quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O que é Gameness?

O que é Gameness(qualidade comportamental)? (Atenção: Não confundir com "Pit Gameness", um campeonato esportivo criado para pit bulls). Eis aqui a definição descrita pelo maior desenvolvedor da raça nos EUA, Sr. Richard Stratton:

“Gameness representa a qualidade do cão de nunca desistir de alguma tarefa que tenha iniciado. É persistência, é nunca se render, mantendo o controle mesmo sob forte pressão e risco de vida, o que permite aprender novas técnicas durante a luta.”


Pois bem, hoje em dia ouvimos várias pessoas dizendo que possuem um Pit bull com gameness, e isso tudo simplesmente porque o cão adora brincar sem parar, e tem muita vitalidade. Será que podemos dizer isso? Se pensarmos assim, um Labrador também poderia ter Gameness. E é claro que não!

O Gameness foi a base do desenvolvimento do Pit Bull nos EUA, sendo a característica mais idealizada. Os Pitbulls eram conhecidos como "Gamedogs" e só eram procriados os que demonstravam ter "Gameness". Para demonstrar isso, o cão era colocado na rinha para comprovar sua disposição em lutar. Colocava-se o cão contra um cão maior ou mais feroz e deixava-o tempo suficiente para saber se ele desistiria ou se rapidamente perdia o interesse. O cão que nunca desistisse e sempre voltasse a lutar, mesmo correndo risco de vida, perdendo a luta, ferido e exausto, tinha Gameness.


Observem agora a descrição de Richard Stratton sobre "Gaines' Fargo (2XW)(1XLG) POR", um dos melhores Pit bulls da época:

“Fargo é filho de Turtlebuster e um dos cães com a mordedura mais forte que já se viu em anos. Ele é um desses raríssimos cães que podem quebrar os ossos de outro Pit Bull. Talvez a única questão sobre Fargo é sua coragem, porque nenhum cão foi capaz de dar a ele oposição suficiente para testar sua coragem ou Gameness. Como os antigos costumavam dizer, 'Eu gostaria de ter visto um cão que pudesse verificar se ele tinha Gameness!' Talvez o maior tributo a Fargo foi dado pelo dono de seu oponente perdedor que disse: 'Ele derrotou o que eu sempre considerei que fosse um cão imbatível!' Fargo foi considerado um dos melhores Gamedogs de todos os tempos, porém, nunca se soube se ele tinha gameness.”

A característica "Gameness" foi primeiro conhecida em raças do tipo terrier. Os cães terriers, geralmente de pequeno porte, foram criados para proteger rebanhos de predadores maiores como Raposas, por exemplo, e para a caça. Também foram muito utilizados no Rat-baiting(combate entre cães e ratos). Qualquer terrier que fosse extremamente corajoso e persistente era considerado um cão "game". Este termo foi herdado pelo pit bull através dos seus ancestrais terriers, e acabou difundindo-se como a característica mais desejada pelos criadores profissionais.

Desta forma, muitos acreditam que uma forma alternativa de avaliar o Gameness seja a Caça de javalis. Considerando que raças terriers consideradas game, como o Patterdale Terrier por exemplo, que deram origem ao termo, são desde muito tempo utilizadas na mesma função e por vezes é nesta situação que demonstram Gameness. Outra alternativa é a "Presa"(conhecida no Brasil como "suspensão") uma modalidade esportiva difundida em alguns países, que consiste em o cão ficar pendurado mordendo um brinquedo pelo máximo de tempo através apenas da própria determinação. Mais uma alternativa considerada, mas não em consenso, é o Weight pull(Tração pesada). Ainda assim há criadores tradicionais que ainda acreditam que a única forma de avaliar o Gameness de um Pit Bull é na rinha.

Minha opinião: Eu particularmente acredito que a caça e a "Presa" são ótimas formas de avaliar o Gameness, pois estas modalidades realmente testam a determinação, persistência e coragem de um cão.

* Na modalidade "Presa"(Hang time/ hanging) um APBT chamado "Billy's Scorpion", da África do Sul, bateu recorde após ficar pendurado mordendo por 4 horas e 41 minutos seguidos!

* Fonte do texto: http://www.hapk.com.br/apbt_artigos77_br.htm

ABAIXO, VÍDEO DEMONSTRANDO A MODALIDADE "PRESA"(Hang time): [veja também o outro vídeo logo abaixo deste]


 Agora um vídeo de um Patterdale Terrier, demonstrando seu "gameness" contra um javali:

domingo, 29 de novembro de 2015

Orelhas naturais ou cortadas?

Muitas pessoas preferem o Pit Bull com orelhas cortadas(ou por gosto pessoal ou por outros motivos), outras preferem com orelhas naturais. Afinal, por que costuma-se cortar as orelhas do Pit Bull? Ao contrário do que muitos pensam, o principal motivo para tal procedimento são as exposições de cães, pois de acordo com o padrão oficial da raça apenas três tipos de orelhas são aceitos(orelha em rosa, semi-ereta, e cortada), então alguns donos que colocam seus cães para participar de campeonatos de exposição realizam o corte para "esconder" defeitos nas orelhas. Porém há outra opção de resolver isto, e a apresentaremos aqui.
Cão com orelhas cortadas, e cão com orelhas naturais em formato de rosa.
Padrão UKC(United Kennel Club)
Primeiramente observe a imagem abaixo, nela há ilustrado os formatos de orelha permitidos no padrão UKC e os formatos não desejados.
tipos/formatos de orelha do Pit Bull. Corretos e incorretos. Padrão UKC.
Orelha em rosa, cortada e semi-ereta
Para quem não deseja cortar as orelhas do pit bull, mas também não quer que o cão tenha orelhas em pé que são fora de padrão, há uma solução bem simples e indolor para que o cão fique com orelhas naturais e dentro do padrão: A tala de orelha. Acompanhe o vídeo abaixo para aprender como fazer a tala na orelha do filhote para que as orelhas fiquem em rosa. O procedimento pode ser realizado em cães mais velhos, porém deve ser feito com mais repetições e com o risco de não ficar totalmente da forma esperada.


O vídeo acima mostra o procedimento para deixar as orelhas "em rosa", um dos formatos preferidos e mais comuns.
Amstaffs com orelhas em rosa, em estado de alerta e relaxado(com
orelhas pra trás). As orelhas em rosa podem ser mais baixas que as ilustradas aqui.
Porém alguns leitores também buscam saber o procedimento para deixar as orelhas SEMI-ERETAS exatamente como as da gravura sobre orelhas. Para estes, eu irei mencionar um método que é utilizado na raça Terrier Irlandês e semelhantes, e que TALVEZ dê certo no pit bull também.
Terrier irlandês com suas orelhas corretas para o padrão da sua raça
Deixarei aqui links e vídeo do procedimento(todos em inglês). (se você tem filhote e quer arriscar tentar o método, tire fotos do resultado e me mostre pelo Google+).
Para este método, geralmente é utilizado tintura de benjoim(para passar nas regiões onde irá a cola) e uma cola à base de látex; um exemplo de cola utilizada é a cola Tear Mender(veja como usar a cola aqui). A cola só é passada em uma lateral e ponta de cada orelha; as outras laterais ficam livres para circulação de ar. Dizem, por exemplo, que a cola mender se solta depois de 3-4 dias, ou que se quiser o dono pode usar uma solução removedora. Observe o método: primeiro passa a tintura e depois a cola. Você pode adaptar o método para deixar as orelhas um pouco mais altas. Simule o posicionamento das orelhas antes de iniciar o procedimento. (Assista o vídeo até o final) (links mencionado em seguida) (texto continua abaixo)

https://flealess.org/irishterriers/information/index.html (e ilustrações deste texto aqui)
* http://www.irishterriers.com/welcome.htm?eartrain.htm
* http://serendipityairedales.tripod.com/setears.html

Há quem também goste do cão com orelhas "em botão", como no caso da exemplar na foto abaixo. No padrão UKC não há especificação quanto ao formato em si, porém menciona que orelhas largas também não são preferidas. Então se um cão tiver este formato, porém tiver orelhas do tamanho adequado para um pit bull, provavelmente não há problema. Esta é a minha interpretação.
exemplar com orelhas "em botão"
Para quem deseja que o filhote fique com este formato de orelha, o vídeo abaixo ensina como fazer a tala em um cão Boxer(ignore a parte em que ele envolta toda a cabeça do filhote. Um esparadrapo em cada orelha é suficiente).
 O resultado esperado no Boxer é este aqui.

Devo ressaltar que o único método já testado em pit bulls foi o método da orelha "em rosa". Se você quiser arriscar testar no seu cão, esteja ciente disto.

Agora voltando a questão do corte de orelhas...
O corte de orelhas(conchectomia) no Brasil é oficialmente proibido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, mas vários proprietários continuam realizando mesmo assim, ou por não terem conhecimento disso ou porque mesmo que saibam dessa proibição, não se importam com isto, pois preferem o pit bull de orelhas cortadas e sempre encontram algum veterinário que realize a cirurgia.

Existe tala de orelhas para cães que as têm cortadas, e são feitas para deixar as pontas retas/eretas.

Tipos de cortes de orelha - Pit bull.
O mais curto deixa o ouvido desprotegido.
*A dica sobre as talas também serve para cães da raça American Staffordshire terrier e semelhantes.

*** INDICAÇÃO:
* A história do corte de orelhas dos cães

domingo, 15 de novembro de 2015

Melhores coleiras e focinheiras para o Pit Bull

Quais os tipos de acessórios mais seguros para um Pit Bull e para outros cães que também são fortes? Abaixo algumas dicas de equipamentos(coleiras, enforcadores, peitorais, focinheiras, etc) mais aconselhados. (clique nas imagens para ampliar)

1 - Coleiras/colares:
As coleiras mais rústicas e largas são as mais indicadas, como coleiras de couro, por exemplo. Coleiras de Nylon com fivela simples ou dupla, ou com velcro são comumente utilizadas por cães tradicionais ou por praticantes de pit gameness. A argola, onde se conecta a guia, deve ser bastante resistente. O mosquetão da guia também deve ser bem resistente, alguns proprietários optam por substituí-lo por mosquetão de escalada. A guia deve ser resistente e confortável para o dono(A guia em todos os casos abaixo pode ser de nylon, couro ou metal/corrente). [dicas de onde encontrar boas coleiras: Amorosso coleiras, 13 Collars, Collars kombat(coleiras com spikes)] (há também a "coleira cabresto")
Coleiras para Pit Bull - Coleiras de "nylon" com fivela dupla(ou simples), ou com velcro. Coleiras de couro, rústicas.
2 - Enforcadores
Os enforcadores mais indicados são o de metal, e o de nylon, de espessura larga, que pode vir com guia unificada. A argola onde a guia é conectada deve ser bem resistente. (Cuidado com os enforcadores de metal de má qualidade, há relatos de enforcadores que arrebentam durante o passeio) Evite os enforcadores que possuem emendas aparentes na argola. Nunca utilize o enforcador de cravos, a não ser que coloque os cravos voltados para fora.
O enforcador(de metal/aço, ou nylon) é indicado para ensinar o cão a passear, e/ou para ter maior controle sobre ele; porém se o seu cão já é adulto e não sabe passear direito, primeiro ensine-o a passear direito(tem cachorro que não para de puxar, mesmo com enforcador). Você precisa primeiro ensinar o seu cão a passear direito(dica aqui). (também é necessário saber o lado correto de utilizar o enforcador)

Enforcador de elos grandes, enforcador de nylon, e enforcador de nylon com guia unificada.
3 - Focinheiras
As focinheiras mais indicadas são a 'focinheira de cesta', que pode ser de plástico, metal ou couro; e a focinheira de nappa estilo gladiador, que pode ter spikes ou não. Deve ser uma focinheira que permita que o cão abra a boca o necessário para poder ofegar e respirar com facilidade e não incomode os olhos, estas são as focinheiras de passeio. (Quando for comprar a focinheira, leve seu cão para testar o modelo que mais se adapta ao focinho)
Focinheiras de cesta(plástico e metal); e focinheiras de nappa com
spikes ou brass(com fivela inferior ajustável) estilo gladiador.
Focinheira do vídeo abaixo estilo gladiador - Modelo: Nappa Padded Leather muzzle (focinheira de nappa acolchoada)   4-Peitorais/peiteiras
O peitoral serve para tração, então se você não quer ser puxado pelo seu cão durante todo o passeio... este item não é aconselhado. O peitoral proporciona muito conforto ao cão e muito desconforto ao dono. Se o seu cão já sabe passear, então pode utilizar este acessório, mas com o risco de ensiná-lo a puxar(Há também o peitoral anti-puxão). Se você optar por utilizar, saiba que o peitoral ideal deve passar na frente do peito do cão no sentido vertical, em forma de Y ou T; este formato adapta-se perfeitamente a movimentação do cão; pode ser de couro ou nylon. Há peitorais específicos para a prática de tração em campeonatos de weight pull, por exemplo.
Peitoral de passeio, e peitoral de passeio/tração(dupla utilidade)

Abaixo: vídeo cão com peitoral de tração profissional(weight pulling) para competição, treinando.
 
 Veja também: A história das coleiras caninas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O Pit Bull é reconhecido pela FCI ?

A raça Pit Bull é reconhecida pela FCI (Federação cinológica internacional)? A resposta: Tecnicamente, sim!
[assistam o vídeo no final do texto]
O Pit Bull já foi reconhecido pela FCI, só que com um nome diferente: American Staffordshire Terrier. Porém, o American Staffordshire terrier(Amstaff) tornou-se tão diferente do pit bull principalmente em termos de temperamento, que são consideradas raças diferentes. As duas raças tem o mesmo sangue e já foram uma única raça, mas tiveram seleções diferentes. O Amstaff foi direcionado totalmente para exposições, se tornando um cão mais pacífico com outros animais, e as colorações Red Nose e o totalmente branco, foram excluídas logo no primeiro padrão elaborado pela AKC(American Kennel Club) em 1936; tornou-se também um cão mais baixo e pesado. Já o pit bull continua(principalmente na ADBA) sendo selecionado pela funcionalidade, temperamento e Gameness, sendo inclusive aceitável a agressividade contra outros cães(Característica comum em cães terriers).
American staffordshire terrier vs American pit bull terrier
(Learn the difference)
Graças a FCI, muitas raças originalmente de trabalho, tem agora uma versão de trabalho(considerada fora de padrão) e uma versão de exposição. Exemplo: Vejam a diferença entre um pastor alemão de trabalho e um pastor alemão de exposição. Qual deles consegue exercer um trabalho com mais facilidade?
Pastor alemão de trabalho vs Pastor alemão de exposição. Diferença entre as linhagens / seleções
(Working line german shepherd vs Show line german shepherd)
O reconhecimento pela FCI, não tem sido muito benéfico para raças de trabalho. Características consideradas "bonitas" - como excesso de pele, focinho muito curto, costas curvadas, tamanho minúsculo - são muito acentuadas, deixando os cães cada vez mais distantes do seu formato saudável e original.

O American pit bull terrier já é reconhecido e registrado pela UKC(United Kennel Club) desde 1898, e pela ADBA desde 1909. E os criadores não se preocupam sobre a raça ser reconhecida pela FCI, já por saber que esse reconhecimento não faz bem para raças de trabalho, e que de qualquer forma isto não teria valor algum, pois além da FCI ter sido fundada só em 1911, mesmo que a raça fosse reconhecida por esta entidade, continuaria tendo sua versão de trabalho, e a versão reconhecida pela FCI se tornaria uma raça diferente novamente assim como aconteceu com o Amstaff. Conclusão: Os criadores não tem interesse e a raça não precisa ser reconhecida pela FCI.
(Veja mais fotos, logo abaixo do vídeo)
[ Documentário "Segredos do pedigree" parte 1, que esclarece muito sobre o que acontece com os cães selecionados apenas para exposição] se não funcionar no Google Chrome, tente no Mozilla Firefox.

* Link: http://mais.uol.com.br/view/wkgk9rozkklc/segredos-do-pedigree-parte-1-0402336CE4B98346?types=A

Galeria - Antes e depois
Mastim napolitano antigo vs mastim napolitano de exposição
Bull Terrier de 1915 vs Bull Terrier de exposição
antigo bulldog de trabalho vs antigo bulldog de exposição.
Século XX

Antigo bulldog do século XX vs atual bulldog de exposição (1)
Antigo bulldog do século XX vs atual bulldog de exposição (2)
  
Rottweiler antigo vs  Rottweiler moderno de exposição
 
Pit bull antigo versus Pit bull moderno de exposição 

American staffordshire terrier antigo vs moderno de exposição



Outras imagens, temas diversos:
 
Pit bull - padrão ADBA e UKC


* Sugestões de pesquisa sobre raças de trabalho: Cane da presa meridionale, Gull terr, Leavitt bulldog, Bulldog americano.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Qual o verdadeiro Pit Bull (APBT)?

Muitas pessoas leigas buscam esta resposta, muitas ficam em dúvida e confusas em meio a tantas informações distintas. Afinal, qual é o verdadeiro Pit Bull? Vamos tentar esclarecer da melhor forma possível.

Quando buscam a resposta para esta questão, normalmente se deparam com uma imagem como esta:
o que é pit bull e o que não é pit bull (not pit bull)
E ela está totalmente correta. Os cães "magros" que não agradam muito os leigos, são pit bulls de linhagens tradicionais com registro na ADBA* e com condicionamento físico para participar de competições de conformação da ADBA, eles são selecionados pela funcionalidade. Já os que estão rotulados com "Not Pit Bull", são cães da raça American Bully, ou mestiços, que são erroneamente chamados de pit bull e até registrados desta forma.

Os Pit bulls da ADBA, como já mencionado, são de linhagens tradicionais, selecionadas pelo gameness e funcionalidade, e são com certeza a melhor referência para ilustrar um verdadeiro cão da raça American pit bull terrier. Porém, não são os únicos.

Temos também os cães ditos "modernos". São cães também puros, só que de linhagens selecionadas para exposições da UKC*. Dentre estes, devemos destacar descendentes dos OFRN*, como as linhagens Castillos, Lar san, Vegas, etc, que por sua vez descendem de linhagens tradicionais.

Pedigree online aqui
A resposta mais fácil para a questão então seria dizer que o verdadeiro Pit Bull é um cão com pedigree ADBA e/ou UKC. E em boa parte dos casos isso realmente é verdade. Mas nada é tão simples, a UKC, por exemplo, até pouco tempo reconhecia Pit Bull e Amstaff como a mesma raça; hoje está se reorganizando e separando o Pit Bull do Amstaff, e passou a reconhecer também o American Bully. Já a ADBA, também está se reorganizando e separando os cães induvidavelmente puros, dos de linhagens mais pesadas(acima de 34 kg) com suspeita de mestiçagem, formando duas raças diferentes: os puros - American pit bull terrier; e os  pesados e duvidosos - Working pit bulldog. E ainda também passa a reconhecer o Amstaff e o American Bully, tentando direcioná-los para o trabalho (Fonte).

No Brasil, a maior parte dos cães são registrados pela CBKC, ou pela SOBRACI, a maioria desses cães, senão todos, que tem somente o pedigree nacional não são Pit Bulls. Muitos descendem de cães com R.I. (Registro Inicial, atual CPR), sem procedência comprovada, e mesmo assim os vemos sendo campeões de exposições aqui. Outros possuem o pedigree com o nome de American pit bull terrier, e nem se quer se parecem com cães desta raça, parecem mais com American Bully, estes também não são pit bulls. O que quero dizer é que não se deve confiar em um papel, você deve buscar a história dos ancestrais de um cão, a genética.

Então a melhor resposta para a questão é: O verdadeiro Pit Bull é um cão procedente, descendente de linhagens tradicionais, funcionais, e com um pedigree sem lacunas ou informações duvidosas, registrado obrigatoriamente na UKC e/ou ADBA. (Assista aos vídeos abaixo para completar as informações).
* Linhagens de Pit Bull (acesse o link)
*ADBA - American dog breeds association (registra o APBT desde 1909);
*UKC - United Kennel Club (registra o APBT desde 1898);
*OFRN - Old Family Red Nose (Famosa e importante linhagem tradicional de APBTs)

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

The Bully Breeds - O que é?

Algumas raças do grupo Bully Breeds. Clique para ampliar.
The Bully Breeds (Tradução: As raças valentonas), ou Bull breeds (Raças do tipo bull), é um grupo de raças puras, que de alguma forma tem parentesco com o Antigo Bulldog Inglês, com exceção de cães do tipo mastiff. A maioria dessas raças surgiram a partir do Bull-and-terrier (Antigo bulldog X antigos terriers), outros são descendentes diretos do antigo bulldog, e outras ainda tem apenas parentesco com o antigo bulldog.
Esta nomeação não existe oficialmente, apenas como uma classificação criada pelos estudiosos de raças. É equivalente a denominação "molosso".



quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Canais do youtube sobre a raça Pit Bull

Uma lista de canais brasileiros do YouTube que abordam temas sobre a raça American pit bull terrier. São canais que realmente acrescentam em informação para os amantes da raça.
Segue lista com links e vídeos.

CANAL PIT BULLZONE (https://www.youtube.com/channel/UCMFDQ4QCXgtPNM1E7otyoDw): Canal criado pelo proprietário do canil CGD (http://cgdkennel.com.br/). Aborda temas relacionados a temperamento da raça, pedigree e muito mais.

CANAL PIT BULLPB (https://www.youtube.com/channel/UCVE7vQ3qTrUZ27Ytcxh6cpA): Canal criado pela mesma pessoa que administra este blog (Blog do Pit Bull). Canal aborda temas sobre grandes felinos, mas está inteiramente focado no Pit Bull. Contém documentários e reportagens, além de abordar a história da raça e os esportes caninos. (E sim, o "PB" é de "Paraíba")

CANAL TREINOS DE GAME DOG[...](https://www.youtube.com/channel/UC4Zc-jlnxXkGjj7IrqdDLGA) Um canal que ensina como treinar o seu pitbull para todas as modalidades do Gamedog/ Pit gameness.

CANAL SPORTING DOG NEWS BRAZIL(https://www.youtube.com/channel/UClf_YixSGE65ZerSE6aSlyw): Um canal voltado para reunir todos os melhores vídeos brasileiros sobre a raça, dando especial importância a cães tradicionais que fizeram história aqui. Este canal está associado ao blog de mesmo nome(http://sportingdognewsbrazil.blogspot.com.br/).

VÍDEOS de cada canal, em ordem:




terça-feira, 15 de setembro de 2015

Exercícios físicos para Pit Bull e outras raças agitadas

Pit Bull (APBT) praticando Spring pole
Aqui postaremos alguns dos melhores exercícios físicos para cães da raça American pit bull terrier, e outras raças que precisam gastar energia. Estes exercícios servem para drenar a energia e alguns também são utilizados como um meio de "musculação" para cães. Assista aos vídeos ilustrativos no final do texto.

Spring pole - Este exercício consiste em pendurar um brinquedo, ou algo bom para morder, em uma "corda" elástica, ou uma mola. O cão ficará mordendo o brinquedo, o puxando para baixo. O cão pode ficar com as patas traseiras no chão, mas também há uma versão em que ele fica totalmente suspenso. Este exercício é o mais utilizado para deixar o cão "musculoso".

Flirt pole - Este exercício consiste em um brinquedo amarrado na ponta de uma corda, presa a uma vara. O proprietário direciona o brinquedo pelo ar, e o cão deve persegui-lo, tentando morder. É um verdadeiro teste de agilidade e persistência.

Esteira (Teadmill dog - carpet mill) - Este exercício consiste em uma esteira não elétrica, feita de ripas ou de lona/carpete. O cão fica correndo à velocidade que quiser e por quanto tempo desejar. Este exercício proporciona resistência física e condicionamento, além de drenar toda a energia de forma mais rápida. (Veja como construir aqui)

4º Natação: A natação consiste basicamente em colocar seu cão para nadar em um piscina, lago ou rio, sob supervisão durante um determinado tempo.

5º Catmill: É um sistema de corrida em um percurso circular. O cão fica preso a extremidade de uma grande haste horizontal de metal(ou madeira) que possui um eixo vertical no centro preso no solo, o cão persegue um brinquedo à sua frente, assim correndo em círculo.

6º Corrida: A corrida pode ser praticada durante o passeio, e dono pode ir a pé, de skate, patins, ou bicicleta.

*7º Pit Gameness- Um esporte de competição, realizado no Brasil, composto por várias modalidades, como escalada, salto livre, salto em distância,  e tração X velocidade. Esse esporte foi criado especialmente para Pit Bulls(Veja mais sobre isto aqui).
Leia o título dos vídeos

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

American pit bull terrier - Recordes de tração (peso - força)


Cadela Alakazoom puxou 8840 libras (4009 kg)
mais de 4 toneladas


  • Em 2005 um American pit bull terrier fêmea(da linhagem Lar-san), de 19 kg (44 lbs), conseguiu puxar 8840 lbs (4009 kg). O equivalente a 200 vezes o peso do próprio corpo. Estabelecendo recorde através de campeonato oficial realizado pela UKC (United Kennel Club). Nome da cadela: RO-KI'S AL-A-KA-ZOOM OF MK(Alakazoom) - (Pedigree online da cadela aqui).
  • Em 2009, também pela UKC, um exemplar macho de 32 kg (71 lbs), puxou 12170 lbs (5520 kg). O equivalente a 171,40 vezes o peso do próprio corpo. Estabelecendo assim um novo record mundial. (nome do cão: Cold River kennel's Versace Edition).
  • Também em 2009, pela UKC, uma fêmea do mesmo canil, pesando 48 lbs (~21 kg) puxou 9310 lbs (4222 kg). Mais de 193 vezes o peso do próprio corpo. Nome da cadela: Cold river kennel's Riden Dirty.
Segue abaixo, vídeos dos dois cães do Cold river kennel's já citados.


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Tipos de Pitbull?

'Pit Bull' não é um termo genérico (Is not a type of dog). Pitbull não é um tipo de cão.
Está sendo disseminada pela internet, já há algum tempo, uma informação muito distorcida e errônea sobre o Pit Bull. É a informação de que o termo "Pit Bull" seria genérico e que fazia referência a um grupo de raças e não a apenas uma raça, como se "pit bull' fosse uma nomenclatura equivalente a "retriever", "molosso", e "spaniel"(ambos sendo tipos de raças).

APBT chamado Colby's Pincher, foto de 1896.  Pedigree online
Deixo claro a partir desse momento que o nome "Pit Bull" é apenas uma abreviação de American pit bull terrier, que é uma raça pura, registrada oficialmente desde 1898 pela UKC(United Kennel Club).

Irei explicar como e por quê essa informação errada se espalhou pela internet e também porque está errada.

A disseminação da informação errada:
 A informação começou a ser disseminada pela Wikipédia em inglês, e posteriormente foi reproduzida pela Wikipédia em português. Logo no início do texto havia uma afirmação de que Pit Bull era um termo genérico que se referia a um conjunto de raças de cães. O que aconteceu é que vários sites(brasileiros, americanos e ingleses) especializados em falar sobre cães, copiaram esse texto e publicaram. É como Joseph Goebbels falaria: Uma mentira contada mil vezes, acaba tornando-se verdade.
O texto na wikipédia em inglês está protegido(bloqueado para quem quiser corrigir) pelo seu autor(sim, isto é possível), e por isto continua lá.

Origem da informação:
Esta informação surgiu a partir de uma interpretação totalmente errada sobre o Pitbull. Todas as linhagens que a raça possuí, e o fato de ser parente extremamente próximo de outras raças como o American Staffordshire Terrier, o Staffordshire bull terrier, o bull terrier e até o bulldog americano; confundiu muitos pesquisadores completamente leigos.
Primeiramente, as linhagens são apenas famílias descendentes de um mesmo indivíduo ancestral. Por exemplo, se o seu sobrenome é Silva, então você pertence à linhagem dos "Silva", pois este é o nome da sua família.
Antigo Bulldog Inglês

Quanto a relação do Pit Bull com essas outras raças... terei que explicar um pouco da história de origem delas. Tudo começa no século XVIII, na Inglaterra, quando começaram a cruzar o antigo bulldog inglês com extintos terriers ingleses, obtendo um cão destemido, resistente, forte e ágil para o combate. Por volta de 1870, com a imigração, alguns destes cães(inicialmente chamados de Bull-and-terrier ou Half-and-half), foram levados para os Estados Unidos, onde a rinha ainda não era tão popular. (Os cães que ficaram na Inglaterra logo dariam origem ao Staffordshire Bull Terrier em 1935, e ao Bull terrier inglês)
Em solo americano estes cães assumiram outras funções, como cão de família, cão de fazenda ou cão de caça pesada; sobressaindo-se especialmente na primeira função mencionada. Estes cães aumentaram de tamanho e com o início da popularização das rinhas começaram a ser muito bem selecionados. Eram agora conhecidos como "pit dogs",  "pit bulldogs" ou "pit terriers". Considerando que "pit" significa "fosso" e que assim eram chamadas as arenas de combate... em tradução livre, estas novas nomeações significavam "cão de fosso/arena" ou "cão de rinha", "bulldog de rinha", ou "terrier de rinha".

O senhor C.Z Bennett, solicitou o reconhecimento da raça através da AKC (American Kennel Club), mas não obteve hesito, então, em 1898, criou o seu próprio club com o nome de UKC(United Kennel Club) e reconheceu a raça com a nomeação de American pit bull terrier.

O APBT, tornou-se cada vez mais popular, sendo que em 1936 a AKC decidiu finalmente reconhecer a raça, elaboraram um padrão, mas a raça não poderia manter o mesmo nome, já que fazia referência explícita à rinha. Primeiramente tentaram apenas retirar o nome "pit", ficando "american bull terrier", mas os criadores de Bull terrier inglês não permitiram este novo nome.

Observando os cães que ficaram na Inglaterra, que no ano anterior(1935) foram registrados e nomeados de Staffordshire bull terrier... decidiram nomear o APBT de "Staffordshire terrier" (sem o "bull") e mais tarde mudaram para "American staffordshire terrier". Agora a raça estava registrada pela AKC e participando de exposições, mas nem todos os criadores concordaram com esse "reconhecimento". Muitos que eram envolvidos com rinhas não permaneceram na AKC, e continuaram registrando seus cães na UKC, ainda com o nome de American pit bull terrier e com um padrão próprio. Assim, o que era o mesmo cão, dividiu-se em duas raças diferentes, com objetivos diferentes, e assim permanece até hoje.

Já o bulldog americano, seria o antigo bulldog inglês original, sem cruzamento com terriers, e que foi trazido juntamente com os Bull-and-terrier (pit dogs) através dos imigrantes para os Estados Unidos.

Porque a informação está errada: Simplesmente porque pelo significado, esta nomeação só é aplicada a cães descendentes de cruzamento entre antigos bulldogs e terriers, e que sempre foram selecionados para o combate nos Estados Unidos. Ou seja, a única raça que deve receber, e que sempre teve essa nomeação é o American Pit Bull Terrier.

American pit bull terrier.
OMK'S LITTLE CHILLY PEPPER

Algumas referências:

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Melhores canis de Pit Bull do Brasil - Lista

Apresentaremos aqui uma lista, ainda em construção, dos melhores canis(criadores) de American pit bull terrier do Brasil, na minha humilde opinião. Usaremos como critério de avaliação: genética, cães dentro do padrão oficial e Procedência. Nesta lista só haverá canis ativos, ou seja, que ainda produzem filhotes.
Fica a seu critério definir qual o melhor canil, pesquise mais sobre o assunto. (Leia com atenção as considerações próximas ao final do texto).
Sekii Thor of Gidany (Canil Del Manto)



CANIL DEL MANTO: Há 13 anos criando American pit bull terrier com 100% de procedência, com temperamento incrível e condicionamento físico, este canil é incontestavelmente uma parte muito importante da história da raça no Brasil. Verificar o pedigree Del Manto's Matter of Choice. Seus cães possuem pedigree UKC e ADBA e possuem sangue de linhagens puramente americanas, como Castillos, Lar-san, OFRN (Old family red nose), Eli boudreaux, etc. (Localização: Atibaia - SP) [Contato: Canil Del Manto facebook ou site: http://www.delmantodogs.com/]



Canil CGD Kennel. Mr. Donald, pedigree aqui




CANIL CGD: A nova geração deste canil tem muito a oferecer ao plantel nacional, em termos de genética. Seu proprietário trouxe desde 2012 alguns cães diretamente dos Estados Unidos, para reiniciar sua criação com 100% de procedência, totalmente comprovada. Seus cães possuem pedigree UKC e ADBA e pertencem a linhagens consagradas como Castillos, Vegas, Lar-san, OFRN, etc. (Localização: Conde - PB) [Site: http://cgdkennel.com.br/]



FALLEN ANGEL BILLY OF FNATIC BULLS DNA-P







CANIL FNATIC BULLS: Este canil, que também cria Staffordshire bull terrier, possuí exemplares com pedigree UKC e ADBA. E possuí também um exemplar importado dos Estados Unidos, com sangue 100% OFRN. (Localização: São Caetano do Sul - SP) [Site: http://www.fnaticbulls.com.br/]
VON HENIK'S CACTUS CASH






CANIL FAUZIBULLS: Este canil que também cria Cane Corso, agregou cães de boas linhagens, tendo a maioria do seu plantel de cães ativos com registros UKC e/ou ADBA. (Localização: Belo Horizonte - MG) [Site: www.canilfauzibulls.com.br]




***Devemos destacar também canis brasileiros que se dedicam ao APBT de linhagens TRADICIONAIS, como: Old Lake Kennel, Menezes kennelSentinel KennelSilverbulls kennel, etc.***

E vale acompanhar os clubes: CNAPBT (Clube Nordestino do APBT) e a recém formada ABRAPIT(Associação Brasileira do American Pit Bull Terrier). 

**CANIS QUE ESTÃO APTOS À ENTRAR NA LISTA EM BREVE: Canil RJaws (Rio de Janeiro); Trust Kennel (Santa Catarina); Canil Blood Union Kennel - BUK. Bem como os canis citados como de linhas tradicionais. (assim que eu puder os colocarei no mesmo formato da lista: texto ao lado da foto)

** Linhagens de Pit Bull (acesse o link)
** Não seja enganado ao comprar um Pit Bull ! (acesse o link)

Esta lista é atualizada quando possível, e sempre que necessário. Então esteja atento caro leitor. Obs.: Eu não conheço todos os canis do Brasil(e como poderia?). Então se você conhece um canil com plantel procedente indique nos comentários. Desta forma que conheci alguns da lista.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Especial: Medidas e materiais de aparelhos de Pit gameness - Game dog

Pit Bull - escalada vertical
Medidas e materiais para a construção dos equipamentos usados nas modalidades de campeonatos de Pit Gameness (Game dog/ Iron dog).

Escalada vertical: Nesta prova o cão terá como desafio atingir o ponto mais alto entre o chão e o brinquedo suspenso na prancha vertical escalando. O cão que atingir a maior altura tocando o brinquedo, em cinco tentativas, é o vencedor.
Para o aparelho de escalada é recomendável uma prancha de metal rígido revestida com compensado e com borracha E.V.A. para melhor aderência. A tábua em E.V.A. deve ter uma altura mínima de 4,5 metros e, pelo menos, 1,20 metros de largura. O piso próximo a prancha deverá ter um tatame com material em borracha (E.V.A. com espessura mínima de 15 mm). Os condutores devem segurar o cão após cada tentativa, impedindo o impacto com o chão. A pista deverá ter um percurso de no mínimo de 10 metros para que o cão pegue velocidade. No topo da prancha, uma roldana para sustentar e regular a altura do brinquedo. A prancha também deve ter marcações de metros e centímetros.

Salto em distância: Para esta prova é necessária uma "pista" de salto levemente inclinada. O cão terá como desafio atingir a maior distância de salto entre a "pista" de salto e o local que tocar no solo, em 5 tentativas.
O local do "pouso" deve ter, no mínimo, 15 metros de comprimento e 3 metros de largura, revestida com areia ou tatame bastante macio com recheio de espuma e 10 cm de espessura.
A "pista" de salto deve ser revestida pelo menos na parte superior e nas laterais com borracha E.V.A, de 15 mm de espessura. A altura da pista de salto é de 65 cm na lateral esquerda e de 75 cm na direita, também precisa ter 50 cm de largura e , no mínimo, 1 metro de comprimento. O percurso de corrida para o salto dever ter 10 metros de distância e deve ser revestido com borracha E.V.A.

Salto Livre: O cão terá como desafio atingir o ponto mais alto entre o chão e o brinquedo, o mordendo, sem obstáculos. O equipamento utilizado consiste em uma trave de metal rígido ou um cavalete do mesmo material, que pode ser desmontável ou não. A altura mínima entre a haste horizontal e chão deve ser no mínimo 3 metros e o comprimento da mesma haste deve ser de pelo menos 2 metros. No centro é suspenso o brinquedo em uma corda regulável.O piso deve se revestido com borracha E.V.A. e o percurso deve ter 10 metros de distância.
Pit bull - Tração

Tração velocidade: Nesta modalidade de tração, o cão tem o desafio de tracionar 15 vezes o próprio peso no menor tempo possível em 2 tentativas. O carrinho é uma caixa retangular com rodinhas e uma abertura na parte superior, e pode ter pinos para encaixe de anilhas de peso. Deve ser equipado com freio manual ou automático e rodas de metal com rolamento. O carrinho é engatado em trilhos de metal com dois pares de marcação (um par logo a frente do carrinho e o outro no final do percurso) com distância de 6 metros entre si, isso irá facilitar a visualização da distância que o cão deve trazer o carrinho. A prova termina quando o Pit Bull ultrapassa com o carrinho a segunda marcação. No chão, entre os trilhos, é recomendável revestimento com tapete E.V.A. com espessura mínima de 15 mm

Fonte do texto: Revista do Pit Bull, Ano 3 - Nº 17. Editora Online. (março de 2006)

domingo, 2 de agosto de 2015

Especial - American Bully - Padrão oficial UKC

(Atenção: Não esqueça da galeria de fotos e vídeo da raça no final do post)
Em 15 de julho de 2013, a UKC(United Kennel Club) reconheceu oficialmente o American Bully como uma raça de cães independente, e com isso foi adotado um padrão(o qual fora elaborado pelo ABKC para a variedade "Standard"). (O american bully possui 5 variedades, porém a UKC reconhece apenas a variedade "Standard" e a "classic")
Estamos postando este texto com a intenção de divulgar o padrão oficial da raça, de uma forma mais simples e direta, utilizando gravuras e comparações. Para que assim, os "criadores" que insistem em criar cães deformados e registram seus cães como "pit bulls", sejam desmascarados e substituídos por criadores responsáveis que se preocupam com a saúde de seus cães e a evolução da raça American Bully.
(Antes de continuar, só para esclarecer: American Bully não é pit bull)
Segue texto, gravuras e link do padrão oficial UKC em inglês traduzido pela CBKC.
Primeiro cão American Bully campeão da raça no UKC. 2014
(Pride's Mr. Nice Guy AKA Bronco, do canil Mountain Pride Bullies Kennel)

CARACTERÍSTICAS: A raça American Bully é primeiramente e antes de qualquer
coisa um companheiro, mostrando confiança com vigor e exuberância para viver.
Apesar da sua aparência poderosa, seu comportamento é gentil e amigável. Esta raça é um excelente cão de família. Comportamento agressivo com pessoas não é característico da raça, e altamente
indesejável.
Focinho - American Bully UKC
Frente - American Bully padrão UKC

Frente - articulações- American Bully UKC
Patas da frente - Frente - American Bully UKC
parte posterior e cauda - visão lateral - American Bully UKC

visão posterior - American Bully UKC

Linha superior - American Bully UKC
* Faltas eliminatórias(Uma falta eliminatória é uma falta tão séria que elimina
o cão de obter qualquer premiação num evento de conformação)
:
  • Qualquer desproporção, característica exagerada que interfira com a atividade física e habilidade para o trabalho. 
  • Cabeça excessivamente grande, pesada, desproporcional ao corpo. 
  • Focinho tão curto e grosso que interfira com a respiração normal. 
  • Focinho pontudo. Mandíbula fraca. 
  • Rugas excessivas. 
  • Focinho ligeiramente virado para cima nas narinas. 
  • Prognatismo inferior. Torção de mandíbula. 
  • Peito tão largo que interfira com a movimentação normal. 
  • Pernas anteriores tão arqueadas que interfiram numa movimentação normal. 
  • “Pés” chatos. 
  • Cauda cortada. 
  • Tamanho excessivo, excessivamente curto ou muito massudo. 
  • Cães com altura tão longe do que é desejável que comprometa a saúde, estrutura, movimento e habilidade física.
* Faltas: 
  • Olhos azuis. 
  • Pescoço muito fino ou fraco; “pescoço de ovelha”; barbela excessiva. 
  • Pelagem crespa, ondulada ou esparsa. 
  • Pernas com excesso de alcance, cruzando excessivamente nos anteriores e posteriores, pernas traseiras se movendo muito fechadas ou se tocando, “passo de camelo”, “remando”, andando de lado, “hackney” e batendo no solo.
* Faltas sérias: 
  • Falta de dentes. 
  • Prognatismo superior. 
  • Olhos de cores diferentes. 
  • Um pescoço curto que possa interferir na sua funcionalidade. 
  • Pescoço muito longo fora de proporção com o restante do corpo. 
  • Posteriores estreitos. 
  • Falta de músculos.
  • Joelhos retos. 
  • Jarrete de vaca. 
  • Jarrete em foice. 
  • Pernas arqueadas.
* Desqualificações(Cão com desqualificação não deve ser considerado para exposição e deve ser reportado a UKC): 
  • Criptorquidismo unilateral ou bilateral. 
  • Agressividade ou timidez excessiva. 
  • Surdez unilateral ou bilateral. 
  • Orelhas de morcego. 
  • Cauda torcida. 
  • Pelagem longa. 
  • Albinismo. 
  • Cor merle. 
  • Nanismo.
CABEÇA: A cabeça da raça American Bully é única e a característica chave. É
grande e larga, mas nunca desproporcional ao cão. “Stop” bem definido e
moderadamente profundo. Rugas profundas, mas sempre limpas. Bochechas com
músculos proeminentes e livre de rugas.

FOCINHO: Largo e maciço ou levemente quadrado. O comprimento do focinho é
mais curto do que o comprimento do crânio, sendo de 25 a 35% do comprimento
total da cabeça. A cana nasal é reta. Mandíbula bem desenvolvida, larga e profunda.
A estrutura total da mandíbula, focinho, “stop” e os planos do crânio sem aparentar
características do Bulldog Inglês.

TRUFA: É grande, com narinas bem abertas. Todas as cores da trufa são aceitáveis,
pigmentada. Cor da trufa usualmente em harmonia com a cor da pelagem.

DENTES: O American Bully tem uma completa e igualmente espaçada dentição.
Dentes brancos fechando numa mordedura em tesoura ou torquês.

OLHOS: São de tamanho médio, ovais a levemente arredondados, inseridos bem
separados e abaixo (da linha superior) do crânio e inseridos bem separados. Todas
as cores são igualmente aceitáveis, exceto a azul. Membrana nictitante (3º pálpebra)
não visível.

ORELHAS: De inserção alta, e podem ser naturais ou cortadas, sem preferência.
Eretas ou caídas; orelhas largas não são preferidas. 

CORPO: Compacto, peito largo e profundo e costelas bem arqueadas. O peito
pode ser mais largo do que profundo, mas sem exageros. O ante-peito não se estende muito à frente da ponta do ombro. A traseira é larga, forte e firme. A linha superior em nível e reta. A garupa se inclina ligeiramente para a base da cauda. O lombo é largo e curto. A distância da cernelha para o cotovelo é igual à distância do cotovelo à ponta das patas. Cães que são ligeiramente mais curtos na distância do cotovelo à ponta das patas são aceitáveis, mas não desejáveis.

CORES: Todas as cores, marcações ou combinações de cores são permitidas,
exceto a cor merle. Albinismo é desqualificante.

TAMANHO e PESO: Altura ideal na cernelha -
    *Para machos adultos é de 43 a 51 cm.
    *Para fêmeas adultas é de 41 a 48 cm.
É importante saber que cães ligeiramente acima ou abaixo dessas medidas não devem
ser penalizados a não ser que sejam desproporcionalmente esguios ou troncudos.
Total balanceamento e a correta proporção entre peso e altura é muito mais importante
do que as medidas apropriadas. 


* Padrão oficial UKC traduzido pela CBKC:  http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo11/americanbully.pdf
* UKC(United Kennel Club) é o segundo maior clube cinófilo dos Estados Unidos.
GALERIA - American bully - fotos e VÍDEO(no final)
American Bully - Cão: GR CH Bolt Action Iceman. Campeão do UKC e ABKC
Gr Ch Bolt Action Iceman(campeão UKC e ABKC) e "Thing Master 'Corri'"
American bully condicionado.
American Bully - blue nose - forte
American bully - Blueline Smokie - XL
American bully - fundo branco - white background - breed
American bully
American bully - white
APODACA'S FADOR. American Bully red nose. Bully maxx Muscle.
American bully musculoso - forte - muscle - blue nose
Variedades/"tipos" de american bully. Oficiais e não-oficiais.

Páginas