. Os cães fazem parte de equipes e são separados por categorias(Macho, fêmea; leve, pesado).
Todos os cães devem possuir Pedigree ou R.I.(Registro inicial) para estarem aptos à competir. Devem também estar com a vacinação em dia, ter mais de 12 meses de idade e apresentar exame de saúde.
Você pode verificar mais detalhes sobre as modalidades e condições para participar do esporte, no site oficial da Associação Paulista de Pit Gameness(APPG) aqui.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
* A ADBA em seus eventos de conformação, realiza uma competição semelhante ao Game Dog brasileiro, que inclui desde a escalada vertical até outras modalidades diferentes. A ADBA denomina a competição de "Top Dog".
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Pra quem deseja preparar e ensinar o seu cão para praticar este esporte, mesmo que seja para não competir e apenas exercitá-lo, aconselho que siga os links abaixo:
http://dogsofwarbrazil.webnode.com.br/products/condicionamento-basico-1/
https://www.youtube.com/channel/UC4Zc-jlnxXkGjj7IrqdDLGA
http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2015/08/especial-medidas-e-materiais-de.html

Aqui alguns vídeos importantes para a história do Gamedog:

   O Game dog cumpre muito bem com o seu objetivo inicial, que era e ainda é, proporcionar um meio saudável de drenar a energia dos Pitbulls, lhe oferecendo uma função. Onde utilizam e canalizam o forte instinto de caça do Pitbull e sua necessidade de exercitar-se, em algo ético, proveitoso e divertido tanto para o cão quanto para o dono.

Por que eu prefiro chamar o esporte de "Game dog"? Acho que poderia haver um nome melhor, mas este tem um significado ambíguo interessante. Ao mesmo tempo que este termo é utilizado nos Estados para "cães de combate"(que tem o gameness testado), também pode ser traduzido de forma literal para "Cão de jogo".
Já o "Pit gameness" faz menção direta aos combates, e sabemos que o esporte não mede qualidades relacionadas a combate, então não faz muito sentido.

Dizem até que alguns chamam o esporte de Iron dog, em referência ao triátlon humano de nome "Ironman".
Em ouros países, como os países latinos por exemplo, o esporte foi adotado com algumas alterações, começando pelo nome "Pitsport" ou "pit desporto".
Agora confira um vídeo antigo(em má qualidade, infelizmente) que mostra as modalidades de Game dog.

FONTES:
http://www.appg-eventos.com.br/estatuto.html
http://www.apbt.online-pedigrees.com/modules.php?name=Public&file=printablePedigree&dog_id=430077

5 comentários:

  1. Parabéns pelo post, eu queria saber se o cão que aparentemente parece com um APBT e que cumpri todas as modalidades dos esportes pode ser considerados APBT ? Ou só com o Pedigree para analisarmos ? É uma dúvida que tenho e que faz tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu digo: raça não é aparência, é genética. E pra analisar genética, só com o pedigree. Mas se você quiser participar de competições, eles aceitam o RI. Acredite, é extremamente fácil conseguir um. Mas se for fazer isto, recomendo que utilize apenas como forma de poder participar de competições oficiais de Game dog.
      Dá uma olhada no artigo que fiz sobre "Pet Bull". Lá eu mostro que aparência não define raça. E espero ver o seu cão competindo!

      Excluir
  2. Bom demais o conteúdo,o tenho um grupo de waths ,se quiser participar me chama no numero 85 996566214

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, eu sempre quis e quero um dia participar do game dog, mas tinha duvidas se poderia com R.I do dog. Agora estou satisfeito de saber que não tem preconceito com isso e é por isso que admiro o esporte✌✌✌

    ResponderExcluir
  4. Só podem participar cães da raça American Pitbull Terrier?

    ResponderExcluir

Páginas