quarta-feira, 22 de agosto de 2018

A história e origem do Monster

Introdução

Primeiramente, levando em conta quem chega aqui sem estar por dentro dos temas, é importante esclarecer e reforçar sempre que os cães intitulados como monster, extremados ou extreme não são pit bulls, não pertencem a raça APBT. Há falhas nos registros/pedigrees. A falta de fiscalização permite que praticamente qualquer cão possa ser registrado como um pit bull no Brasil. Isto vem melhorando aos poucos com a conscientização, mas o caminho ainda é longo. Dito isto, podemos continuar.
Bossy’s Victoria Secret. Cadela americana de 91 libras, utilizada
como imagem-modelo do 'pit monster'
O monster, extreme, extremado, mais conhecido como 'pit monster', etc, corresponde a uma variedade de cães derivados e/ou relacionados ao movimento bully, e cujos criadores estão hoje objetivando transformá-la numa raça no Brasil. Este processo de construção de raça ainda está em andamento, está apenas no primeiro passo, é um anseio muito recente. Parte desses cães ainda continuam a ter pedigree nacional (seja CBKC, SOBRACI, etc) de pit bull e são vendidos como tal através de todo o Brasil. Apesar disso nota-se uma ligeira mudança no pensamento dos aficionados deste tipo de cão. Eu sinceramente espero que isto chegue a algum lugar, e que os monsters (uma variedade reconhecidamente muito mais próxima do american bully XL, XXL e extreme) parem definitivamente de serem chamados, registrados e classificados como pit bulls ou como um tipo de pit bull. Assim que este objetivo for realizado, a harmonia será alcançável entre criadores e aficionados das duas raças diferentes.

Antes de continuar, para entender tudo, você precisa primeiro saber o que é um American Bully e suas variedades de porte, estar por dentro do caso do cão Hulk e os "pitbulls" gigantes, e também conhecer os padrões ADBA* e UKC* do pit bull caso você nunca tenha visto um pit bull verdadeiro.

A história de origem dos Monsters

A origem dos monsters coincide com o reacendimento do conceito 'Bandog' pelo dr. Swinford no final da década de 1960, que justamente começou a cruzar pit bulls campeões de combate, com mastiffs para produzir os chamados Bandogs, grandes cães de guarda mestiços; e coincide também com a popularização do esporte canino Weight pulling (tração pesada) seguido da proibição das rinhas em todo o território americano na década de 1970.

A história do monster ou dos Bullys XXL tem início nos EUA com um cão chamado Eddington's Wanna be a Whopper de criação de Edgar Eddington. Um cão reconhecidamente de sangue mestiço molosso/mastiff, composto por bulldog americano e dogue de bordeaux, dizem.
Eddington's Wanna be a Whopper.
Nitidamente um molosso, não um pit bull.
Guarde este nome.
Nos fóruns americanos é dito que após conversas e esforços, Edgar conseguiu o consentimento do UKC e provavelmente também da ADBA (as fontes divergem quanto a participação direta da ADBA) para fazer o single register limitado do seu cão. Alguns dizem que o(s) clube(s) já sabiam que o cão era mestiço antes mesmo de conceder o registro, outros dizem que só souberam depois. Versões à parte, é importante mencionar que o objetivo daquela criação era produzir os melhores cães para as competições de Weight pull (tração pesada).

Dizem que o argumento que Edgar utilizou para que seu cão fosse aceito para registro era de que ele não pretendia ser um criador ativo e queria somente conseguir participar dos eventos sancionados/oficiais de weight pulling da UKC. Se foi realmente isto, é difícil entender então porque continuaram dando registros a sua prole. Há muitas divergências sobre como tudo isto aconteceu, se foi com consentimento ou não, mas é fato que ele conseguiu pelo menos o registro UKC e que as mestiçagens mencionadas não constam no papel.

É dito que Edgar Eddington foi campeão nacional de weight pulling por 12 anos seguidos e dominou as competições. O enorme sucesso do cão Whopper fez com que outros entusiastas do esporte procurassem por aquele sangue molosso. Foi então que surgiu o cão Spaulding's Chevy Red Dog, filho de Eddington's Wanna be a Whopper. Chevy Red Dog foi nove vezes vencedor nacional de weight pulling, obtendo o record mundial da época de 5 toneladas (11050 lbs). À partir de Chevy Red Dog surgiram os cães Elli's (não confundir com os APBTs Eli), cães muito presentes nos pedigrees de Bullys XL e XXL de hoje.
Spaulding's Chevy Red Dog
Por muitos anos tudo isto continuou abafado e 'escondido' do grande público. Os cães advindos das linhas selecionadas para Weight Pulling começaram a serem selecionados apenas pela aparência monstruosa devido a ascensão do movimento bully, alcançando também preços altíssimos, continuando com registros de pit bull mas também aderindo registros de American Bully na ABKC nos anos 2000.

Mas recentemente por volta do ano de 2015 houve o grande escândalo do cão Hulk, um cão de mais de 70 kg, cujo dono afirma ser um pit bull e tem registro UKC. Hulk, como pode-se observar abaixo tem em sua árvore genealógica cães Elli's (e consequentemente Chevy e o Whopper), Camelot*, Peterson*, entre outros, e Razor Edge a linha base do American Bully. Então, tanto a sua aparência como a sua genética mostram que ele não é um pit bull.
Pedigree do Hulk exposto pelo próprio criatório
Devido ao escândalo, os clubes começaram a tomar providências diante da pressão. O UKC reconheceu o American Bully após admitir "problemas" no stud book do pit bull. Com o anúncio da UKC, a ADBA foi mais longe e iniciou um processo de revisão e pesquisa do seu stud book, para reclassificar para a raça correta todos os cães que estão registrados como pit bulls mas que não pertencem à raça.
A ADBA reconheceu o American Bully e o Amstaff, e está criando uma nova raça, o Working pit bulldog a partir dos cães desenvolvidos por décadas para o weight pulling e que não atendem ao padrão do pit bull e têm suspeita de mestiçagem. De acordo com o clube:

"Os cães em conformidade com este tipo racial foram desenvolvidos ao longo de um período de 31 anos para o esporte de Weight pulling. Pit bulls selecionados foram reproduzidos pela sua capacidade de trabalho e espírito competitivo. O tamanho destes cães aumentaram bastante devido a várias práticas de cruzamento, incluindo supostas mestiçagens com outras raças de grande porte. Além do tamanho, o temperamento básico dos cães também mudou do tipo tradicional terrier ao tipo de cão de utilidade. [...]
Cães pesando acima de 34 quilos, que atualmente estejam registrados como Pit Bulls e que descendem de linhagens que foram desenvolvidas para o Weight pull ou para outros propósitos, serão reclassificados para a designação de raça Working pit bulldog. [...] " (ADBA)


A APDR* fez algo similar. E está a registrar uma nova raça, a qual chama de American Working Red, à partir de cães pesados criados por anos para a caça de javali, e que são totalmente fora do padrão do APBT, e que derivam de pit bulls vermelhos OFRN. Nas próprias palavras do clube:

"[...] Décadas atrás Caçadores no Sudeste {EUA} precisavam de um cão que tivesse o drive, a determinação e a habilidade de pegar porcos selvagens e segurá-los até que o caçador chegasse. [...]
Algumas das linhas de sangue associadas ao American Working Red, mas que não se limitam são Camelot*, Dangerzone*, McKenna*, and Peterson*. " (APDR - Raça American Working Red)

No Brasil a moda dos cães pesados começou rápido logo na primeira década dos anos 2000. Muitos foram registrados na CBKC como pit bulls, foram selecionados com base em cães R.I. e em linhas pesadas de fora do país.

Aqui os monsters são compostos basicamente por canchin, 'thompson', red lion (muitos destes são compostos basicamente por cães Camelot* e McKenna* combinados com linhas de American bully, como Gottyline e Razor Edge. Veja o exemplo aqui) e por aí vai. Alguns clubes ligados ao movimento bully estão começando a registrá-los sob um projeto de uma nova raça que adota o nome de 'pit monster', 'brazilian pit monster', etc. Mas, como você pode observar abaixo, ainda existem cães monster com registro de pit bull pelo Brasil. Há um longo caminho ainda para que tudo vá para seu devido lugar.

"pit monsters" com registro CBKC de pit bull, sendo vendidos como pit bulls na olx.
26 de Junho de 2018
"pit monsters" com registro CBKC de pit bull, sendo vendidos como pit bulls na olx.
26 de Junho de 2018
Nos EUA o Bully XL, cuja altura máxima é de 57 cm na cernelha, é aceito, padronizado e registrado pela ABKC. Já o Bully XXL que pode ultrapassar estas medidas pode ser registrado, mas não se encaixa no padrão/altura máxima determinada pela ABKC.

Os cães Eddington, Spaulding's/Chevy, Elli's, Peterson, McKenna, Dangerzone, Camelot, etc, e consequentemente também seus descendentes, não são pit bulls, mas sim American working reds, Bully xl ou xxl, Working pit bulldogs, 'pit' monsters ou 'brazilian pit monsters'.

Resumindo, hoje não existe nenhuma desculpa para que continuem registrando monsters como pit bulls. Há diversas opções, tanto no Brasil quanto nos EUA, para registrar o seu monster na verdadeira raça à qual ele pertence.

Recomendado:
* Working pit bulldog
* American working red
* História do American Bully
* Não seja enganado ao comprar um pit bull

Observações:

* APDR: American Preservation Dog Registry. Clube sediado nos EUA.
* ADBA: American Dog Breeders Association. Clube sediado nos EUA.
* UKC: United Kennel Club. Clube sediado nos EUA.
* ABKC: American Bully Kennel Club. Clube sediado nos EUA.

Fontes:
* https://www.facebook.com/mattarnold.meredith/media_set?set=a.310131979195297.1073741836.100005954919143&type=3
* https://www.gopitbull.com/bloodline-discussion/15809-best-weight-pull-bloodline.html
* https://www.gopitbull.com/general-discussion/5862-eddington-bloodline.html
* https://pedigree.gamedogs.cz/details.php?id=202132
* https://www.gopitbull.com/bloodline-discussion/6940-dagger-dogs.html
* http://www.apdrdogs.com/american-working-red2.html
* https://adbadog.com/wp-content/uploads/2016/07/Breed_Reclassification.pdf
http://www.pitbulltruth.org/help-us-stop-the-unethical-and-irresponsible-breeders-of-dynastyk9/

4 comentários:

Páginas