terça-feira, 11 de outubro de 2016

Pit Bull cão de guarda?

A imagem do Pitbull que é retratada na mídia tem sido fator exclusivo para a escolha desta raça para a função de guarda.
Sabemos que todos os "ataques" ocorridos no Brasil tiveram como protagonistas cães mestiços e donos leigos. Ou seja, a imagem que é divulgada na mídia é uma visão totalmente sensacionalista* e distorcida da realidade.
(Significado literal de sensacionalismo: "uso e efeito de assuntos sensacionais, capazes de causar impacto, de chocar a opinião pública, sem que haja qualquer preocupação com a veracidade.")
Imagem cão Pitbull
O Pitbull é uma raça que foi criada para caça e combate. Nos combates, onde foi mais utilizado, os cães lutavam num ringue sem nenhuma proteção para o público à volta, e os animais eram intensamente manipulados por pessoas até desconhecidas(juiz, treinador...). Então a raça foi criada para apresentar agressividade apenas contra outros animais, principalmente contra outros cães, e ser TOTALMENTE dócil com humanos.
Até mesmo o padrão da raça(padrão que foi elaborado pelo UKC, clube que reconhece o Pitbull desde 1898) reconhece esta característica e diz:
"CARACTERÍSTICAS: [...] Pelo fato de a maioria dos American Pit Bull Terriers apresentar certo nível de agressividade contra outros cães, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente[...]. O American Pit Bull Terrier não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda, por ser um cão extremamente amigável mesmo com pessoas desconhecidas. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça e, portanto, é extremamente indesejável." 

Nenhum criador profissional sério indica a raça para a função de guarda, já por conhecer esta característica.
Agora você que possuí um pet e discordou, deve estar pensando "mas o meu cachorro faz guarda, ele late no portão e tudo mais...".
Qualquer cão, de qualquer raça, até mesmo um vira-latas, é capaz de atuar como "cão de alarme". Só porque o seu cão late para pessoas, não quer dizer que ele vai morder um intruso. O cão só está avisando que há pessoas ali.
Agora, se você adestrou o seu cão, deve estar pensando "mas o meu cachorro não só late no portão, como também morde o figurante nos treinos de "guarda".
Caro leitor, um cão que morde um "figurante" que está ameaçando agredi-lo ou agredir ao dono, não é necessariamente um cão de guarda. Este adestramento(treino de mordida) serve para duas coisas: ensinar a maneira certa de morder e soltar sob comando; e aumentar a autoconfiança ao cão.
E em um treino de ataque sob comando, o cão não está agindo por seu instinto territorial, está atacando porque o dono ensinou e mandou fazer.
Um verdadeiro cão de guarda é territorialista e desconfiado de pessoas desconhecidas. Se você quer um cão de guarda, acesse o artigo: Dicas para quem quer um cão de guarda.
(Assista clicando aqui um vídeo sobre a diferença entre cão de guarda, cão de proteção pessoal, e cão de alarme)
Então resumindo, se o seu cão é um Pitbull puro, ele é incapaz de realizar guarda territorial. MAS, pode ser adestrado para Proteção pessoal, pois é muito protetor com o DONO e a família(mas não é protetor com a casa e/ou terreno).
Agora veremos alguns exemplos interessantes que mostram que o Pitbull não é um cão de guarda.

* Pitbull roubado é encontrado no Rio de Janeiro (click para ler e assistir a reportagem)
* Pitbull é sequestrado (clique para ler a reportagem)
* Filhote de pit bull é roubado, mesmo acompanhado da mãe



 Uma boa notícia, é que a aparência e fama do Pitbull, costuma ser suficiente para amedrontar bandidos e invasores desavisados. Um bom exemplo está abaixo:

 Também é importante deixar claro, que se o Pitbull ver o seu dono sendo agredido ou algo do tipo, ele vai defendê-lo. Como no exemplo trágico abaixo (Pitbull hulk é baleado):

O engraçado disto tudo é que existem diversas listas de "Melhores cães de guarda do mundo" que possuem o Pitbull. Isto só mostra o nível de "conhecimento" que tem a pessoa que criou o vídeo.
Se você possui um cão que é parecido com um Pitbull e realmente faz guarda, ótimo! Duvido que alguém tente roubar sua residência.
Imagem cão Pitbull red nose com orelhas cortadas. Fundo branco.
Pit Bull, cão de guarda? É uma raça indicada?

16 comentários:

  1. Fala sobre a possibilidade da raça ser proibida aqui no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Brasil não tem condição de fazer isto, mesmo que quisesse

      Excluir
    2. Por que não tem condições ? Explique !

      Excluir
    3. Nicholas, no Rio de Janeiro existem leis à respeito, dê uma olhada aqui E me diga se funciona. http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/0/f693642b66774c2103256751006f8f31?OpenDocument

      Excluir
    4. Já que não vão conseguir proibir mesmo essa fama dele pode ser muito boa afasta os idiotas carentes que querem ter cães só pra ficar alisando ele o dia inteiro e também afasta os bandidos vagabundos,PERFEITO.

      Excluir
    5. Gabriel, apesar disto existem donos que estão espalhando uma nova fama para o pit bull, e muitas pessoas estão comprando estes cães só para dizer que não tem preconceito e criam como se fossem bebês. Isto também trará grandes consequências. Não é todo mundo que pode ter um pit bull. Apesar de não ser um cão de guarda, os donos precisam estar preparados para separar brigas, evitar acidentes com gatos, etc, etc.

      Excluir
    6. indico: https://www.youtube.com/watch?v=77Bzp5mtAlU

      Excluir
  2. Qual seria hoje a melhor raça para guarda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pergunta no Brasil? Depende do que você procura, mas posso citar o Rottweiler, o Cane corso(de trabalho), pastor caucasiano, pastor belga malinois, etc, por exemplo.

      Excluir
    2. Vejo que vc n gosta do PA kkkk.

      Excluir
    3. pastor alemão de TRABALHO é show

      Excluir
  3. Nesse assunto em questão sobre Pit bull não ser apto a cão de guarda...posso garantir então que vai haver exceções...porque sou dono de um Pit Bull e garanto que ele é um ótimo cão de guarda...daqueles que não ficam latindo encomodando a noite toda..mas fica acordado...daqueles que apenas rosna em posição de ataque quando um elemento passa perto da grade da residência.
    Conheço quando ele estranha um animal e quando é pessoa...rosnados totalmente diferentes...pra pessoa é outro nível...ele chega a arrepia os pelos nas costas de bravo...kk

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Tenho um red nose de 1 ano e 4 meses, meu problema é que ele é muito dócil, até msm com estranhos, e não foi criado no meio de todo mundo, cresceu ao lado apenas dos meus familiares e primos pequenos, quando saio para passear com ele, o problema aumenta, pq ele tem muito medo do barulho dos carros e fica travando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a parte de ser manso é característico da raça. Mas o medo de barulho não é, pode ser falta de socialização quando filhote ou genética ruim

      Excluir
    2. Engraçado que tem hots pastores indicados pra guarda mas quando um invasor entra os bichos nem chega perto so ficam latindo de longe enquanto um pitbull que não faz a guarda pegou já vários bandidos até armados dentro de suas casas sem a presença ou treinamento do dono será mesmo que não serve pra guarda estudem melhor sobre a raça

      Excluir

Páginas