domingo, 9 de outubro de 2016

Linhagens de Pit Bull - Tradicional e Moderno

Esta é uma introdução rasa e simples ao estudo de linhagens, e está destinado aos leigos.
A raça American pit bull terrier possuí diversas linhagens, isto muitos sabem.
Mas, o que são linhagens? 
De modo simplificado, linhagem é a árvore genealógica do cão, é a "família"(ancestrais) do cão. Quando nos perguntamos à qual linhagem um cão pertence, estamos perguntando literalmente à qual família ele pertence. Desta forma, só é possível saber à qual linhagem um cão pertence, se tivermos como saber quem foram os seus ancestrais. E a única forma de saber isto é através do certificado de pedigree, um documento que registra a árvore genealógica do cão, ou seja, mostra os nomes dos pais, avós, tataravós, e assim por diante.
Sendo assim, podemos entender que uma linhagem de cães é uma família de cães.
MAXIMUS KNL'S CASPER
Sangue Lonzo/Boudreaux - Tradicional
Para o orgulho de muitos, a raça Pit bull é contemplada com um riquíssimo arquivo de registros fotográficos e genealógicos. A árvore genealógica de um verdadeiro cão Pit bull pode ser totalmente rastreada, por pelo menos 100 anos, e pode chegar aproximadamente até cães que viveram na década de 1860. Em outras palavras, estou dizendo que é possível saber o nome(e muitas vezes até ver foto, peso, cor, nome do proprietário, nº de vitórias) de todos os ancestrais de um cão de hoje num período de pelo menos 100 anos e que mais ancestrais podem ser rastreáveis até os anos 1860.

Como uma linhagem surge?
Um criador adquire cães de outras linhagens que já existem, e seleciona(com base em um critério) os melhores exemplares para acasalamento. No caso do Pitbull, o critério de seleção era os combates entre cães, ou seja, os cães que eram bons nos combates eram acasalados(quando digo "bons", não estou referindo-me exclusivamente à habilidade, e sim à temperamento). O criador acasala os melhores cães, e da ninhada ele testa e escolhe os melhores filhotes, estes filhotes são cruzados com outros dos melhores cães e assim por diante.
Endogamia("inbreeding") é essencial no desenvolvimento de uma linhagem, acasalamentos consanguíneos fixam características(físicas e temperamentais) nos filhotes e possivelmente nas próximas gerações também. Uma seleção é considerada uma linhagem, quando possuí pelo menos 8 gerações(nº estimado) de cães endógamos, com características fixadas e próprias.
O objetivo de um criador é sempre produzir cães melhores, cada vez melhores.
Então o desenvolvimento de uma linhagem resume-se à seleção-teste>acasalamento>seleção-teste>endogamia>seleção-teste>acasalamento[...].
Normalmente a linhagem carrega o nome do canil, ou de um cão famoso que foi o patriarca dela.

Quais são as linhagens de Pitbull?
Podemos classificar as linhagens de Pitbulls em dois grupos, não por diferenças físicas, porque não há tantas, mas sim pelo critério de seleção utilizado na sua criação. Ou seja, esses dois grupos são de linhagens que tiveram critérios de seleção diferentes, foram desenvolvidas para objetivos diferentes.
Linhagens tradicionais:
Linhagens tradicionais, que também podem ser chamadas de linhagens de combate, linhagens de trabalho, ou Gamedogs. São as linhagens que foram criadas e desenvolvidas no mundo dos combates entre cães, ou seja, os cães destas linhagens foram selecionados nos combates e desenvolvidas para as rinhas. Os melhores cães de combate, os que demonstravam possuir Gameness(veja o que é Gameness aqui) eram acasalados, para produzir bons filhotes para a mesma função.
Como a rinha de cães é proibida, apesar de alguns criadores ainda utilizarem estas linhagens nos combates, estes cães estão sendo redirecionados para outras funções, como caça de animais de grande porte e competições esportivas, como weight pull(tração de peso), game dog, etc.

A lista de linhagens tradicionais é bem extensa, por esta razão citarei apenas algumas: Redboy, Lonzo, Jeep, Alligator, Zebo, Red devil, OFRN, Frisco, Boudreaux, Bolio, Jocko, Rascal, Eli, Paladin, Mayday, Yellow, Patrick, Chinaman, Turtlebuster, Crenshaw, Garner, Lightner, Colby, Nigerino, entre muitas outras.
As cores de pelagem mais comuns nestas linhagens são o Buckskin, o pretoVermelho(Red), mas existem também tigrados e outras cores menos comuns.
GR CH CHAVEZ' LLANTAS BIS 5XW
Sangue Boudreaux - tradicional
Linhagens modernas:
Linhagens "modernas", também chamadas de Linhagens de conformação. São as linhagens mais recentes. São descendentes de algumas linhagens tradicionais(ou seja, descendem de cães de combate. Especialmente dos cães OFRN*), porém não foram desenvolvidas para os combates. As linhagens modernas foram criadas entre os anos 1970 e 1980 para competir em provas de conformação física. A beleza é uma das suas características, embora também possam ser usados em funções como caça, esporte e obediência(claro que o temperamento dos tradicionais costuma ser mais "intenso").
Algumas linhagens modernas que posso citar são:  Lar-san, Castillo's, Vegas, Swogger, Redcoat, Red ranger, etc.
As cores mais comuns são o Red(vermelho, chocolate,marrom) e amarelo(caramelo/cream/creme).
Dentre as linhagens modernas, uma das mais apreciadas é a Lar-san, que é conhecida por unir beleza e atleticidade. Sua primeira geração ficou conhecida por cães que participaram com sucesso em competições de weight pull(tração).
Casal com sangue Lar-san.
GR CH 'PR' ROKI LAR-SAN SHOW ME THE MONEY  e
GR CH 'PR' CARAGAN'S BRAVEHEART JASMINE
Principal fonte:
* Revista do Pit Bull Ano 3 - Nº 17 - Matéria: 'Sangue Bom' (Onde contém entrevista com os criadores Wellington Lanas e Thiago Del Manto)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* O que é um Pit Bull MODERNO?
* O que é um Pit Bull TRADICIONAL?
* O que é pedigree? E sobre o Pedigree do Pit Bull (acesse o link)
* A verdade sobre os "Pit bulls" Monster, extreme, etc (Acesse o link)
* OFRN - Old Family Red Nose(Linhagem tradicional) (Acesse o link)
* John P. Colby (fundador da linhagem Colby)

42 comentários:

  1. Boa tarde. Muito bom esse blog,muito explicativo, eu gostaria que me informa-se se possível o nome de alguns canis de pitbulls de linhagens tradicionais que no meu ver é o melhor para desenvolver o pitbull como um atleta, vou adquirir um pit para treinalo para o game dog. Na internet existe vários canis mais são cães de exposição, se possível me mande obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo, citarei alguns que são fáceis de encontrar: Old Lake Kennel, Silverbulls kennel, Red Action Pit Kennel, Menezes kennel, Sentinel Kennel.
      Você também pode entrar em contato com eles e perguntar se conhecem canis mais próximos da sua cidade.
      Aqui também deixo uma lista de canis, que também incluem os que citei na parte final do texto: http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2015/08/especial-melhores-canis-de-american-pit.html

      Excluir
  2. Boa tarde. Muito bom esse blog,muito explicativo, eu gostaria que me informa-se se possível o nome de alguns canis de pitbulls de linhagens tradicionais que no meu ver é o melhor para desenvolver o pitbull como um atleta, vou adquirir um pit para treinalo para o game dog. Na internet existe vários canis mais são cães de exposição, se possível me mande obrigado

    ResponderExcluir
  3. Boa noite pessoal queria tirar uma dúvida os cães mordernos como eles foram criados se eles foram feitos a partir de cruza de cães tradicionais com outra raça ?, se alguém poder me expliocar ficarei grato abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a partir de cães tradicionais, especialmente da linhagem OFRN. A diferença é que os cães modernos foram selecionados para as competições de beleza/conformação do UKC, e por isto não foram utilizados/testados nas rinhas.

      Aqui a história da linhagem Castillo's
      http://www.californiapits.com/ que teve como base as linhagens Hemphill/Wallace

      Excluir
  4. Vejo muitos "vendedores de cachorro" fazendo propaganda de seus filhotes em sites populares utilizando a frase "os pais são de ótima linhagem". Se são de "ótima linhagem", qual linhagem é? Porque não dizem qual a linhagem? Certamente é porque nem sabem o que é isto, e só querem vender.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Como posso fazer o rastreio da linhagem do meu cão? Ele é um red boy de linhagem tradicional.
    Mas preciso me certificar da sua descendência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este post pode te ajudar http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2016/07/o-que-e-pedigree.html

      Lendo o pedigree, e entendo pedigree, basta pesquisar pelo nome dos ancestrais do cão e ir rastreando

      Excluir
    2. E se eu apenas adquiri sem informação sobre os ancestrais!? Como faço para saber da linhagem? Tem algum exame de sangue ou DNA, coisas do tipo, que possam nos levar a raiz do cão?

      Excluir
    3. Não há como saber. Imagine por exemplo, se você fosse órfão e não tivesse nenhuma única informação se quer sobre seus pais, como você iria encontrá-los? Seria impossível, porque não dá pra sair fazendo DNA de todas as pessoas do Brasil e do mundo. Simples assim.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Bom... Eu quero comprar um APBT e tem um canil perto de onde eu moro que é o canil piffer, ele mostra os pedigree dos cães mas eu não entendo muito, vc poderia me ajudar vendo os pedigree e me dizer se são realmente APBT? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo vai atras de tradicional, canil trincheiras em são paulo, trabalha com boa matriz. lá também há modernos, entre em contato pelo facebook ou youtube, o canil tem ambas as redes de comunicação.

      Excluir
    2. Robson Dias eu já lhe respondi pelo google+
      http://pitbullbr32.blogspot.com.br/2015/08/especial-melhores-canis-de-american-pit.html

      Excluir
    3. qualquer outra dúvida, pode me acionar pelo google+ comentando em alguma publicação recente.

      Excluir
  7. em 1998 tive meu primeiro pit ;eu achava que era .na verdade era um american starfoshire,depois adiquri uma filha do apache maximus e depois neto do pit canchin,agora quero um pitbuldog tradicional patrik,belon ou redboy jocko ...pois vamos iniciar um trabalho com enfase em game dog vc pode me indicar alguém que tenha para me vender um exemplar?

    ResponderExcluir
  8. em 1998 tive meu primeiro pit ;eu achava que era .na verdade era um american starfoshire,depois adiquri uma filha do apache maximus e depois neto do pit canchin,agora quero um pitbuldog tradicional patrik,belon ou redboy jocko ...pois vamos iniciar um trabalho com enfase em game dog vc pode me indicar alguém que tenha para me vender um exemplar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho conhecimento do canil Old Lake Kennel, e você pode conhecer outros buscando informações com este também. A escolha do canil fica à seu critério.

      Excluir
    2. https://pt-br.facebook.com/Lexieapbt/

      Excluir
  9. Boa noite queria compra um filhote de Pitbull tradicional sabe me informar um canil no Goiás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode entrar em contato com algum da lista abaixo e perguntar, talvez saibam se existe:
      http://pitbullbr32.blogspot.com/2015/08/especial-melhores-canis-de-american-pit.html

      Excluir
  10. Acho que adotei um tradicional, temperamento forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só dá pra saber a linhagem analisando o pedigree, é a única forma, o resto é suposição

      Excluir
    2. Alberto vou deixar dois links que respondem isto (copie cada):
      * https://pitbullbr32.blogspot.com/2018/11/o-que-e-um-pit-bull-moderno.html
      * https://pitbullbr32.blogspot.com/2018/11/o-que-e-um-pit-bull-tradicional.html

      Excluir
  11. Boa noite amigo.boa explicação,queria saber se você pode explicar sobre a origem do American bully?suas funções e quais as raças que compõe ele.tem muita lorota na internet,criou pitbull a 10 anos e vejo que você tem conhecimento da raça,aprendi muito aqui.só quero saber acerca desse American bully.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na caixa de pesquisa procure por 'a verdadeira origem do american bully' onde eu mostro eu explico o relato do Dave Wilson, pioneiro do bullly. E se quiser, no youtube tem um vídeo 'guia de raças caninas - american bully' onde é mais ilustrado.

      Excluir
  12. Bom dia!!
    Tenho um casal de Pit Bull, meu macho está na casa dos 40 kilos e a fêmea 35 kilos, musculatura dos dois bem definidos e aparente, seguindo a orientação do veterinário eu sempre controlo a alimentação deles para não ter um sobrepeso ( segundo o veterinário as duas últimas costelas tem q ficar um pouco visível ) mas tem algumas pessoas que tem dogs que se enquadram no peso mas fogem a outras características que insistem em dizer que meus cachorros não são Pit Bull.
    Tem alguma coisa que possa desqualificar os meus cachorros pelo peso deles?
    Os meus tem registro ibc, e são totalmente proporcionais, cabeça, corpo e altura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro unknown (desconhecido), o que pode desqualificar eles é a procedência. Qual é a linhagem deles? Procure no blog o guia do iniciante e o post sobre o pedigree do pit bull.

      Excluir
  13. O pit bull moderno e o mesmo pit monster? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleiton, claro que não. Se tem alguém dizendo isto está mentido. O que chamam de moderno são basicamente os pit bulls do padrão UKC, e eles não são monstruosos. Escrevi no blog sobre a história do monster, você pode conferir se quiser.

      Excluir
  14. Eu cruzei a minha pitbull American buuterrier com o mosnter esse cruzamento e que da dá o moderno?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!!!
    sera que alguem pode me explicar melhor as percentagens de sangue presentes e um pedigree?
    ex.( 30% larsan 80% castilhos et)como é feito este cálculo de precentagem de sangue ?
    quais os criterios ?

    obigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você está procurando um tema relacionado à genealogia, genética e implexo. O que posso te adiantar para ser rápido é que cada filhote tem o dna composto da seguinte maneira: total 100% composto por 50% da mãe e 50% do pai, desses o 50 % da mãe é composto por 25% do avô materno do filhote e por 25% da avó materna do filhote; o mesmo com o pai do filhote; e assim por diante por várias gerações.

      Quanto a porcentagem de linhagens, é o número de ancestrais de tal linhagem no pedigree, junto com estas porcentagens que o filhote carrega. Leva em conta também o implexo que mostra o grau de consaguinidade, ou seja, quantos ancestrais repetidos no pedigree...

      Excluir
  16. Boa noite achei a matéria super esclarecedora e detalhada sobre a pq não se acha muitas informações confiáveis sobre a raça na internet talvez pelas confusões com outras raças q as pessoas fazem comumente confundindo o Bully com o Pitbull. Gostaria muito de ter um Pitbull moderno mas tenho duas filhas já li q são cães que gostam de crianças e TB já vi falando q não e muito bom para se ter com crianças poderia me falar um pouco ou indicar uma matéria confiável sobre o comportamento da raca

    ResponderExcluir
  17. Ola pessoal
    Pra ser sincero adorei a conversa toda

    Vocês são bons no que fazem !

    ResponderExcluir
  18. E da pra destinguir enquanto ainda filhote?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite
    A linhagem que muitos falam q è o tradicional e o American Pitbull Terrier e o moderno
    American Staffordshire Terrier e tbm tem o
    Staffordshire Bull Terrier
    E verdade esses comentários?

    ResponderExcluir
  20. Olá gostaria de saber como encontrar apbt BLUE nose com pedigree adba?

    ResponderExcluir

Páginas