sábado, 17 de novembro de 2018

O que é um Pit Bull TRADICIONAL?

Este termo "tradicional" explodiu recentemente, e está atraindo muitas pessoas. Como é de costume, quando se trata do nome Pit Bull (APBT), o que não falta é gente mal-intencionada para se aproveitar da falta de conhecimento dos leigos e arrancar o seu dinheiro. Vamos tentar esclarecer, então, este termo tão popular agora e ao mesmo tempo tão incompreendido.
CH SAVICH'S "IRON KID" 7XW 1XLG ROM
Famoso APBT gamebred com cicatrizes de combate.
É o que pode ser chamado de "Pit Bull tradicional"
O termo "tradicional" no Brasil, pode ser considerado o equivalente ao termo em inglês "gamebred", que por sua vez denomina os APBTs selecionados no combate entre cães."Game" de gameness, e "bred" de selecionado/reproduzido, ou seja, um cão selecionado através do teste de gameness em rinhas. Gamebred é termo para definir o tipo de seleção (combate, neste caso), e Gamedog é o termo para o cão/exemplar de combate (não confundir com o esporte brasileiro, que envolve saltos e escalada).
GR CH GO KNLS "CROATA" 5XW BIS ROM
Famoso APBT gamebred com cicatrizes de combate. Um gamedog (cão de combate).
Portanto, o termo "tradicional" é aplicado aos APBTs testados e aprovados no combate, ou aos cães que são de linhagens consagradas nos combates. O "esporte" do combate entre cães foi o que provocou o surgimento da raça, funcionando como meio e objetivo principal de seleção de exemplares por muito tempo, sendo portanto uma prática tradicional da raça, embora ilegal hoje.

Então, já sabendo a definição do que é um cão "tradicional", como identificar um?
T-BONE'S CLUB "T-BONE" (1XW) POR/ROM

Tratando-se de Pit Bull, o julgamento pela aparência nunca é a forma mais segura de identificar. Quando o termo "tradicional" é mencionado, logo relacionam à cães magros e finos, e à partir daí agora qualquer vira-lata pode ser divulgado como um "pit bull tradicional" e ser vendido para leigos. Uma vez que a seleção/criação de cães de combate se foca apenas em temperamento (gameness) e desempenho, a aparência é o que menos importa. Existem cores mais comuns nestes cães? Sim. A maioria se assemelha entre si e ao mesmo tempo se "difere" fisicamente dos "modernos"? Sim. Estes cães são mais associados a ADBA? Sim. Mas este não é o ponto.

Para identificar se um cão é "tradicional", é preciso primeiro conhecer quais são as linhagens gamebred que existem na raça, e em seguida saber qual é a genealogia (os ancestrais) do tal cão em questão e por consequência à quais linhagens ele pertence. Isto não pode ser avaliado pela aparência. A forma mais fácil é através do pedigree, que geralmente é emitido pela ADBA, e neste pedigree constará à qual linhagem o cão pertence.
GR CH TANT'S "YELLOW" (6XW) ROM
Leia sobre o histórico deste cão aqui 
É importante deixar claro que os cães que ainda são usados ilegalmente para combate no Brasil, não costumam ser disponibilizados, ou mesmo divulgados para o grande público, por razões óbvias. Muitos nem sequer tem pedigree emitido e a procedência é atestada na palavra e reputação do dono.

Para o grande público, talvez o que se pode encontrar são cães que pertencem à linhagens gamebred, mas que apesar de terem ancestrais campeões de combate, nunca chegaram a serem testados. Os criadores costumam escolher muito bem os compradores para estes cães, já que é uma grande responsabilidade possuir cães com tal temperamento.

Estes cães de linhagens gamebred que não são utilizados em combates hoje, participam com muito sucesso em provas de conformação da ADBA e similares, e também em esportes lícitos como o Pit Gameness do Brasil.

Tal cão é "tradicional"? Depende do que diz a genética/pedigree dele.

Veja também:
* O que é um Pit Bull MODERNO?
***
* O que é Gameness?
* O que é Pit Gameness?
* O que é Pedigree? - Pedigree do Pit Bull
* Não seja enganado ao comprar um Pit Bull
Melhores canis de Pit Bull do Brasil - Lista
* Padrão ADBA
* Linhagens de Pit Bull

3 comentários:

  1. A resposta para esta questão é a coisa mais simples e óbvia de deduzir. Não entendo por que ainda tem gente que tem dúvidas quanto a isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez as desinformações divulgadas por aí estejam deixando as mentes confusas.

      Excluir
  2. Para entender é necessário amar a raça

    ResponderExcluir

Páginas